Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Pacientes e familiares pedem atualização de tratamento para doença pulmonar crônica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Pacientes e familiares pedem atualização de tratamento para doença pulmonar crônica
Nacional

Pacientes e familiares pedem atualização de tratamento para doença pulmonar crônica

20 minutos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

17/09/2025 – 15:44  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Duas comissões da Câmara debateram o assunto

Pacientes e familiares pediram a atualização dos protocolos de atendimento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), em debate promovido pelas comissões de defesa dos direitos da Pessoa Idosa e de saúde da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17).

As doenças respiratórias crônicas são a terceira maior causa de morte no mundo, afetando 445 milhões de pessoas, em sua maioria com mais de 60 anos, segundo o Global Burden of Disease Study (2019). No Brasil, sete milhões de pessoas têm DPOC, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

O pneumologista Roberto Stirbulov, representante da entidade médica, explicou que os principais sintomas da DPOC são tosse persistente e falta de ar, além de doenças associadas, como depressão, problemas cardíacos, osteoporose, diabetes e disfunções musculares. Entre os fatores de risco, destacou o tabagismo. Ele alertou para o risco de agravamento súbito da doença.

“É uma piora súbita dos sintomas. É durante a exacerbação que o doente morre. É durante a exacerbação que pioram as doenças associadas. Temos sempre que prevenir, reconhecer e tratar a exacerbação.”

O diagnóstico da DPOC é confirmado por meio da espirometria, exame que mede a função pulmonar. O tratamento inclui parar de fumar, exercícios físicos, reabilitação pulmonar, oxigenoterapia e medicamentos.

Novos tratamentos
A representante da REDE Colabore com o Futuro, Soraya Araújo, criticou a demora do Sistema Único de saúde (SUS) em oferecer terapias já aprovadas. Ela lembrou que até junho a consulta pública 35/25 recebeu contribuições para atualização do protocolo.

“Aprovamos esses tratamentos há quase dois anos e já temos novidades surgindo. É fundamental que, além de disponibilizar o que já está aprovado, olhemos para o que está por vir.”

Soraya pediu que o Ministério da saúde publique o protocolo atualizado e que a Agência Nacional de saúde Suplementar autorize o uso das terapias nos planos de saúde. Ela relatou o caso do pai, de 86 anos, que convive com a doença há mais de uma década e sofre com as limitações impostas pela DPOC.

Atendimentos dobraram
A representante do Ministério da saúde, Danielle Moreira, informou que os atendimentos de DPOC no país quase dobraram em cinco anos, passando de 485 mil em 2020 para 819 mil em 2024. Ela destacou que os investimentos em atenção primária subiram de R$ 12 bilhões em 2023 para R$ 16,1 bilhões em 2024, com compra de espirômetros digitais, kits para teleconsulta e campanhas de combate ao tabagismo.

O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia no Distrito Federal, Leonardo Pitta, ressaltou a importância da prevenção e lembrou que o custo de internações por DPOC em idosos com mais de 80 anos é cinco vezes maior que entre adultos.

O debate foi solicitado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO).

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ação conjunta conscientiza sobre uso correto de vagas especiais
Próximo artigo Profissionais de saúde da zona Sul de Manaus participam de atividade sobre a doença de Alzheimer

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proteção pessoal e escolta a agentes de segurança pública

1 hora atrás

Comissão aprova regras para uso de escritórios compartilhados

2 horas atrás

Comissão aprova definição de notório saber jurídico e outros requisitos para cargos

2 horas atrás

Comissão debate desocupação de área rural em município goiano

3 horas atrás

Lei define novas normas para compra de equipamentos do SUS

4 horas atrás

Dívidas de servidores públicos é tema de debate na Câmara; assista

4 horas atrás

Empresários pedem correção da tabela do Simples Nacional; assista

4 horas atrás

Comissão aprova reparação por discriminação ou racismo contra consumidores

5 horas atrás

Qualidade de suplementos alimentares é tema de novo debate na Câmara

5 horas atrás

Comissão especial sobre PEC da Segurança Pública debate economia do crime organizado

5 horas atrás

Comissão da Câmara discute combate ao garimpo ilegal e denúncias de abusos em Roraima

5 horas atrás

Comissão debate criminalização de pareceres jurídicos

5 horas atrás
Deputados da base governista elogiam condenação de Bolsonaro; oposição pede votação da anistia
Coordenadora de grupo de trabalho quer votar em outubro projetos sobre proteção de crianças em ambiente digital
Especialistas voltam a defender flexibilização e soberania no uso da IA no Brasil
Relator da PEC da Segurança Pública apresenta sugestões de mudança no texto
Especialistas alertam para risco de falta de radiofármacos no Brasil
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?