Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Deputados cobram identificação de postos de combustíveis envolvidos com o crime organizado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Deputados cobram identificação de postos de combustíveis envolvidos com o crime organizado
Nacional

Deputados cobram identificação de postos de combustíveis envolvidos com o crime organizado

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

03/09/2025 – 17:15  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Assunto foi debatido na Comissão de Finanças e tributação

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que os órgãos responsáveis pela operação Carbono Oculto só vão divulgar os nomes de postos de combustíveis envolvidos com o crime organizado e a adulteração de produtos após terem certeza da participação deles.

Parlamentares da Comissão de Finanças e tributação cobraram a lista em audiência pública nesta quarta-feira (3), alegando defesa do consumidor.

A operação foi deflagrada no fim de agosto e reuniu órgãos federais e estaduais em ações de apreensão de documentos e prisão de suspeitos. O esquema PODE ter movimentado R$ 80 bilhões e envolvia a adição de metanol em combustíveis. Até mil postos em dez estados podem ter sido atingidos.

Barreirinhas disse que a cautela é necessária para não prejudicar pessoas inocentes. “Por que a gente não fica falando de nomes? Para não cometer erro de operações passadas em que não se separou antes o joio do trigo e se quebraram empresas, quebraram setores do empresariado por falta de cautela. A gente não PODE demonizar sem ter certeza absoluta de quem nós estamos pegando”, reforçou o secretário.

Segundo ele, o esquema financeiro também usava pessoas sem ligação com os crimes. O dinheiro passava por contas de fintechs e bancos tradicionais, em chamadas contas-bolsão. Depois, era aplicado em fundos de investimento e, ao final, em negócios regulares. Assim, pessoas idôneas podiam virar sócias de criminosos sem saber.

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Mauro Benevides Filho apresentou projeto com exigências para fintechs

Barreirinhas lembrou que operações anteriores da Receita contra contrabando de cigarros e apostas ilegais também envolveram fintechs. Por isso, o governo editou uma norma em 2024 para dar transparência às operações desses bancos digitais. A medida foi revogada após a disseminação da informação de que haveria taxação do Pix.

“As mentiras, sim, ajudaram o crime organizado. A gente corrigiu agora na sexta-feira e vamos pedir os dados retroativamente a janeiro. A partir dessas informações, eu tenho certeza de que mais coisas serão encontradas relacionadas a esse tipo de problema.”

Ele ressaltou que o objetivo não é atingir todas as instituições digitais, que contribuem para a inclusão financeira. Mas informou que a Medida Provisória 1303/25 prevê punição a fintechs que atuem com bets ilegais.

O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) disse que a oposição foi cautelosa nas críticas à norma revogada. “A questão do vídeo que fizemos, todos os parlamentares da oposição, com relação ao Pix, em nenhum momento a gente disse que ia ter taxação. A gente disse que poderia ter taxação. A gente, como atores políticos, tem que fazer a nossa parte de oposição ao governo Lula.”

Já o deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE) informou que apresentou o Projeto de Lei 4321/25, que exige transparência das contas abertas por fintechs, inclusive de ativos virtuais como criptomoedas. Ele disse ter recebido ligação anônima questionando sua disposição em levar a proposta adiante.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PODE-PR) defendeu que o Banco Central aumente a fiscalização sobre as fintechs.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida reinaugura USF Megumo Kado
Próximo artigo Prefeito renova parceria com Unicef para fortalecer Uapi

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova validade permanente do laudo de diabetes tipo 1

2 horas atrás

Câmara aprova punição e torna hediondo o crime de obstruir vias para praticar crimes

2 horas atrás

Especialistas e governo defendem precificação dinâmica em debate na Câmara

2 horas atrás

TCU e CGU defendem integração com estados e municípios para prevenir irregularidades

2 horas atrás

Projeto cria medidas contra tarifas abusivas no comércio exterior

4 horas atrás

Produção de fertilizantes é tema de segurança nacional, dizem especialistas em audiência na Câmara

5 horas atrás

Participação indígena deverá ser destaque na COP30, diz ministra

5 horas atrás

Projeto cria fundo para melhorar estrutura da Defensoria Pública da União

5 horas atrás

Projeto permite que créditos de atividade preservacionista paguem multas ambientais do setor rural

5 horas atrás

Projeto cria linha de crédito para energia renovável na agricultura familiar

6 horas atrás

Comissão especial vai analisar isenção de IPVA para veículos antigos

7 horas atrás

Projeto flexibiliza regras fiscais em casos de calamidade pública

7 horas atrás
Motta anuncia votação de urgência do projeto da bagagem de mão e de propostas de segurança pública
Comissão da Câmara discute gratuidade no transporte público
Gestão de desempenho no setor público será tema de debate na Câmara nesta terça-feira
Comissão aprova prorrogação do prazo para georreferenciamento de imóveis rurais até 2030
Comissão de Finanças aprova relatório que prevê redução gradual de benefícios tributários
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?