Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Deputados da base governista elogiam condenação de Bolsonaro; oposição pede votação da anistia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Deputados da base governista elogiam condenação de Bolsonaro; oposição pede votação da anistia
Nacional

Deputados da base governista elogiam condenação de Bolsonaro; oposição pede votação da anistia

3 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

16/09/2025 – 18:27  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados

Deputados da base do governo elogiaram a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e criticaram movimentação pela anistia dele e de outros envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Já parlamentares da oposição criticaram os votos da 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e pediram a votação, no Plenário da Câmara, do projeto de anistia aos envolvidos (PL 2858/22).

Na última quinta-feira (11), o STF condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado. Outros sete acusados, membros da cúpula do governo Bolsonaro, foram condenados a penas mais brandas.

A deputada Denise Pessôa (PT-RS) afirmou que a condenação de Bolsonaro foi um fato histórico. “Pela primeira vez, um ex-presidente que tentou minar as instituições, que atacou o sistema eleitoral, que flertou com o golpismo é responsabilizado, e isso é um divisor de águas na democracia brasileira.”

Para o deputado João Daniel (PT-SE), o Congresso não deve debater anistia. “Não queremos retrocesso! Queremos aprovar projetos importantes, a exemplo da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil”, afirmou.

O deputado Luiz Couto (PT-PB) disse que uma anistia ampla, geral e restrita que pretenda alcançar Jair Bolsonaro afronta princípios estruturantes da democracia. “O Parlamento não PODE chancelar uma borracha histórica sob crimes praticados no topo do poder. Anistiar líderes e comandantes seria premiar o golpismo e instituir um salvo conduto.”

Couto citou levantamento do instituto de pesquisa Datafolha que indica rejeição de 54% da população à anistia.

Defesa da anistia
Já o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) defendeu a votação da urgência da proposta que anistia os envolvidos nos atos do 8 de janeiro de 2023 e outros acusados de golpe de Estado. “O Parlamento brasileiro vai se posicionar sobre um tema que a sociedade brasileira cobra um posicionamento o quanto antes”, declarou.

Para o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN), vice-líder da oposição, houve uma “injustiça histórica” com o julgamento do ex-presidente. “A Suprema Corte, ou a 1ª turma, não utilizou o princípio da imparcialidade. Inimigos públicos do ex-presidente julgaram-no”, afirmou o parlamentar.

O deputado Sanderson (PL-RS) classificou o julgamento como “farsa” disfarçada de processo. “Um show de horrores o que nós assistimos na semana passada! Sem direito a recursos, julgados a toque de caixa, em primeiro e último grau. É exatamente por isso que nós vamos, ainda nesta semana, tratar de aprovar a urgência para a anistia.”

Líderes
Mais cedo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que o assunto será discutido amanhã (17) em nova reunião de líderes partidários.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura recupera galeria subterrânea no bairro Cidade Nova
Próximo artigo David Almeida realiza entrega histórica no Morro da Liberdade

Mais notícias desta categoria

Retrospectiva 2025: aprovado o novo marco legal contra o crime organizado

9 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

10 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

10 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovado incentivo para obra de drenagem em município afetado por calamidade

11 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proibição de uso de animais em testes de cosméticos

11 horas atrás

Retrospectiva 2025: Lei de Incentivo ao Esporte tornou-se política permanente

12 horas atrás

Retrospectiva 2025: deputados aprovaram isenção de IPVA e despacho gratuito de mala

12 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proposta que altera licenciamento ambiental

12 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprova leis que ampliam acesso à saúde e fortalecem o SUS

12 horas atrás

Retrospectiva 2025: Câmara aprova projetos para reforçar direitos humanos e proteger grupos vulneráveis

12 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovadas medidas para reforçar arrecadação, simplificar tributos e regular a economia

12 horas atrás

Retrospectiva 2025: isenção do IR e regulamentação da reforma tributária estão entre aprovações da Câmara

13 horas atrás
Comissão aprova incentivo à construção de cisternas em áreas sem saneamento
Comissão de Educação aprova projeto para combater violência contra meninas nas escolas
Comissão Mista aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas
Votação do Orçamento de 2026 é adiada para a tarde
Comissão aprova priorizar Lei Maria da Penha em casos de violência doméstica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?