Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Especialistas admitem excesso de isenções fiscais, mas criticam possibilidade de corte linear
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Especialistas admitem excesso de isenções fiscais, mas criticam possibilidade de corte linear
Nacional

Especialistas admitem excesso de isenções fiscais, mas criticam possibilidade de corte linear

1 dia atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

02/09/2025 – 21:08  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Abrão: “Não tem estudos periódicos para avaliar cada isenção”

Em audiência na Comissão de Finanças e tributação da Câmara dos Deputados,  nesta terça-feira (2), especialistas admitiram excesso de isenções fiscais no Brasil, mas criticaram a possibilidade de corte linear de 10% previsto em propostas que alteram a lei (LC 200/23) do NOVO arcabouço fiscal. Os projetos visam conter o total de subsídios tributários federais, que chegou a R$ 564 bilhões em 2024. Essa renúncia fiscal equivale a 4,8% do PIB, bem acima do teto de 2% do PIB fixado como meta até 2029 por emenda constitucional (EC 109).

Para a procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo Élida Graziane Pinto, não há dúvidas quanto à urgência em reduzir essa renúncia, que continua crescendo neste ano. “Uma frase que talvez caiba neste debate das renúncias fiscais, que já escalam para mais de R$ 800 bilhões apenas no nível da UNIÃO, é: ‘para todo esperto, tem um otário’. Se alguém está se beneficiando de um privilégio tributário de natureza indefinida, por prazo indeterminado e sem entregar contrapartidas, o resto da sociedade está pagando a mais”, disse.

A proposta (PLP 182/25) de redução linear de 10% é explícita em projeto do líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), que chegou à Câmara no fim de agosto. O outro texto (PLP 128/25) é do deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), mas também prevê a possibilidade de percentuais diferenciados por setor econômico.

A professora do Instituto de finanças públicas, Selene Nunes, pediu cautela a fim de se preservarem os empregos formais no país. “Falam assim: ‘vamos cortar 2% ou 10% ou o que for de forma linear’, ignorando que essas políticas têm impacto sobre nível de emprego, sobre investimentos que vão ser realizados e sobre nível de preços”, colocou.

O gerente jurídico do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Matias Lopes, manifestou preocupação diante dos reflexos dos projetos de lei no Repetro, o regime aduaneiro especial de exportação e de importação de bens destinados às atividades de pesquisa e de lavra das jazidas de petróleo e gás natural. Segundo ele, eventuais mudanças podem encolher as exportações do setor em 13% e tirar o Brasil da concorrência global de exploração e produção de petróleo.

Sugestões
De forma geral, os especialistas citaram riscos de cenário de litígio e de judicialização caso os cortes lineares sejam aprovados. Entre as sugestões, defenderam o reforço da transparência por meio de monitoramento mais rigoroso do cumprimento das contrapartidas e do controle social dos beneficiários da renúncia fiscal.

Organizador do debate na Subcomissão Especial de Isenções Fiscais, o deputado Ricardo Abrão (UNIÃO-RJ) também defendeu a individualização dos futuros cortes. “O termo ‘caixa preta’ é realmente verdadeiro: não tem estudo periódico para avaliar cada benefício fiscal. Diante da pressão que está tendo, já estão querendo votar esse projeto que veio do governo federal e a tendência é passar esse corte linear de 10%, que eu também acredito que não vai resolver. Tem que focar em cada benefício, sem prejudicar onde o benefício é necessário”.

A subcomissão foi criada para discutir a política federal de concessão de isenções fiscais, subsídios financeiros, benefícios creditícios e renúncias tributárias.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas e Ministério Público firmam parceria para construção da nova sede da instituição
Próximo artigo Prefeitura de Manaus promove roda de conversa sobre atenção centrada na pessoa idosa

Mais notícias desta categoria

Comissão celebra acordo trabalhista e busca consensos ambientais para o setor portuário

4 horas atrás

Setores econômicos alertam para riscos de tributação de investimentos prevista em medida provisória

5 horas atrás

Comissão aprova distribuição de fraldas pelo SUS a inscritos no CadÚnico

5 horas atrás

Câmara aprova destinação de recursos do Fundo Penitenciário para capacitar policiais penais

5 horas atrás

Parlamentares e especialistas divergem sobre a revogação da Lei da Alienação Parental

6 horas atrás

Deputadas e especialistas defendem proteção a mulheres contra imagens falsas de nudez

6 horas atrás

Ministério dos Transportes tem redução de 40% na previsão orçamentária para 2026

7 horas atrás

Matriz de energia limpa e renovável torna o Brasil atraente para instalação de data centers

8 horas atrás

Deputados cobram identificação de postos de combustíveis envolvidos com o crime organizado

8 horas atrás

Projeto prevê isenção fiscal para empresas que ajudarem na reconstrução pós-desastre

9 horas atrás

Comissão aprova prioridade para análise de sentença estrangeira sobre violência contra mulher

9 horas atrás

Projeto estabelece diretrizes para a contratação de profissionais de enfermagem recém-formados

9 horas atrás
Comissão aprova projeto que institui política de apoio ao turismo rural
Comissão aprova projeto que aumenta pena para estelionato praticado com “golpe do amor”
Cancelado debate sobre vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional
Cancelado debate sobre financiamento do Samu
Comissão aprova projeto que dá previsão legal para Disque 100 e prioriza pessoa idosa na telessaúde
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?