Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas
Governo do Amazonas

Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Encontro tratou de parceria e apoio aos municípios do interior nas ações voltadas à proteção da infância e juventude

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) apresentou, nesta terça-feira (09/09), as ações do Selo Unicef 2025 à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM). O encontro marcou o início do diálogo para construção de ações integradas e parcerias voltadas à proteção da infância e juventude, em apoio aos municípios do interior.

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com apoio do Governo do Amazonas. O objetivo é incentivar a adoção de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco em saúde, educação, proteção social e combate às violências.

No Amazonas, as ações do Selo são coordenadas pela Sedurb, com o apoio das Secretarias de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), de educação e Desporto Escolar e de saúde (SES-AM), além do parceiro implementador, o Instituto Amazônia Açu (Iaçu).

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

De acordo com a coordenadora de projetos do Unicef na Sedurb, Reny Moita, que representou o secretário Marcellus Campêlo, a reunião foi para apresentar os projetos e ações previstos na edição 2025-2028 da certificação. “Estamos iniciando um ciclo de capacitação, integração e busca de parcerias. Esta foi uma reunião inicial, que abre caminho para novas tratativas com as promotorias, sempre com foco na proteção da criança e do adolescente”, destacou.

A expectativa é de que, a partir desse alinhamento sejam realizadas novas reuniões com diferentes promotorias para consolidar parcerias e ampliar a REDE de proteção à infância no estado. A ouvidora-geral do MPAM, procuradora de justiça Sílvia Tuma, reforçou a importância da iniciativa. “Essa aproximação é fundamental, porque juntos conseguimos resultados mais rápidos e efetivos. Esta primeira reunião foi para conhecer o projeto e, na próxima etapa, vamos envolver coordenadores de promotorias relacionadas ao tema e a Corregedoria-Geral do MPAM, a fim de consolidar esse trabalho conjunto”, afirmou.

Capacitações

Neste ano, já foram realizadas duas capacitações do Selo Unicef. A primeira, no mês de junho, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), e a segunda, em agosto, na capital, ambas voltadas a conselheiros tutelares e representantes dos Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A terceira, acontecerá na próxima quinta-feira (11/09), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), na zona centro-sul da capital, voltada aos articuladores e mobilizadores municipais, sobre a Metodologia do Selo Unicef.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Resultados

Nesta nova edição do Selo Unicef, o Amazonas alcançou um feito histórico, com a adesão de todos os 61 municípios do interior. Na edição anterior, de 2021-2024, participaram 55 municípios e 29 foram certificados — número 3,5 vezes maior que na edição 2017-2020, quando apenas oito alcançaram as metas.

Na edição 2021-2024, o Amazonas superou a média nacional em três indicadores. Entre os principais resultados, destacam-se: aumento de 8,8% na cobertura vacinal da Tríplice Viral D2 (frente a 2,6% no país); redução de 39,3% no abandono escolar; e a ampliação do uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), ferramenta essencial para interromper ciclos de abuso e garantir proteção.

O Governo do Estado atua como facilitador do Selo Unicef, apoiando os municípios na implementação de ações que assegurem o cumprimento dos critérios da certificação, como a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o alcance de pelo menos 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O post Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Próximo artigo Em Canutama, governador Wilson Lima fortalece setores primário e social e entrega ajuda humanitária para famílias afetadas pela estiagem

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas amplia Auxílio Estadual Permanente e entrega 1.600 cartões a famílias no Médio Solimões

12 horas atrás

Barco Hospital São João XXIII inicia 21ª expedição e atende Urucurituba até 26 de novembro com serviços médicos

13 horas atrás

Governo Presente oferece consultas presenciais e por telessaúde no Ceti de Manaus neste sábado

13 horas atrás

Mutirão de cirurgias dermatológicas do Amazonas inicia ação para reduzir espera por procedimentos de câncer de pele

13 horas atrás

Governador Wilson Lima realiza entregas no Médio Solimões com doações e investimentos a Japurá, Alvarães e Tefé

13 horas atrás

Estreia do espetáculo Aquelas que me habitam questiona força e apagamento das mulheres amazônicas

18 horas atrás

‘Aquelas que me habitam’: Espetáculo sobre ancestralidade feminina amazônica estreia no Teatro da Instalação

18 horas atrás

Amazonas lidera apreensão de maconha na Amazônia após instalação de bases fluviais integradas e amplia ações de segurança

19 horas atrás

Bases fluviais impulsionam apreensão de entorpecentes no Amazonas, aponta Fórum Brasileiro de Segurança Pública

19 horas atrás

Circuito Reggae Amazonas celebra Dia da Consciência Negra com shows e feirinha criativa em Manaus

19 horas atrás

Com shows e feira criativa, ‘Reggae Consciência’ exalta a potência cultural afro-amazônica em Manaus

19 horas atrás

Comitiva do Idam apresenta experiências de assistência técnica e extensão rural durante a COP30 em Belém-PA

21 horas atrás
Prosai Parintins recebe visita técnica de estudantes da UEA para acompanhar obras e ações socioambientais
Acadêmicos da UEA visitam obras do Prosai Parintins e conhecem avanços do programa no município
Dia da Consciência Negra: Escolas Estaduais combatem o racismo estrutural por meio de palestras e atividades culturais
Dia da Consciência Negra: Morador de quilombo, em Manaus, tem assistência do Melhor em Casa
Escolas estaduais de Manaus promovem atividades pedagógicas no Dia da Consciência Negra durante a semana
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?