Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova garantia de acesso prioritário de crianças e adolescentes a áreas naturais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova garantia de acesso prioritário de crianças e adolescentes a áreas naturais
Nacional

Comissão aprova garantia de acesso prioritário de crianças e adolescentes a áreas naturais

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

21/08/2025 – 16:57  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Deputada Natália Bonavides, relatora

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante o acesso prioritário de crianças e adolescentes a áreas naturais, o direito ao brincar livre em contato com a natureza, e a promoção de educação baseada na natureza como parte do currículo escolar.

O texto determina a necessidade de requalificação dos espaços públicos, especialmente no entorno das escolas, tratando, por exemplo, do estabelecimento de segurança viária, com a criação de rotas seguras nos caminhos entre domicílios e escolas e de planos de resposta a desastres que contemplem a preparação de espaços escolares.

O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Natália Bonavides (PT-RN), ao Projeto de Lei 2225/24, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). Uma das mudanças feitas por Benevides foi para retirar trecho que previa alteração nos planos diretores municipais para incluir medidas que adaptassem o meio urbano às necessidades de crianças e adolescentes.

Nesse ponto, o texto original tratava:

  • da realização de pesquisas sobre mobilidade urbana, para garantir trânsito seguro de crianças;
  • da qualificação urbanística no entorno de escolas; e
  • da criação de sistemas de alerta e rotas de fuga fácil para o caso de eventos climáticos extremos.

A relatora optou por inserir essas medidas como diretrizes do planejamento urbano municipal. “Eliminando a especificidade e rigidez da determinação anterior e flexibilizando a atuação municipal, que poderá cumprir as novas obrigações por meio de programas, políticas e ações específicas”, justificou Bonavides.

O parecer prevê ainda que a participação de crianças e adolescentes na elaboração e gestão de ações de planejamento municipal será feita de forma facultativa e os meios para consultá-los será de acordo com a faixa etária.

O texto também garante às crianças a legitimidade para propor ação popular com o objetivo de anular ato lesivo ao meio ambiente.

Política nacional
A proposta cria a Política Nacional Integrada dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Natureza, como forma de melhor orientar e monitorar as ações de concretização dos direitos da criança e do adolescente ao contato com a natureza. Entre as ações propostas, está a coleta de dados referentes a serviços, infraestrutura e situação de vida de crianças e adolescentes.

As informações coletadas serão publicados em Relatório Anual do Direito de Crianças e Adolescentes à Natureza, em linguagem simples e acessível.

O texto altera sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81); o Estatuto da Criança e do Adolescente; o Estatuto da Cidade, e a  Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) (Lei 12.187/09).

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Previdência, assistência social, Infância, Adolescência e Família; Finanças e tributação e Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa passar pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova garantia de alimentos a mulheres vítimas de violência doméstica
Próximo artigo Atendimento integrado: desenvolvimento de crianças autistas

Mais notícias desta categoria

MP aprovada permite a consumidores ingressar no mercado livre de energia

2 dias atrás

Comissão aprova cadastro nacional para intérpretes de Libras

2 dias atrás

Comissão especial debate integração entre forças de segurança

2 dias atrás

Comissão aprova isenção de IPI para compra de automóveis por pessoas com deficiência de baixa renda

2 dias atrás

COP30: crianças e adolescentes cobram participação real em debate sobre crise climática

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que permite a ex-cônjuges manter plano de saúde após separação

2 dias atrás

Comissão aprova tempo extra para pessoa com autismo em provas de concurso

2 dias atrás

Comissão debate uso de nova tecnologia para a promoção da saúde

2 dias atrás

Comissão aprova orientação obrigatória sobre manobras antiengasgo para gestantes

2 dias atrás

Comissão aprova orientação obrigatória sobre manobras antiengasgo para gestantes

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que cria registro específico para cânceres do sangue no SUS

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que cria registro específico para cânceres do sangue no SUS

2 dias atrás
Congresso aprova projeto que torna permanentes as mudanças no Imposto de Renda
Renan Filho expõe a líderes mudanças propostas pelo governo para baratear a Carteira de Habilitação
Comissão debate criação de contrato futuro de leite para reduzir riscos e fortalecer o setor
Comissão debate impactos do mercado ilegal e da reforma tributária no setor vitivinícola
Comissão debate Código de Defesa do Contribuinte e impacto na segurança pública
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?