Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Escolas Estaduais do Amazonas se destacam em Olimpíada Brasileira de Linguística
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Escolas Estaduais do Amazonas se destacam em Olimpíada Brasileira de Linguística
Governo do Amazonas

Escolas Estaduais do Amazonas se destacam em Olimpíada Brasileira de Linguística

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Mais de 300 alunos se classificaram para a segunda etapa da competição, que será realizada em setembro

Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A REDE estadual de ensino do Amazonas será representada por 327 estudantes na segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), edição 2025-2026, que acontecerá no dia 13 de setembro. Os estudantes dividem-se em nove escolas da capital e, agora, concorrem a uma vaga na escola de Linguística de Outono (ELO), que acontecerá ao longo dos meses de fevereiro, março e abril de 2026, por meio de uma série de etapas virtuais, e culminará em uma etapa presencial de uma semana de duração.

A OBL acontece anualmente e tem como objetivo apresentar as diferentes perspectivas do conhecimento linguístico, a diversidade das línguas e culturas, e a complexidade da comunicação e da cognição, contribuindo para o enriquecimento do ensino da primeira língua, da língua adicional e da diversidade linguística e cultural, fornecendo instrumentos para o uso dos estudos da linguagem como articuladores transdisciplinares.

Na olimpíada os estudantes desenvolvem habilidades de autonomia, investigação cuidadosa, responsabilidade social e o interesse amplo pelas diferentes formas culturais e de conhecimento. A escola Estadual (EE) Maria Amélia do Espírito Santo, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, foi responsável, com o auxílio da professora de Língua Portuguesa, Larissa Pollari, pela classificação de 278 alunos para a segunda fase da OBL.

“A Olimpíada em si envolve lógica linguística. Não é que haja uma aula em si, algo pensado para a olimpíada somente, mas o desenvolvimento de habilidades de linguagem, das competências linguísticas, que são naturais do falante e lapidadas em sala de aula são os elementos que habilitam os alunos para um melhor desempenho. Todos os alunos foram inscritos, sem exceção. E, somado a uma participação intensa, tivemos um resultado muito além do esperado”, disse a professora, que também reiterou o trabalho de preparação para a segunda etapa.

Fotos: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Ao todo, o estado do Amazonas classificou 465 estudantes entre alunos de escolas estaduais, municipais, federais e particulares. Somente a EE Maria Amélia do Espírito Santo conseguiu classificar mais da metade dos alunos que representarão o estado na segunda fase da olimpíada. Para a diretora da unidade de ensino, Elisangela Guedes, o resultado veio de muito trabalho com coleta de dados para inscrição, organização e logística para que tudo funcionasse. Para a segunda fase, a escola planeja conscientizar os alunos sobre a importância da OBL por ser uma etapa mais complexa em relação à primeira.

“Quando a equipe pedagógica se reúne, a gente sempre tenta buscar algo que possa construir o conhecimento de uma forma bem dinâmica, interativa e inclusiva, de forma que todos os alunos participem”, destacou a diretora.

Cronograma

A segunda fase acontecerá de forma síncrona e presencial, e consiste na resolução de problemas discursivos. A prova será aplicada no dia 13 de setembro de 2025, e a divulgação das notas individuais serão disponibilizadas na área restrita de cada participante, até o dia 18 de novembro de 2025.

De acordo com o edital da Olimpíada Brasileira de Linguística, 60 alunos de todo o Brasil serão classificados para participação na 13ª escola de Linguística de Outono (ELO), prevista para os meses de fevereiro, março e abril de 2026. Na ELO, os estudantes classificados participam de uma série de etapas virtuais, com culminância em uma etapa presencial de duração de cerca de uma semana. A partir da ELO 2026, será composta a delegação que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística 2026, que acontecerá na Romênia, no fim de julho de 2026.

escolas com alunos classificados para a segunda fase da OBL

EE Vicente Telles, com sete alunos classificados;

EE Tenente Coronel Cândido José Mariano, com 12 alunos classificados;

EE Sólon de Lucena, com um aluno classificado;

EETI Senador Petrônio Portella, com 22 alunos classificados;

EE Senador João Bosco, com um aluno classificado;

EE professor Waldockle Fricke de Lyra, com quatro alunos classificados;

EE Maria Amélia do Espírito Santo, com 278 alunos classificados;

EE Homero de Miranda Leão, com um aluno classificado;

EE Coronel Pedro Câmara, com um aluno classificado.

O post Escolas Estaduais do Amazonas se destacam em Olimpíada Brasileira de Linguística apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Audiência na Câmara discute mobilidade urbana e segurança viária na próxima semana
Próximo artigo Educação, cultura e memória marcam os 23 anos de fundação da Biblioteca Genesino Braga

Mais notícias desta categoria

Dia Nacional do Livro: Unidades do Prato cheio incentivam o ‘Cantinho da Leitura’

1 hora atrás

UEA encerra Provas do Vestibular e SIS com balanço positivo e clima de tranquilidade em todo o Amazonas

18 horas atrás

Cigás inicia nova frente de obras na avenida José Henrique Bentes, no bairro Monte das Oliveiras

18 horas atrás

Sine Amazonas divulga 102 vagas de emprego para esta quarta-feira

20 horas atrás

Espetáculo de dança ‘Cabaré Chinelo’ estreia no Teatro Amazonas

22 horas atrás

Governo do Amazonas realiza capacitação para implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

23 horas atrás

‘Yerma’, de Villa-Lobos, estreia na Europa e inaugura aliança inédita entre Brasil e Espanha

23 horas atrás

Dia do Servidor Público: Técnicos da Seas destacam compromisso e dedicação aos serviços prestados à população

1 dia atrás

Educadora Grace Cardoso: Professora de Biologia do Ano

1 dia atrás

Sejusc celebra o trabalho de servidores que transformam vidas com empatia e dedicação no serviço público

1 dia atrás

Governo do Amazonas inicia novo modelo de atendimento Fast Track no HPS Platão Araújo

2 dias atrás

Milhares de candidatos dão início ao sonho de ingressar na UEA por meio do Vestibular 2025, acesso 2026

2 dias atrás
“É um sonho realizado”, diz mãe atípica sobre novo Caic TEA na zona norte de Manaus
Profissionais de saúde do Hospital Platão Araújo realizam capacitação para atuar no novo modelo de atendimento ‘Fast Track’ da unidade
Novo fluxo de pronto atendimento do HPS Platão Araújo começa a funcionar nesta segunda-feira (27/10)
Governo Presente: 24ª edição do programa bate recorde com mais de 15,2 mil atendimentos na zona norte da capital
SSP-AM ativa Sistema Integrado de Comando e Controle para acompanhamento dos exames SIS e vestibular da UEA
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?