Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Manifestos em defesa das terras indígenas marcam o Dia da Amazônia na Câmara
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Manifestos em defesa das terras indígenas marcam o Dia da Amazônia na Câmara
Nacional

Manifestos em defesa das terras indígenas marcam o Dia da Amazônia na Câmara

1 hora atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

05/09/2025 – 09:44

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Sessão solene foi realizada em homenagem ao Dia da Amazônia

Manifestos em defesa das terras indígenas e dos povos tradicionais marcaram a sessão solene, realizada no Plenário da Câmara dos Deputados na quinta-feira (4), em homenagem ao Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro. A data é fixada em lei federal desde 2007 e incentiva reflexões sobre a relevância do bioma para o equilíbrio climático global e sobre as ameaças vindas de desmatamento, queimadas e ocupação irregular.

Assessora da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Alana Manchineri pediu que a COP30, a cúpula climática das Nações Unidas que o Brasil vai sediar em novembro, reconheça oficialmente o papel estratégico das terras indígenas no enfrentamento do aquecimento do planeta.

“Nossas terras são barreiras contra o desmatamento, por isso exigimos que seja reconhecida e valorizada a nossa contribuição climática, incluindo a garantia dos direitos territoriais e a proteção contra invasões”, disse.

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Sônia Guajajara: territórios indígenas têm papel central na redução de gases poluentes

Na mesma linha, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, destacou os esforços do governo federal por regularização fundiária e a retirada de intrusos de territórios de povos tradicionais na Amazônia.

“Nesses tempos desafiadores de crise climática e a menos de dois meses da COP30, falar da Amazônia e do papel essencial dos territórios indígenas na redução das emissões de gases do efeito estufa é um chamado à consciência”, afirmou a ministra.

Sociobiodiversidade
Outro manifesto foi apresentado pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) em forma de documento final da Semana da Sociobiodiversidade, realizada em Brasília entre 1° e 5 de setembro. O documento entregue aos parlamentares valoriza territórios tradicionais e propõe soluções que conciliam sustentabilidade, conservação da biodiversidade e justiça social.

Filha do líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, a ambientalista Ângela Mendes relembrou o legado do pai para a atual ampliação do conceito de “Povos da Floresta”, antes integrado apenas por indígenas e seringueiros e hoje reforçado por quilombolas, assentados, pescadores e demais comunidades tradicionais, conscientes da importância do desenvolvimento sustentável com manutenção da floresta em pé.

“Homenagear a Amazônia também é reconhecer que esse é um bioma vivo, a maior biodiversidade do mundo. Acredito que o maior patrimônio dessa Amazônia são seus povos que prestam o serviço de guardar, de cuidar desse lugar”, declarou Ângela Mendes.

Críticas 
A sessão solene também registrou críticas a alterações legislativas apontadas como retrocesso, como o NOVO marco temporal para a demarcação de terras indígenas e a nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental, parcialmente vetada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Socorro Neri: Brasil tem vivido retrocessos na legislação ambiental

“É preciso reconhecer que temos vivido retrocessos na legislação ambiental, fragilizando instrumentos de proteção e aumentando a insegurança socioambiental”, disse a coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Transição Climática Justa, deputada Socorro Neri (PP-AC), uma das organizadoras das homenagens à Amazônia no Plenário.

“Essa data [Dia da Amazônia] nos convoca não apenas à celebração de um bioma singular, mas à reflexão sobre o papel de todos os atores – Estado, povos originários, comunidades tradicionais, sociedade civil, setor produtivo e academia – na sua preservação”, acrescentou a parlamentar.

Representantes dos ministérios do Meio Ambiente; e do Desenvolvimento Agrário também participaram da sessão solene e apresentaram ações em curso para a proteção do bioma e da população amazônica.

O evento no Plenário da Câmara também foi solicitado pelos deputados: Airton Faleiro (PT-PA), Amom Mandel (Cidadania-AM), Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), Laura Carneiro (PSD-RJ), Lindbergh Farias (PT-RJ), Ricardo Ayres (Republicanos-TO), Rodrigo Gambale (PODE-SP) e Sidney leite (PSD-AM).

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Marcelo Oliveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova criação de disque-denúncia de maus-tratos de animais

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova criação de disque-denúncia de maus-tratos de animais

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que caracteriza doença falciforme e talassemia como deficiências

3 horas atrás

Perto da COP 30, cresce mobilização da sociedade civil pela destinação de florestas públicas na Amazônia

16 horas atrás

Diretora da Controladoria-Geral da União detalha apuração sobre descontos indevidos feitos pelo INSS

17 horas atrás

Comissão aprova programa de combate ao câncer de pele entre pescadores e trabalhadores rurais

17 horas atrás

Comissão aprova medidas de proteção e segurança para cães policiais

18 horas atrás

Comissão aprova política para recuperação da vegetação da caatinga

18 horas atrás

Estudantes que pagam em dia o Fies querem os mesmos descontos concedidos a inadimplentes em renegociações

18 horas atrás

Comissão aprova criação de plano de atenção à doença pulmonar obstrutiva crônica

19 horas atrás

Comissão aprova inclusão de educação financeira no currículo dos ensinos fundamental e médio

19 horas atrás

Comissão aprova marco regulatório da responsabilidade dos filhos em relação aos pais idosos

19 horas atrás

Comissão aprova Política Nacional de Incentivo à Produção de Frutas

19 horas atrás
Comissão debate nesta terça-feira impactos do uso de cigarros eletrônicos na saúde
Comissão debate uso da palavra “leite” em produtos vegetais
Deputado reclama que INSS descumpre lei sobre recadastramento de beneficiários com deficiências; ouça a entrevista
Comissão aprova obrigação de governos fornecerem material escolar para alunos da educação básica
Comissão aprova projeto que exige equipamento para pessoas com deficiência visual em ponto turístico
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?