Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: De graffiti a fotografia: Casa das Artes reabre com novas mostras e mural em homenagem a compositor amazonense
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > De graffiti a fotografia: Casa das Artes reabre com novas mostras e mural em homenagem a compositor amazonense
Governo do Amazonas

De graffiti a fotografia: Casa das Artes reabre com novas mostras e mural em homenagem a compositor amazonense

6 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A reabertura do espaço acontece no dia 17 de setembro, às 18h30, com entrada gratuita

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A Casa das artes reabre, no dia 17 de setembro, às 18h30, com entrada gratuita para o público, com quatro novas exposições individuais, uma exposição coletiva e um mural graffiti. O espaço, dedicado à valorização das produções de artistas amazonenses, é administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa.

De acordo com o curador da Casa das artes, Cristóvão Coutinho, o local estabelece um objetivo para que as produções expostas permitam que o público conheça o saber da criatividade dos artistas.

“A curadoria do espaço mantém uma proposta sempre indicativa para produções que estabelecem relações técnicas e contemporâneas, que permitem ao público o saber da criatividade dos artistas da cidade e amazonenses nestes rios densos de simbolismo”, pontuou o curador.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

As exposições ficarão divididas entre as quatro salas da Casa das artes, com funcionamento de quarta a domingo, das 15h às 20h.

Inaugurada em 21 de setembro de 2004, a Casa das artes está localizada em um casarão histórico no Largo de São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus, que foi residência do advogado e procurador federal Dr. Thaumaturgo de Albuquerque Sapha por mais de 40 anos. O espaço abriga quatro salas de exposição e a administração do Centro Cultural Largo de São Sebastião.

Exposições

Na sala 1, ficará exposta a Mostra Coletiva “Poéticas – A Sensibilidade Estética Através do Desenho e da Pintura”, que conta com a participação de estudantes do Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro. A mostra apresenta fragmentos de sensibilidade, sendo obras que não se mostram, mas que propõem uma pausa para que o visitante possa sentir a arte.

Na sala dois, ficará exposto o graffiti de Teonda em “Etnopsico “. Os traços simbolizam a miscigenação de realismo, abstração e imaginário psicodélico com cores intensas e fluidas. A exposição apresenta figuras indígenas em close-UP, combinando elementos realistas com intervenções abstratas e oníricas.

Na sala três, a exposição “Você Vive o que Você Ama? ”, da artista graffiti Alie, trará a vivência pessoal da artista desde a infância. Sendo uma artista autodidata, a exposição reúne os mundos interiores e os contornos sociais da artista, mostrando o seu elo existencial, relações humanas e a desigualdade, com a inclusão.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A exposição “Sindérese”, de Tiago Atroch, ficará no ‘espaço parede’ do local. A exposição tem o propósito de ser a harmonia de todas as ‘faculdades da alma’, com desenhos feitos nanquim alquímico, religioso, regionalista e universal, trazendo um exercício de transformação e reflexo do formar.

A lateral da Casa das artes, pela rua Barroso, terá um mural graffiti com a imagem do cantor e compositor Chico da Silva, assinado pelo grafiteiro Cria. O graffiti faz parte do projeto Raízes Amazônicas, que propõe a revitalização artística de um espaço simbólico no centro histórico de Manaus. A escolha de Chico da Silva para estampar o mural é reconhecer a sua arte como patrimônio cultural da Amazônia.

O post De graffiti a fotografia: Casa das Artes reabre com novas mostras e mural em homenagem a compositor amazonense apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Envelhecentes conhecem linhas de crédito na feira
Próximo artigo Delegacia Virtual da Mulher: Atendimento e Proteção

Mais notícias desta categoria

Operação Tamoiotatá 6 aplica R$ 2.702.000 em multas e embarga 127,4388 hectares em Humaitá

5 horas atrás

Governo do Amazonas inicia Trabalho Técnico Social do Prosai Parintins para reassentamento de 832 famílias

5 horas atrás

Cetam amplia cursos de informática para pessoas com TEA e promove autonomia no Amazonas

8 horas atrás

Sepror inicia cursos de desenvolvimento sustentável em comunidades de Rio Preto da Eva durante quatro dias

8 horas atrás

Matrículas presenciais no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro oferecem mais de 3 mil vagas para 2026 em Manaus, Parintins e Envira

11 horas atrás

Castração de cães e gatos terá agendamento em Presidente Figueiredo com castramóvel e 50 vagas disponíveis

11 horas atrás

Soltura de quelônios na RDS do Uatumã devolve mais de 56 mil filhotes com participação comunitária

11 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de João Victor Silva de Souza desaparecido em Manaus desde 28 de fevereiro

11 horas atrás

Exposição Manaus reúne 93 obras e inclui Casa de Ribeirinho de Moacir Andrade na reabertura do Palácio da Justiça

11 horas atrás

Sema mobiliza moradores da RDS Uatumã e atualiza quadro dos agentes ambientais voluntários antes da capacitação de 13 e 14 de março

12 horas atrás

Sine Amazonas divulga 202 vagas de emprego para diversas funções em 05/03 em Manaus

12 horas atrás

Plano Decenal reúne representantes da Região Norte em encontro regional para revisar metas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

12 horas atrás
Acordo de Cooperação Técnica entre Ipaam e Prefeitura de Codajás prevê apoio técnico e capacitação para ações ambientais
Projeto Letras que Transformam oferece curso de leitura e escrita para pessoas a partir de 40 anos em Manaus
Parev recebe propostas até 06/03 para apoiar eventos científicos e tecnológicos no Amazonas com R$ 3,1 milhões
Resgate aeromédico do Dioa atende criança picada por jararaca em comunidade a 80 quilômetros de Manaus
500 novos soldados reforçam policiamento da Polícia Militar do Amazonas após conclusão do curso de formação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?