Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com apoio caloroso da torcida, Guerreiros Mura realiza último ensaio técnico antes do Festival de Cirandas de Manacapuru
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Com apoio caloroso da torcida, Guerreiros Mura realiza último ensaio técnico antes do Festival de Cirandas de Manacapuru
Governo do Amazonas

Com apoio caloroso da torcida, Guerreiros Mura realiza último ensaio técnico antes do Festival de Cirandas de Manacapuru

8 horas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Em 2025, a agremiação levará para a arena o tema ‘Estiagem e Alagação: O Segredo das Águas’

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A atual campeã do Festival de Cirandas de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), Ciranda Guerreiros Mura, abriu, na noite de segunda-feira (25/08), a programação dos ensaios técnicos no Parque do Ingá, o Cirandódromo. Foi a última oportunidade para que cirandeiros e artistas envolvidos no espetáculo pisassem na arena, antes da disputa oficial do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru, que acontece de sexta-feira a domingo (29 a 31/08).

Em 2025, a Guerreiros Mura defenderá o tema “Estiagem e Alagação: O Segredo das Águas”. Com os itens oficiais que compõem o espetáculo, além de cirandeiros, bailarinos e músicos, a agremiação azul e vermelha mostrou ao público um pouco da apresentação com que tentará conquistar o bicampeonato.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

De acordo com o presidente Renato Teles, o ensaio técnico é fundamental para ajustar os últimos detalhes antes da competição. “É o ensaio final, o momento de mostrar que tudo vai funcionar. Precisamos ser funcionais. Nosso trabalho já está pronto, e esse ensaio é a nossa prestação de contas, mostrando na arena o que realizamos ao longo do ano”, enfatizou.

Com mais de 100 pessoas envolvidas diretamente no cordão principal, a diretora do cordão e coreógrafa Marjanna Gomes explicou que o espetáculo conta com duas partes cênicas nos cordões de entrada, além de reforçar a identidade indígena da agremiação.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“Estamos todos muito dedicados em trazer algo NOVO, impactante, que encante os olhos dos espectadores e, principalmente, dos jurados. A Guerreiros Mura tem uma característica marcante na valorização da força indígena e do tribal. Gostamos de trabalhar esse conceito tanto na coreografia quanto na música, e isso reforça a nossa identidade guerreirense”, explicou.

Vestidos com o manto azul e vermelho e carregando as bandeiras do pavilhão Mura, os torcedores lotaram a arquibancada no último ensaio. O diretor-geral da Torcida Organizada Nação Guerreirense (NAG), Geaglilson Ramos, destacou que a torcida prepara surpresas para a apresentação oficial.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“Nós resgatamos a NAG, e hoje ela despertou, e despertou furiosa. É dessa forma que a Nação Guerreirense vem mostrar um grande espetáculo, vibrante, para toda a nossa nação. Tenho certeza de que esse povo que está aqui veio torcer com garra, com vontade e, principalmente, com amor pela nossa ciranda, que é a Guerreiros Mura”, comentou.

A Ciranda Guerreiros Mura será a responsável por abrir as apresentações do festival, no dia 29 de agosto, a partir das 21h.

Ensaios

Nesta terça-feira (26/08), a Ciranda Tradicional realiza o ensaio técnico geral no Parque do Ingá, a partir das 19h.

A Ciranda Flor Matizada encerra, na quarta-feira (27/08), a realização dos ensaios técnicos na arena.

O post Com apoio caloroso da torcida, Guerreiros Mura realiza último ensaio técnico antes do Festival de Cirandas de Manacapuru apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Cirandas de Manacapuru: Preserve cultura e natureza
Próximo artigo Comissão de Educação debate instrumento de gestão e governança

Mais notícias desta categoria

Esporotricose: Amazonas atualiza cenário da doença em humana e animal, nesta terça-feira

43 minutos atrás

Polícia Militar do Amazonas realiza Operação para fiscalizar estradas durante o fim de semana

43 minutos atrás

FVS-RCP promove simpósio para fortalecer diagnóstico laboratorial da tuberculose no Amazonas

44 minutos atrás

População destaca importância do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

2 horas atrás

Câmara de Resolução de Conflitos da PGE-AM passa a atender mediante agendamento prévio no site da instituição

2 horas atrás

Sine Amazonas divulga 111 vagas de emprego para esta quarta-feira

2 horas atrás

Em Canutama, Polícias Civil e Militar prendem homem por caça ilegal de mais de quatro toneladas de quelônios

2 horas atrás

Amazonas adere a pacto inédito para aprimorar gestão pública e impulsionar inovação no Brasil

2 horas atrás

Ipaam capacita servidores de Presidente Figueiredo em licenciamento ambiental digital

2 horas atrás

Governo do Amazonas inicia entrega de 250 mil sementes de cacau a agricultores familiares do estado

2 horas atrás

skunk – Interceptação de 300 quilos pela PC-AM

3 horas atrás

Fiscalização do Detran-AM auxilia PC-AM na apreensão 580 tabletes de entorpecentes durante ação na zona centro-oeste

3 horas atrás
Feira de Negócios e Inovação da Afeam arrecadará alimentos para instituições filantrópicas
Atleta amazonense recebe homologação de recorde brasileiro e garante vaga no Mundial de Powerlifting
Amazonas registra menor número de roubo a pedestre em relação aos últimos dez anos
Caic TEA José Contente promove Semana do Folclore com atividades culturais e terapêuticas para crianças autistas
Secretaria de Estado de Educação participa de 1º Congresso Amazônico de Direito à Educação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?