Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Estudantes inovam com projeto 3D sobre a biodiversidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Estudantes inovam com projeto 3D sobre a biodiversidade
Manaus

Estudantes inovam com projeto 3D sobre a biodiversidade

53 minutos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 29/9, na escola Municipal Aribaldina de Lima Brito, no bairro Val Paraíso, zona Leste da cidade, a exposição de encerramento do projeto “Da sala de aula à floresta 3D”, desenvolvido pelos 31 alunos do 3º ano B. A iniciativa uniu tecnologia, criatividade e educação ambiental em uma experiência única.

A proposta nasceu a partir de um desafio, como estimular o aprendizado em uma turma que apresentava dificuldades de desempenho e pouco contato com temas ligados à preservação ambiental. A solução encontrada foi transformar o estudo em uma jornada prática e inovadora, que percorreu diferentes etapas.

O ponto de partida aconteceu dentro da sala de aula e se expandiu em uma visita ao museu da Amazônia (Musa), onde os estudantes conheceram de perto a diversidade da floresta. De volta à escola, a experiência foi enriquecida com o uso de vídeos em 360° e com a exibição de um documentário em que um indígena abordava a importância da sustentabilidade.

Com esse embasamento, os alunos iniciaram a etapa mais aguardada: a construção de hologramas a partir de materiais reciclados, como caixas de ar-condicionado. O trabalho envolveu matemática, engenharia, artes, ciências e tecnologia, mostrando como diferentes áreas do conhecimento podem se conectar.

Cada estudante escolheu um ser vivo da biodiversidade amazônica para pesquisar e apresentar. Com apoio de aplicativos de modelagem 3D e Inteligência Artificial, produziram vídeos que deram vida a aves, peixes e outros animais da floresta, formando um aquário digital e uma exposição que encantou o público presente.

A coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da escola, Marlicia de Souza, destacou a importância da iniciativa. “Esse projeto mostra que nossos alunos são capazes de ir muito além do que se espera quando encontram oportunidades. Eles aprenderam de forma prática, integrando tecnologia, ciência e consciência ambiental. O resultado é fruto do esforço coletivo e do protagonismo dos alunos, que se dedicaram em cada etapa”, ressaltou.

Além da escola, o projeto ultrapassou fronteiras. A equipe foi convidada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), para participar da 1ª Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia da educação do Amazonas (Fictea), onde o aquário digital recebeu destaque. No âmbito municipal, o trabalho também concorre na feira de ciências da Semed, reforçando o potencial criativo dos estudantes.

As ações se estenderam ainda à comunidade, em uma intervenção no igarapé da região, onde alunos, famílias e moradores refletiram sobre a importância de preservar os cursos d’água que deságuam no rio Amazonas.

O gestor da escola, Jeckson Santos, destacou os impactos positivos do projeto. “O projeto trouxe aprendizagem significativa, com os alunos sendo protagonistas. Muitos nunca tinham ido ao Musa e ficaram encantados com a floresta amazônica. A partir daí, produziram os hologramas, pesquisaram e se dedicaram, o que melhorou o rendimento da turma e envolveu também as famílias. É uma educação de qualidade, que valoriza o protagonismo dos nossos estudantes”, disse o gestor.

A aluna do 3º ano B, Rebeca Beatriz Silva, 9 anos, contou o que mais aprendeu e gostou durante o projeto. “Eu aprendi sobre os peixes e a preservação do rio Amazonas. O que eu mais gostei foi principalmente, do aquário dos peixes, no Musa. Lá eu aprendi que a gente deve cuidar do rio e dos animais que vivem nele”, concluiu.

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/ Semed

Fotos – Divulgação / Semed

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Setembro Amarelo: FVS-RCP apresenta dados de violência autoprovocada e suicídio no Amazonas em 2024
Próximo artigo Prefeitura apresenta Painel de Indicadores e Metas da Semed

Mais notícias desta categoria

PMM monitorou segurança sanitária no 1º dia da 47ª Expoagro

22 minutos atrás

Prefeitura apresenta Painel de Indicadores e Metas da Semed

28 minutos atrás

Sine Manaus oferta 343 vagas de emprego nesta terça–feira, 30/9

3 horas atrás

Prefeitura realiza ação educativa pelo Dia Mundial contra a Raiva

3 horas atrás

Museu da Cidade de Manaus recebe nova exposição de artes visuais

5 horas atrás

PMM promove caminhada e lança projeto ‘Vamos Conversar?’

23 horas atrás

PMM encerra InRede com lições manauenses para o Brasil

1 dia atrás

PMM informa locais das Unidades Móveis da Saúde da Mulher

1 dia atrás

Sine Manaus oferta 442 vagas de emprego nesta segunda, 29/9

1 dia atrás

PMM realiza 1ª ‘Expo + Solidária & Empreendedorismo’

2 dias atrás

PMM certifica 28 alunos no encerramento do programa Empretec

2 dias atrás

PMM registra mais de 5 mil atendimentos no 4º Manaus Cidadã

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus revitaliza drenagem no bairro Santo Antônio
Prefeitura transforma rua Leblon no conjunto Viver Melhor 3
Prefeitura realiza manutenção asfáltica no bairro São José
Prefeitura de Manaus recupera rua Oswaldo Cruz
Prefeitura de Manaus recupera rua no bairro Japiim 1 e melhora mobilidade na zona Sul
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?