Em continuidade à programação da “Semana Estadual da Pessoa Idosa – Manaus”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), realizou, na quinta-feira, 25/9, uma palestra voltada a trabalhadores do transporte coletivo urbano. A atividade contou com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), na sede da empresa Viação São Pedro, no bairro Tarumã, na zona Oeste da cidade.
A ação teve como objetivo sensibilizar motoristas, cobradores e demais profissionais do setor quanto à importância de assegurar um atendimento humanizado, baseado no respeito, na valorização e na inclusão da pessoa idosa no transporte público.
O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou a relevância da iniciativa.“O transporte coletivo é um espaço de convivência diária, onde milhares de idosos circulam e, muitas vezes, enfrentam dificuldades que poderiam ser evitadas com mais empatia e informação. Capacitar os trabalhadores é essencial para que se tornem agentes de Cidadania, promovendo um ambiente de respeito e dignidade. Essa conscientização é uma das formas mais efetivas de assegurar os direitos da pessoa idosa e de fortalecer a REDE de proteção em nossa cidade”, afirmou.
Durante a palestra, foram abordados temas como atendimento humanizado, mobilidade urbana e o papel dos profissionais do transporte na garantia dos direitos da pessoa idosa.
O gerente de Operações do Sinetram, Tárcio Marques, avaliou positivamente a participação dos trabalhadores. “Os trabalhadores ficaram bem reflexivos com a palestra, porque, hoje, são eles, amanhã somos nós. É muito importante a participação da Fundação Dr. Thomas trazendo esse debate. Para a mobilidade e o transporte público, reforça-se o pensamento em acessibilidade, dignidade e qualidade de vida. Foi um momento enriquecedor, que nos inspira a continuar buscando novas soluções inclusivas e seguras para quem mais precisa”, ressaltou o gerente.
A programação da “Semana Estadual da Pessoa Idosa – Manaus” segue até o dia 30/9, em cumprimento à Lei nº 2.877/2004, com atividades de valorização, lazer, saúde e conscientização em diferentes pontos da cidade.
— — —
Texto e fotos – Fábio Simões/FDT