Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas realiza 1º Ciclo de Formação para os mobilizadores do Selo Unicef nos municípios
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas realiza 1º Ciclo de Formação para os mobilizadores do Selo Unicef nos municípios
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza 1º Ciclo de Formação para os mobilizadores do Selo Unicef nos municípios

1 minuto atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

As equipes conheceram a metodologia que deverão adotar para alcançar os índices necessários para a certificação

Foto: Paula Pessoa/UGPE

O Governo do Amazonas apresentou, nesta quinta-feira (11/09), a Metodologia do Selo Unicef, edição 2025-2028, para cerca de 200 articuladores e mobilizadores da certificação nos municípios do interior do estado. A iniciativa visa fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O evento foi realizado com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). A instituição é parceira na implementação das ações do Selo.

Com o tema “caminhada dos Direitos de Crianças e Adolescentes”, a ação fez parte do 1º Ciclo de Formação da certificação, voltado especificamente para o grupo de servidores públicos indicados pelas gestões locais, para compor as equipes de execução das ações do Selo. Cada município participou com três representantes: um articulador local, um mobilizador de adolescentes e um representante indicado pelas prefeituras.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

O encontro também teve como objetivo orientar sobre a organização do 1º Fórum Comunitário, evento que todos os municípios deverão realizar até dezembro deste ano. A capacitação fortalece o papel dos municípios na implementação das ações previstas, garantindo o alcance das metas pactuadas.

Representando o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, Viviane Dutra, que é subcoordenadora de Projetos Sociais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que faz parte da secretaria, destacou que a participação dos órgãos estaduais e articuladores municipais representa um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas no Amazonas.

“Na edição passada, saímos de 5 para 29 municípios certificados. E, nesta, tivemos um feito histórico com a adesão dos 61 municípios do interior. Esse avanço reflete o compromisso do Governo do Estado, que tornou o Selo Unicef como uma pauta estratégica. A Sedurb atua como articuladora e mediadora dessas iniciativas ,que fortalecem as políticas públicas transversais, com foco na proteção das crianças e adolescentes”, destacou Viviane Dutra.

De acordo com a chefe de escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França, a edição 2025–2028 do Selo Unicef, terá como diferencial a abordagem étnico-racial em todas as etapas. “Essa abordagem é transversal em todas as etapas, incentivando a participação de indígenas, quilombolas e organizações da sociedade civil na cocriação de políticas públicas. Essas ações intersetoriais contribuem para a redução da pobreza infantil e para a melhoria dos indicadores de saúde, educação e bem-estar, beneficiando principalmente os mais vulneráveis”, explicou.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

Participação

Para o servidor público Edson Eduardo Tavares, um dos articuladores do município de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), a capacitação foi fundamental para garantir um resultado positivo. “São Paulo de Olivença foi um dos 29 municípios que receberam a certificação na última edição, por isso sabemos que as ações do Selo Unicef são fundamentais para garantir os direitos de crianças e adolescentes. Além disso, participar desta capacitação é essencial para entendermos a metodologia e a forma de trabalho para a edição de 2025 a 2028”, disse

A assistente social e mobilizadora em Jutaí (a 750 quilômetros da capital), Elenízia de Araújo, destaca que, para o município, participar da inciativa é um marco importante. “É a primeira vez que Jutaí participa de uma edição do Selo. Estar aqui nessa formação, nos ajuda a fortalecer nosso conhecimento profissional, além de adquirir ferramentas para enfrentar os desafios do dia a dia e assim garantir direitos e proteção aos mais jovens”, reforça.

Também participaram do evento representantes da Fundação de Vigilância em saúde do Estado do Amazonas (FVS/RCP), Companhia de saneamento do Estado do Amazonas (Cosama), Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

Programação

O evento iniciou com a apresentação cultural do grupo Yará Porantim, da etnia Sateré-Mawé, que interpretou músicas típicas da região. Foram apresentadas histórias de vida, para ilustrar como a iniciativa contribui para a garantia dos direitos, além de debates sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), marcos históricos e a perspectiva de metas até 2028. Participantes com experiência em edições anteriores do Selo também compartilharam suas vivências.

À tarde, foi realizada a preparação para o 1º Fórum Comunitário, com dinâmica de grupos, apresentação dos trabalhos e explicação sobre a sistemática de pontuação do Selo. No encerramento, os participantes receberam certificados.

Sobre o Selo Unicef

O Selo é uma iniciativa do Unicef e no Amazonas tem a parceria do Governo do Estado. Promove ações voltada sà garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco em saúde, educação, proteção social e prevenção de violências.

No Amazonas, a coordenação e mobilização para a certificação é realizada pela Sedurb, com apoio do parceiro implementador, o Instituto Amazônia Açu (IAÇU), além das Secretarias de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), de educação e Desporto Escolar e de saúde (SES-AM) e UGPE.

O post Governo do Amazonas realiza 1º Ciclo de Formação para os mobilizadores do Selo Unicef nos municípios apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Hospital Delphina Aziz entra na reta final de preparação para iniciar transplantes de fígado no Amazonas
Próximo artigo Seas leva atendimento do Crédito Rosa durante 2ª Feira de Inovação e Negócios da Afeam

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima abre 2ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam com expectativa de movimentar R$ 10 milhões

40 segundos atrás

Governador Wilson Lima reafirma pagamento do Passe Livre de alunos da rede estadual e reforça que responsabilidade pelo transporte coletivo é da Prefeitura de Manaus

46 segundos atrás

Seas leva atendimento do Crédito Rosa durante 2ª Feira de Inovação e Negócios da Afeam

52 segundos atrás

Seas leva atendimento do Crédito Rosa durante 2ª Feira de Inovação e Negócios da Afeam

59 segundos atrás

Hospital Delphina Aziz entra na reta final de preparação para iniciar transplantes de fígado no Amazonas

1 minuto atrás

Amazonas define prioridades em saúde, educação e segurança no plano de desenvolvimento da faixa de fronteira

1 hora atrás

Procon-AM lança cartilha de combate ao superendividamento em comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

7 horas atrás

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa diversidade de moscas amazônicas

8 horas atrás

RespirAR amplia atuação e leva campanha de orientação postural para escolas estaduais

8 horas atrás

Forças de Segurança atingem 80% de eficácia no cumprimento das metas dos indicadores Plano Estadual de Segurança Pública

8 horas atrás

PC-AM divulga imagem de homem procurado por sequestro, cárcere privado, lesão corporal e outros crimes

8 horas atrás

PC-AM solicita divulgação da imagem de um homem que desapareceu no bairro Cidade Nova

8 horas atrás
Sema fortalece monitoramento de quelônios na RDS do Uatumã com encontro e apoio a comunitários
Idam promove a cultura do abacaxi em Humaitá com curso de boas práticas e projetos de capacitação
Histórico: Servidores das Forças de Segurança iniciam Doutorado Interinstitucional em Administração
Seinfra disponibiliza mapas multimodais para auxiliar planejamento urbano e regional
Festival Olhar do Norte 2025: Mostra Olhinho apresenta produções para o público infantojuvenil
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?