Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo do Amazonas apresenta programas e ações na área de saneamento básico, no Seminário Pré-COP30
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas apresenta programas e ações na área de saneamento básico, no Seminário Pré-COP30
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apresenta programas e ações na área de saneamento básico, no Seminário Pré-COP30

7 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Iniciativas como Prosamin+, Prosai e MRSB foram destacadas no evento, assim como o Ilumina+ Amazonas

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas apresentou, nesta segunda-feira (1º/09), os avanços já alcançados com as ações que desenvolve na área de saneamento básico, em apoio às prefeituras. A apresentação foi feita durante a abertura do Seminário Pré-COP30 “Diretrizes para Enfrentamento da Mudança do Clima”, realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona sul de Manaus. O Ilumina+ Amazonas, que substitui por LED as lâmpadas tradicionais e mais poluentes usadas na iluminação pública do interior, também foi destacado.

Representando o governador Wilson Lima no evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, destacou os avanços alcançados na área de saneamento. Citou os resultados dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e de saneamento Integrado (Prosai).

O Prosamin+ é executado em Manaus e o Prosai foi concluído em Maués e está em andamento em Parintins, ambos desenvolvidos pela UGPE. Além dos dois programas, ele também ressaltou a criação, pelo Governo do Amazonas, da Microrregião de saneamento básico (MRSB), trabalho que teve à frente a Sedurb.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Seminário Pré-COP30 foi promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de saneamento (Aesbe) e pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp). Foi realizado em parceria com a Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), órgão da Sedurb, e com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Amazonas (ABES/AM). Reuniu autoridades e especialistas da área de saneamento, para debater os impactos da crise climática nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Marcellus Campêlo ressaltou a importância do encontro e falou sobre os desafios enfrentados no Amazonas na área de saneamento básico. Segundo ele, o Governo do Estado tem feito um enorme esforço e realizado investimentos pesados no apoio às prefeituras, que administram os serviços.

“O Governo do Amazonas desenvolve programas importantes nessa área, como o Prosamin+, em Manaus, com obras que promovem a requalificação urbanística, além do saneamento básico. Construímos a maior Estação de tratamento de esgoto (ETE) da Região Norte, localizada no bairro Educandos, que beneficia mais de 200 mil pessoas”, afirmou o secretário.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O secretário citou, ainda, as obras do Prosai. O programa foi concluído em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), em 2019, levando água tratada para 100% da cidade e esgotamento sanitário para 50% da população. Em Parintins (a 369 quilômetros da capital), as obras estão em andamento e já beneficiam a população da sede do município com água de qualidade. A cobertura de esgoto vai sair do zero para até 25% da cidade, abrangendo toda a área do programa.

Marcellus Campêlo também discorreu sobre a Microrregião de saneamento básico (MRSB), criada pela Lei Complementar nº 272/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima em janeiro deste ano. A MRSB é uma autarquia composta pelo Estado e pelos 61 municípios do interior. Com trabalhos iniciados em agosto, é uma iniciativa fundamental para o estado avançar na universalização do saneamento básico.

Ilumina+ Amazonas

O secretário Marcellus Campêlo também enfatizou as ações do Programa Ilumina+ Amazonas, que moderniza a iluminação pública do interior do estado, substituindo as lâmpadas antigas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes, por modernas luminárias de LED, reconhecidas pelo baixo consumo e eficiência energética.

A iluminação de LED proporciona economia de até 60% no consumo de energia, gerando menos emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e contribuindo com o enfrentamento às mudanças climáticas.

O programa já alcançou 57 municípios e 244 comunidades rurais e indígenas, implantando, até o momento, mais de 102,4 mil pontos de LED. A meta do Governo do Amazonas é modernizar o sistema de iluminação pública de todos os 61 municípios. Com isso, o Amazonas passa à condição de primeiro estado brasileiro a atingir 100% da iluminação pública com LED no interior.

Água Boa

A diretora-presidente da Cosama, Deisiane Erculano, ressaltou a importância da participação dos órgãos no seminário e apresentou as ações desenvolvidas dentro do Programa Água Boa. “Este seminário é muito importante para que possamos discutir os desafios do setor de saneamento frente às mudanças climáticas. É importante trazer esse evento para o Amazonas, para que possam conhecer a nossa realidade, conhecer a nossa logística, que é um dos maiores desafios para realizar o saneamento na Região Norte”, disse.

O Projeto Água Boa, disse ela, conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas e Cosama. Atualmente, a Defesa Civil contabiliza, aproximadamente, 700 purificadores instalados em 54 municípios do estado. Por parte da Cosama, há 50 sistemas implantados em 44 comunidades, em 15 municípios. A estrutura dos sistemas possui duas caixas d’água com purificadores, por onde é feito o processo de tratamento da água após ser captada dos rios, com capacidade de atender até 1.000 famílias por dia.

Desde 2019, o Governo do Amazonas, por meio da Cosama, vem ampliando investimentos para levar água de qualidade e saneamento ao interior do estado, enfrentando as barreiras das grandes distâncias e dos acessos fluviais. A gestora destacou que esses investimentos se intensificam nos períodos críticos da estiagem e da cheia, garantindo segurança hídrica às populações ribeirinhas e urbanas.

O post Governo do Amazonas apresenta programas e ações na área de saneamento básico, no Seminário Pré-COP30 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida anuncia novo ponto de retirada de kits da ‘Corrida #SouManaus’ e prazo final para entrega de pulseiras
Próximo artigo Educação em saúde no Festival de Cirandas

Mais notícias desta categoria

ADS comercializa mais de 37 toneladas de peixe em três dias do Feirão do Pescado na Semana Santa

1 dia atrás

HPVet-AM alcança mais de 33 mil animais atendidos e reforça importância da saúde animal no Amazonas

1 dia atrás

Ações e investimentos do Governo do Amazonas ampliam acesso à saúde da mulher em todo estado

2 dias atrás

Em Manicoré, Polícia Militar do Amazonas salva bebê após engasgo durante amamentação

2 dias atrás

IML pede auxílio para encontrar familiares de Ricardo Jane Ferreira de Lima

2 dias atrás

Secretaria de Estado de Educação incentiva professores e diretores escolares a participarem da Escuta Nacional do MEC

2 dias atrás

Agenda esportiva do fim de semana destaca estreia do Manaus na Série D e programação gratuita na Vila Olímpica

2 dias atrás

Concerto no Teatro Amazonas celebra centenário da pianista Jerusa Mustafa com encontro de gerações

3 dias atrás

Operação Tamoiotatá 6: Segunda etapa é concluída com mais de R$ 32 milhões em multas por infrações ambientais

3 dias atrás

Saúde do Amazonas inova no cuidado com a implantação de centros especializados para crianças e adolescentes com TEA

3 dias atrás

Ipaam promove educação ambiental para mais de 1.500 alunos em cinco escolas de Ipixuna

3 dias atrás

Peixe no Prato Solidário: Programa movimenta a economia local com a compra de 470 toneladas de pescado para a população

3 dias atrás
Abril Verde: UGPE realiza atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
Governo do Amazonas nomeia nova direção da Sedurb e da UGPE
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027
Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante o feriado da Semana Santa
SES-AM divulga funcionamento da rede de urgência e emergência no feriado da Semana Santa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?