A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 25/9, a Mostra Cultural do projeto “English For Kids”, com estudantes do ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º) na escola municipal José Sobreira, localizada na comunidade Nossa senhora de Fátima, rio Negro, zona rural da capital. A ação abre espaço para professores apresentarem atividades que fortalecem o aprendizado de inglês, envolvendo estudantes e a comunidade escolar.
A atividade é coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) e Divisão de ensino fundamental (DEF), e reafirma o compromisso da Semed em promover aprendizagens significativas e experiências pedagógicas que fortalecem o protagonismo dos estudantes, a participação da comunidade escolar e a construção coletiva de uma educação pública inovadora e de qualidade.
De acordo com a gestora da escola, Maria Ozenilda de Lima, o projeto está presente na escola desde 2018 e contribui para o conhecimento de uma língua estrangeira para crianças da zona rural.
“O projeto ‘English For Kids’ possibilita que as crianças aprendam a base da língua inglesa. Isso faz toda a diferença quando chegam ao ensino fundamental 2, já que avançam com um conhecimento prévio. O projeto acontece uma vez por semana e vem trazendo ótimos resultados. É sempre um prazer receber iniciativas novas que contribuem para que nossas crianças se capacitem e se desenvolvam cada vez mais, elas não ficam atrás dos estudantes da zona urbana”, declarou Maria.
O professor Daniel Castro, responsável pelo projeto “English for Kids” na unidade de ensino, destacou que a iniciativa fortalece o aprendizado dos alunos e ainda contribui para o desenvolvimento da harmonia entre eles.
“O projeto é muito importante para nossos alunos, pois representa o primeiro contato deles com a língua inglesa. As crianças aprendem de forma lúdica, por meio de brincadeiras, contagens e jogos. Trabalhamos de maneira didática, o que também favorece a construção de amizades e o desenvolvimento da empatia, ao se colocarem no lugar do outro”, disse o professor.
As escolas municipais Paulo Freire e Ebenezer, fizeram uma apresentação de dança indígena. estudantes e professores da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), também participaram do evento.
A pesquisadora ensino-aprendizagem de línguas para crianças, Juliana Reichert Assunção Tonelli, da UEL, destacou a importância de reforçar o ensino de inglês na REDE municipal.
“Defendo desde os anos 90 a importância do inglês na educação infantil. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), só torna a disciplina obrigatória a partir do 6º ano, por isso projetos como este são tão valiosos. Eles ampliam o aprendizado, favorecem o desenvolvimento das crianças e garantem igualdade de oportunidades, inclusive para comunidades ribeirinhas. É uma iniciativa de ponta e motivo de gratidão”, ressaltou Juliana.
Patrícia Maciel, mãe do estudante João Vitor Maciel, 9, do 4º ano, destacou a importância do projeto na vida do filho. “Para mim, este projeto é muito importante para a vida do meu filho, porque ele sonha em ser jogador de futebol, e, como muitos jogadores vão para o exterior, aprender inglês desde criança será uma grande vantagem para ele. Ter essa oportunidade não tem preço, e eu agradeço à Semed por proporcionar iniciativas como essa”, enfatizou dona Patrícia.
— — —
Texto – Jorgiane Castinares/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCvqzP