Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ipaam realiza palestras sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento em escolas de Eirunepé
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ipaam realiza palestras sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento em escolas de Eirunepé
Governo do Amazonas

Ipaam realiza palestras sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento em escolas de Eirunepé

3 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Ação em 15 escolas, entre os dias 15 e 19 de agosto, busca conscientizar estudantes sobre a preservação da floresta

FOTO: Arquivo/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realiza, entre os dias 15 e 19 de agosto, palestras sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento em 15 escolas da REDE estadual e municipal de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus).

A programação envolve alunos do ensino fundamental 2 e Médio e aborda a importância da conservação ambiental, além do papel da comunidade na proteção da floresta. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), da Secretaria Municipal de educação (Semed) e da Coordenação Regional da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, explica que as palestras tratam de temas como os impactos das queimadas na saúde e no clima, o desmatamento ilegal e alternativas sustentáveis de uso do solo.

“Continuamente, o Ipaam, por meio da Gerência de educação Ambiental (Geam), vai até as escolas da capital e do interior para sensibilizar as crianças sobre o cuidado com a natureza e a importância da conservação da fauna e da flora. Trata-se de um investimento a médio e longo prazo, que cultivamos no coração destas crianças”, afirmou o diretor-presidente do Ipaam.

De acordo com o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP/Ipaam), em 2024, foram registrados 217 focos de calor em Eirunepé. Em 2025, até 9 de setembro, o número caiu para 17. O dado parcial já indica uma redução expressiva em relação ao total registrado no ano anterior.

A gerente da Geam, Therezinha Melo, reforça a abrangência das ações educativas do Ipaam. “O Ipaam realiza, todos os meses, atividades em municípios do interior do Amazonas. Somente em Eirunepé, a equipe já esteve outras vezes, e no total já alcançamos mais de 13 mil alunos e professores em cidades como Lábrea, Manicoré, Apuí, Humaitá, NOVO Aripuanã, Parintins, Autazes, Silves, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Anamã e também em Manaus”, destacou.

FOTOS: Arquivo/Ipaam

Programação

No dia 15 de agosto, as atividades iniciam no Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) Prof. Neuza Alves Barroso, das 8h às 9h; e seguem para a escola Estadual João Conrado (GM3), das 9h30 às 10h30. À tarde, haverá palestras na escola Municipal Expedito Barroso de Alencar, das 13h30 às 14h30; e na escola Municipal Almeron Caminha, das 15h30 às 16h30.

No dia 16, a programação contempla as escolas municipais Senador Fábio Lucena e Armando Mendes, das 8h às 9h; e a escola Estadual Dom Bosco, das 9h30 às 10h30. À tarde, retornam à escola Fábio Lucena e Armando Mendes, das 13h30 às 14h30; e encerram na Dom Bosco, das 15h30 às 16h30.

No dia 17, a escola Armando Mendes recebe palestra das 8h às 9h; e a escola Municipal Francisco da Costa Lima das 9h30 às 10h30 e das 15h30 às 16h30. No dia 18, as ações acontecem nas escolas estaduais Eurico Gaspar Dutra, das 8h às 9h; e na Nossa Senhora das Dores, das 9h30 às 10h30. À tarde, as mesmas instituições recebem palestras, respectivamente, das 13h30 às 14h30 e das 15h30 às 16h30.

No dia 19, encerrando a programação, as escolas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Fátima recebem atividades das 8h às 9h. À tarde, a escola Estadual Conrado Pinto Gomes será atendida das 13h30 às 14h30; enquanto o Perpétuo Socorro e a Nossa Senhora de Fátima terão palestras das 13h30 às 14h30 e das 15h30 às 16h30. A escola professora Elizabete participa nos dois turnos, das 9h30 às 10h30 e das 15h30 às 16h30.

denúncia

O Ipaam reforça que denúncias ambientais podem ser feitas à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), pelo WhatsApp (92) 98557-9454. As ações de fiscalização permanecem intensificadas para coibir práticas irregulares e proteger a biodiversidade.

O post Ipaam realiza palestras sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento em escolas de Eirunepé apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sedurb destaca ações de habitação e saneamento na Afeam
Próximo artigo Governo do Amazonas prepara ações para impulsionar o turismo em Parintins através do Prosai

Mais notícias desta categoria

Polícia Civil divulga imagem de Flávio Amaral Félix procurado por estupro de adolescente em Itapiranga

11 horas atrás

Governo Presente amplia acesso à saúde em Manaus com mais de 17,6 mil atendimentos em 2025

11 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios e registra 5.408 casos notificados no Amazonas em 2025

11 horas atrás

Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach no Teatro Amazonas tem sessões às 19h até 23/12

11 horas atrás

Produtores rurais destacam o fortalecimento do setor primário com apoio do Governo do Amazonas

11 horas atrás

Polícia Militar confirma apreensão de entorpecentes de 1,164 tonelada em micro-ônibus na Rodovia AM-010 em Rio Preto da Eva

13 horas atrás

Governo do Amazonas divulga 65 vagas de emprego com atendimento no Sine Amazonas nesta terça-feira

13 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega mais de 40 toneladas pelo Programa de Aquisição de Alimentos a instituições sociais em Manaus

13 horas atrás

Governo do Amazonas entrega 42 toneladas de alimentos e reforça segurança alimentar no Natal em Manaus

13 horas atrás

FCecon orienta pacientes com câncer sobre alimentação nas festas de fim de ano

14 horas atrás

Detran-AM realiza operação de fiscalização em Manaus e Rio Preto da Eva e registra 411 infrações

14 horas atrás

Projeto Colore Mossoró II conclui atividades em Mossoró com formação artística e revitalização comunitária

15 horas atrás
Fundação Alfredo da Matta realiza 532 cirurgias dermatológicas em 28 dias do Opera+ Amazonas
Polícia Civil do Amazonas solicita 12,3 mil medidas protetivas em 2025 e amplia atendimento às vítimas
Governo Presente: Mutirão de serviços registrou mais de 115,7 atendimentos em 2025
Espetáculo Edward Mãos de Tesoura retorna a Manaus com sessão gratuita no Largo de São Sebastião em 23/12
SES-AM registra 1.181 mil atendimentos e orienta sobre Saúde AM Digital durante Governo Presente em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?