Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus promove oferta de serviços em programação do Mês Mundial da Doença de Alzheimer
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus promove oferta de serviços em programação do Mês Mundial da Doença de Alzheimer
Manaus

Prefeitura de Manaus promove oferta de serviços em programação do Mês Mundial da Doença de Alzheimer

7 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), promoveu a oferta de serviços de saúde, nesta terça-feira, 9/9, no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul, em alusão à programação do Dia Nacional da Doença de Alzheimer, celebrado no dia 21 de setembro.

A programação aconteceu durante a abertura do Mês Mundial da Doença de Alzheimer, promovido pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz-Regional Amazonas), em parceria com a Semsa, reunindo integrantes de dez grupos de idosos em Manaus.

A chefe do Núcleo de Atenção à saúde do Idoso da Semsa, Eliny Rocha, explicou que os profissionais de saúde trabalharam em estandes para a oferta de serviços como aferição de pressão arterial, vacinação, atividades educativas sobre alimentação saudável e prevenção ao tabagismo e à dengue.

“A Semsa, como parte integrante da REDE de Proteção da Pessoa Idosa, vai trabalhar junto com a Abraz para conscientizar a sociedade sobre a doença de Alzheimer, que é a forma mais comum de demência. O tema da campanha deste ano é ‘Conheça o Alzheimer, pergunte sobre o Alzheimer’”, informa Eliny Rocha.

O tema, segundo Eliny Rocha, é abordado como forma de buscar reduzir o estigma e a falta de conhecimento sobre a doença, que muitas vezes fazem com que as famílias demorem a procurar ajuda. “Esses fatores levam a um atraso no diagnóstico e no início do tratamento, que poderia atrasar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente”, explica Eliny Rocha.

Transtorno neurodegenerativo que avança de forma progressiva e não tem cura, a doença de Alzheimer é uma forma de demência que se manifesta em sintomas como perda de memória recente, alteração de comportamento e deterioração cognitiva.

Eliny Rocha explica que os profissionais da Semsa, que é responsável pela Atenção Primária à saúde (APS), podem atuar na identificação de sinais e sintomas do Alzheimer, a partir da demanda apresentada pelo paciente ou familiares, normalmente por causa de sintomas como esquecimento ou irritabilidade.

“O profissional da APS faz a primeira avaliação e encaminha, quando é o caso, para a Média Complexidade, onde o diagnóstico será definido com exames específicos por médicos geriatras, psiquiatras e neurologistas”, menciona.

Para reforçar o conhecimento dos profissionais da REDE municipal de saúde sobre a doença de Alzheimer, a Semsa vai realizar, no mês de setembro, um ciclo de rodas de conversa com 250 profissionais de nível superior, incluindo médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e cirurgiões-dentistas.

“Os nossos profissionais de saúde também precisam conhecer melhor sobre a doença. As rodas de conversa vão abordar conceitos da doença, fatores de risco, diagnóstico diferencial, tratamento medicamentoso e sobre o funcionamento da Abraz e o apoio da instituição aos idosos e familiares”, informa Eliny Rocha.

A presidente da Abraz – Regional Amazonas, assistente social Georgina Sarks, explicou que a entidade trabalha na orientação, acompanhamento e apoio psicológico para a comunidade no que se refere ao Alzheimer, atuando de forma voluntária em 23 Estados brasileiros.

“Não trabalhamos com atendimento clínico a pacientes com Alzheimer, mas oferecemos apoio a familiares e cuidadores. Nós realizamos reuniões itinerantes nos bairros da periferia de Manaus com grupos de idosos, com comunidade e temos reuniões no Parque Municipal do Idoso na primeira segunda-feira de cada mês. Atendemos quem nos procurar para apoio nesse processo da doença do Alzheimer”, destaca Georgina Sarks.

Na campanha do Mês Mundial da Doença de Alzheimer, um dos objetivos é orientar a população sobre a importância de estimular os fatores de proteção e eliminar os fatores de risco para a doença de Alzheimer.

“A atividade física, por exemplo, é um fator de proteção por trabalhar vários neurônios e trazer uma preparação para o corpo que será importante se a pessoa tiver a doença. Os fatores de riscos incluem diabetes e pressão alta, que podem contribuir para o avanço mais rápido de Alzheimer”, enfatiza Georgina Sarkis.

Também são fatores de proteção para a demência: sono de qualidade; cuidado com saúde física e mental; vida social e amigos; alimentação saudável; controle da hipertensão e diabetes; manter peso saudável; evitar uso do cigarro; cuidado com a visão e audição; e controle do colesterol LDL.

Os fatores de risco incluem: perda auditiva; baixo nível educacional; tabagismo; obesidade; depressão; falta de atividade física; consumo excessivo de álcool; lesões graves na cabeça; poluição do ar; isolamento social; colesterol elevado e perda de visão.

A aposentada Izanira Maria Lima Pessoa, de 78 anos, moradora do bairro Santa Etelvina (zona Norte), participou da ação no Parque Municipal do Idoso, integrando o grupo de idosos Grande Família, e afirmou que procura manter atividades e a convivência social, como forma de cuidado com a saúde física e mental.

“Conheci três pessoas que tiveram doença de Alzheimer e tenho essa preocupação, até porque moro com um dos meus filhos, mas ele sai para trabalhar e fico sozinha. Então, eu cuido das minhas plantas, frequento a associação e faço as atividades”, afirma Izanira Pessoa.

 — — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova isenção de taxas para rádios e TVs públicas da União
Próximo artigo Congresso de Saúde: Transformações em Manaus

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza intervenção em rede de drenagem

12 horas atrás

PMM intensifica reconstrução da passarela Torquato Tapajós

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com recuperação asfáltica e melhora mobilidade no bairro Colônia Japonesa

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus participa do ‘Conexão CNM Qualifica’

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras na avenida Brasil e reforça segurança viária no bairro Compensa

13 horas atrás

Prefeitura promove ações para marcar Dia dos Povos Indígenas

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove ação intersetorial aliando saúde e meio ambiente na alameda Alphaville

14 horas atrás

Procon Manaus leva atuação prática a estudantes de direito

15 horas atrás

Operadores do transporte recebem orientação sobre cuidados com idosos e PcDs

15 horas atrás

Veículo invade área isolada de obra no conjunto Canaranas

16 horas atrás

Prorrogação das inscrições para o concurso da Guarda Municipal

16 horas atrás

Servidores da Educação participam de evento da Prefeitura de Manaus sobre governança pública e ética profissional

16 horas atrás
PMM apresenta Programa de Integridade e Compliance na Semed
Prefeitura apresenta quatro experiências exitosas de Manaus
PMM disponibiliza consulta pública para protocolo de manejo da lesão diabética
Prefeito Renato Junior destaca gestão próxima, valorização de servidores e foco em mobilidade durante entrevista
Servidores da Visa Manaus recebem capacitação da Anvisa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?