Atividades em 15 escolas abordaram prevenção às queimadas, desmatamento ilegal e alternativas sustentáveis

FOTO: Divulgação/Ipaam
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concluiu, nesta sexta-feira (19/09), uma série de palestras sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento em 15 escolas da REDE estadual e municipal de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus). As ações, iniciadas no dia 15 de setembro, alcançaram mais de 4 mil alunos do ensino fundamental 2 e Médio.
Os conteúdos trataram da conservação ambiental, dos impactos das queimadas na saúde e no clima, do desmatamento ilegal e de alternativas sustentáveis de uso do solo. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), da Secretaria Municipal de educação (Semed) e da Coordenação Regional da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar.
As palestras foram realizadas em escolas estaduais e municipais: no Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) Prof. Neuza Alves Barroso, nas escolas estaduais João Conrado, Dom Bosco, Eurico Gaspar Dutra e Nossa Senhora das Dores; além das escolas municipais Expedito Barroso de Alencar, Almeron Caminha, Senador Fábio Lucena, Armando Mendes, Francisco da Costa Lima, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima e professora Elizabete.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que o objetivo foi sensibilizar os estudantes sobre o papel de cada cidadão na preservação da floresta. “Essas ações educativas são fundamentais para despertar nos alunos a consciência ambiental e o entendimento de que o futuro depende do cuidado que temos hoje com a natureza”, afirmou.
A gerente de educação Ambiental (Geam), Therezinha Melo, reforçou a importância do trabalho realizado pelo Instituto. “Consciência todos nós já temos, mas é importante que as pessoas se sensibilizem. Por isso, estamos atuando de forma preventiva, levando orientação e informação diretamente às escolas e comunidades. Historicamente, estamos no período de estiagem, no qual os idosos, as crianças e a população em geral são prejudicadas”, disse.
O técnico ambiental da Geam, Gilmar Ribeiro, ressaltou o alcance das atividades e o papel dos estudantes como multiplicadores da mensagem. “Seguiremos com as ações nas escolas, buscando sensibilizar os alunos, que são os nossos multiplicadores, para que possam levar essa mensagem às suas famílias e comunidades. O futuro do nosso país e do nosso Brasil dependerá muito dessa juventude, que hoje está estudando e que, no futuro, precisará desse meio ambiente para viver”, destacou.


Redução de queimadas
O trabalho educativo em Eirunepé ganha relevância diante dos dados de monitoramento. Em 2024, foram registrados 217 focos de calor no município. Em 2025, até o mês de setembro, o número caiu para 17, uma redução significativa em relação ao ano anterior.
Os dados sobre desmatamento são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e, sobre focos de calor, do Programa de Queimadas (BD Queimadas), ambos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), monitorados pelo Ipaam e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).
Denúncias
O Ipaam reforça que denúncias ambientais podem ser feitas à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), pelo WhatsApp (92) 98557-9454. As ações de fiscalização permanecem intensificadas para coibir práticas irregulares e proteger a biodiversidade.
O post Ipaam leva ações de educação ambiental a mais de 4 mil alunos em Eirunepé apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.