Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Amazonas apresenta potencial da Zona Franca a representante da Embaixada da França
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Amazonas apresenta potencial da Zona Franca a representante da Embaixada da França
Governo do Amazonas

Amazonas apresenta potencial da Zona Franca a representante da Embaixada da França

5 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Modelo industrial se consolidou como um mecanismo de equilíbrio entre geração de empregos, arrecadação e proteção ambiental

Foto: Bruno Leão/ Sedecti

A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta quinta-feira (25/09), o conselheiro macroeconômico e financeiro da Embaixada da França no Brasil, Rafael Cezar. Durante a visita, foram apresentados o histórico da Zona Franca de Manaus (ZFM), os incentivos fiscais disponíveis e a relevância econômica do modelo para o desenvolvimento sustentável do Amazonas.

Durante a reunião, o secretário-executivo de desenvolvimento econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas apresentou uma linha do tempo da Zona Franca de Manaus, dividida em três grandes fases: o período inicial, marcado pelo comércio impulsionado pelo decreto-Lei nº 288/1967; a fase de verticalização industrial com o índice de nacionalização, criado em 1975; e, posteriormente, a adoção dos Processos Produtivos Básicos (PPBs) na década de 1990, após a abertura econômica promovida pelo governo Collor.

Igrejas destacou que, apesar das crises enfrentadas ao longo das décadas, como a crise financeira de 2008, a recessão de 2015/2016, a pandemia de Covid-19 e as recentes estiagens severas na região, a ZFM segue se reinventando e demonstrando resiliência.

“Hoje temos uma indústria extremamente verticalizada, com 550 empresas instaladas, empregando diretamente mais de 130 mil pessoas, e com forte impacto indireto na economia local. Estima-se que mais de 600 mil pessoas dependam da Zona Franca em Manaus, uma metrópole amazônica com mais de 2,2 milhões de habitantes”, ressaltou Igrejas.

Foto: Bruno Leão/ Sedecti

O secretário também apresentou dados de faturamento, que chegou a US$ 41 bilhões em 2011 e voltou a se aproximar desse patamar em 2024, após a recuperação pós-pandemia. Segundo projeções, o Polo Industrial de Manaus deve alcançar US$ 40 bilhões em faturamento até o fim deste ano.

Interesse francês

Na ocasião, o conselheiro Rafael Cezar destacou o interesse da França em ampliar as oportunidades de cooperação com a região amazônica. Segundo ele, o objetivo é fortalecer iniciativas que estimulem o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, contribuam para a preservação da floresta.

“O nosso interesse é de conhecer melhor o Brasil fora do eixo Rio-São Paulo, que concentra a maioria das empresas francesas. A Amazônia é uma prioridade para nós. Queremos contribuir para trazer desenvolvimento sustentável à região, sem destruir a floresta. Contamos com instrumentos como a Agência Francesa de Desenvolvimento e empresas interessadas em participar desse processo. Nosso papel é servir de ponte para que isso aconteça”, afirmou Cezar.

Foto: Bruno Leão/ Sedecti

Sustentabilidade

Outro ponto enfatizado pela Sedecti foi o papel da Zona Franca na preservação da floresta amazônica. Com 97% do território estadual ainda preservado, o modelo se consolidou como um mecanismo de equilíbrio entre geração de empregos, arrecadação e proteção ambiental.

O encontro contou a participação do titular da Sedecti, Serafim Corrêa, dos secretários-executivos Gustavo Igrejas, Jeibi Medeiros e Tayana Rubim, além dos técnicos do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior, Sidnei Magalhães e Guilherme Vilagelim.

O post Amazonas apresenta potencial da Zona Franca a representante da Embaixada da França apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto Mais Vida promove caminhada na Ponte Rio Negro em campanha de valorização à vida
Próximo artigo Prefeitura de Manaus anuncia linha de ônibus especial para o evento de cultura japonesa neste final de semana

Mais notícias desta categoria

Caics TEA fortalecem desenvolvimento escolar de crianças com autismo, por meio de acompanhamento integrado

12 horas atrás

Caics TEA fortalecem desenvolvimento escolar de crianças com autismo, por meio de acompanhamento integrado

12 horas atrás

Amazonas institui Banco de Créditos de Reserva Legal para ampliar compensação ambiental no estado

12 horas atrás

Amazonas institui Banco de Créditos de Reserva Legal para ampliar compensação ambiental no estado

12 horas atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para pessoas com deficiência participarem do lançamento do 59º Festival de Parintins

12 horas atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para pessoas com deficiência participarem do lançamento do 59º Festival de Parintins

12 horas atrás

Secretária Nayara Maksoud destaca protagonismo feminino na gestão do SUS no Amazonas em evento do Ministério da Saúde

12 horas atrás

Secretária Nayara Maksoud destaca protagonismo feminino na gestão do SUS no Amazonas em evento do Ministério da Saúde

12 horas atrás

Amazonas Meu Lar é destaque em evento voltado ao fortalecimento do setor imobiliário

12 horas atrás

Governo do Estado ativa atendimento 24 horas da Delegacia da Mulher da Zona Leste e entrega viaturas para o combate à violência de gênero

15 horas atrás

‘Allan Kardec e as Mesas Girantes’ chega ao Teatro Amazonas com duas sessões do Projeto Luzes do Espírito

15 horas atrás

As inscrições para o Papea CT&I da Fapeam terminam no dia 15 de março

16 horas atrás
Bolsa Mais Professores: Secretaria de Educação divulga resultado preliminar do processo de seleção suplementar
Amazonas inicia proteção contra vírus respiratório grave em bebês com novo imunobiológico
Secretaria de Educação mobiliza escolas para participarem da 5ª Feira Amazonense de Matemática
CNIC reúne comissários para análise de projetos culturais no Palácio Rio Negro
CNIC reúne comissários para análise de projetos culturais no Palácio Rio Negro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?