Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima vistoria obras de modernização do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo e do Complexo Hospitalar Sul
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima vistoria obras de modernização do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo e do Complexo Hospitalar Sul
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria obras de modernização do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo e do Complexo Hospitalar Sul

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Unidades recebem investimentos para ampliar capacidade e garantir atendimento mais humanizado à população

Foto: Diego Peres/SECOM

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta sexta-feira (26/09), as obras em andamento no Hospital e pronto-socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e no Complexo Hospitalar Sul (CHS), nas zonas leste e centro-sul de Manaus. As intervenções nas duas unidades buscam modernizar a REDE hospitalar levando o Padrão Delphina, melhorando a assistência à população.

“Essas obras significam mais qualidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. Estamos modernizando nossas unidades para que elas possam acompanhar a demanda crescente e oferecer serviços mais humanizados e resolutivos”, destacou o governador.

O governador vistoriou as unidades acompanhado do deputado estadual Dr. Gomes e da secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud.

Foto: Diego Peres/SECOM

No HPS Platão Araújo, que completa 19 anos neste sábado (27/09), o governador acompanhou as intervenções que já alcançam 60% de execução. As obras incluem a reconstrução do pronto atendimento, que será adaptado para a implantação do sistema Fast Track, um modelo que garante fluxo mais rápido para pacientes de baixa complexidade, liberando as equipes para casos mais graves.

Além disso, a modernização contempla a reforma da recepção, ampliação de ambientes, pintura, substituição de pisos e manutenção elétrica e hidráulica. O objetivo é garantir mais conforto, organização e segurança a pacientes e profissionais de saúde. Com essas melhorias, a unidade também vai fortalecer o processo de acolhimento com classificação de risco, priorizando os atendimentos conforme a gravidade de cada caso.

Os reflexos da reorganização já começam a ser percebidos. Nos últimos 70 dias, o Platão Araújo manteve os corredores sem macas, graças à adoção de protocolos que aumentaram a rotatividade de leitos. Nesse período, o número de cirurgias cresceu 42%, com destaque para os procedimentos ortopédicos, que tiveram aumento de 60%. O tempo médio de internação caiu para cinco dias, reforçando a agilidade e a eficiência nos atendimentos.

Foto: Diego Peres/SECOM

Complexo Hospitalar Sul

No CHS, o governador vistoriou as obras da Policlínica e Hospital Dia. O NOVO espaço, com quase 300 metros quadrados (m²), vai receber inicialmente pacientes egressos, aqueles que já passaram por atendimento hospitalar e retornam para acompanhamento, consultas ou pequenos procedimentos.

A unidade terá capacidade para 80 atendimentos por dia e contará com consultórios multiprofissionais, sala de Raio-X, espaço para observação e plena acessibilidade. O objetivo é oferecer continuidade ao cuidado, evitando internações repetidas e reduzindo custos para o sistema de saúde.

O governador também acompanhou as obras da Unidade de Internação do 4º andar do HPS 28 de Agosto. O NOVO layout segue o padrão do 5º andar, já entregue, e vai disponibilizar 83 leitos distribuídos em 12 enfermarias e três salas de isolamento.

A modernização inclui substituição das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais, instalação de novos pisos, iluminação e revitalização de postos médicos, farmácia satélite, copa e áreas de apoio. O investimento total nesta etapa ultrapassa R$ 12 milhões.

Foto: Diego Peres/SECOM

Outros avanços no CHS

Além das obras em andamento, o Complexo Hospitalar Sul já recebeu uma série de melhorias nos últimos meses. Foram realizados serviços no 5º andar, a reativação da Estação de tratamento de esgoto (ETE), a revitalização da fachada com nova identidade visual, paisagismo e a instalação de um posto policial em frente ao hospital.

Na área externa, já foram concluídas a contenção do aterro com rip-rap, instalação de drenagem pluvial e execução de terraplenagem. Estão em andamento a construção do muro de contenção em concreto, a ampliação do estacionamento com 44 novas vagas e a abertura de um NOVO acesso pela avenida Maceió. O investimento nessa parte ultrapassa R$ 13 milhões.

O post Governador Wilson Lima vistoria obras de modernização do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo e do Complexo Hospitalar Sul apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova ampliação de acessibilidade para pessoas com deficiência nas praias
Próximo artigo Idam e instituições parceiras levam capacitação em pecuária a produtores rurais de Itacoatiara

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas amplia Auxílio Estadual Permanente e entrega 1.600 cartões a famílias no Médio Solimões

2 horas atrás

Barco Hospital São João XXIII inicia 21ª expedição e atende Urucurituba até 26 de novembro com serviços médicos

3 horas atrás

Governo Presente oferece consultas presenciais e por telessaúde no Ceti de Manaus neste sábado

3 horas atrás

Mutirão de cirurgias dermatológicas do Amazonas inicia ação para reduzir espera por procedimentos de câncer de pele

3 horas atrás

Governador Wilson Lima realiza entregas no Médio Solimões com doações e investimentos a Japurá, Alvarães e Tefé

3 horas atrás

Estreia do espetáculo Aquelas que me habitam questiona força e apagamento das mulheres amazônicas

8 horas atrás

‘Aquelas que me habitam’: Espetáculo sobre ancestralidade feminina amazônica estreia no Teatro da Instalação

8 horas atrás

Amazonas lidera apreensão de maconha na Amazônia após instalação de bases fluviais integradas e amplia ações de segurança

9 horas atrás

Bases fluviais impulsionam apreensão de entorpecentes no Amazonas, aponta Fórum Brasileiro de Segurança Pública

9 horas atrás

Circuito Reggae Amazonas celebra Dia da Consciência Negra com shows e feirinha criativa em Manaus

9 horas atrás

Com shows e feira criativa, ‘Reggae Consciência’ exalta a potência cultural afro-amazônica em Manaus

9 horas atrás

Comitiva do Idam apresenta experiências de assistência técnica e extensão rural durante a COP30 em Belém-PA

11 horas atrás
Prosai Parintins recebe visita técnica de estudantes da UEA para acompanhar obras e ações socioambientais
Acadêmicos da UEA visitam obras do Prosai Parintins e conhecem avanços do programa no município
Dia da Consciência Negra: Escolas Estaduais combatem o racismo estrutural por meio de palestras e atividades culturais
Dia da Consciência Negra: Morador de quilombo, em Manaus, tem assistência do Melhor em Casa
Escolas estaduais de Manaus promovem atividades pedagógicas no Dia da Consciência Negra durante a semana
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?