Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Monitoramento ambiental histórico no Amazonas: UEA lidera estudo de larga escala no rio Madeira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Monitoramento ambiental histórico no Amazonas: UEA lidera estudo de larga escala no rio Madeira
Governo do Amazonas

Monitoramento ambiental histórico no Amazonas: UEA lidera estudo de larga escala no rio Madeira

2 minutos atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

Pesquisa analisou água, peixes e sedimentos para subsidiar políticas públicas e identificar possíveis alertas ambientais na região

Foto: Gustavo Rodrigues/UEA

Durante 12 dias, o Grupo de Pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (GP-QAT/UEA) realizou a terceira expedição fluvial de uma das maiores iniciativas de monitoramento ambiental do mundo: o Programa de Monitoramento da Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM). No total, 54 pontos da bacia que banham o rio Madeira foram analisados por cientistas, com o objetivo de coletar dados, analisar alterações e identificar possíveis alertas ambientais na região.

Intitulada Iriru 3, a última campanha, deste ano, do GP-QAT percorreu mais de 1.700 quilômetros pelo rio Madeira, com foco em identificar, a partir de 164 parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a qualidade da água, dos peixes e dos sedimentos de um dos principais afluentes do rio Amazonas, essencial para o desenvolvimento econômico e ambiental, de municípios como: Borba, Manicoré, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Urucurituba e NOVO Aripuanã.

A maior parte das amostras coletadas, na expedição iniciada no dia 9 de agosto, será submetida a estudos em laboratórios da escola Superior de Tecnologia (EST/UEA). As análises de mercúrio e metilmercúrio serão levadas ao laboratório da Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences, parceira internacional do grupo, em Boston, nos Estados Unidos.

Foto: Gustavo Rodrigues/UEA

A iniciativa, liderada pela UEA, tem parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Grupo Atem, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Resultados

Os resultados preliminares desta expedição junto das demais campanhas realizadas pelo GP-QAT/UEA apontam dados inéditos sobre a bacia do rio Madeira, com alterações químicas, físicas e biológicas nos ecossistemas aquáticos. Essas análises permitem mapear a distribuição de contaminantes e identificar trechos do rio com maior vulnerabilidade ambiental e fornecem uma visão detalhada da qualidade da água, dos sedimentos e das espécies de peixes.

Os resultados também contribuem para a prevenção de impactos sobre a saúde das populações locais e oferecem base para o planejamento de medidas de conservação de longo prazo da biodiversidade.

O coordenador do ProQAS/AM, professor Duvoisin Junior, destaca a importância da infraestrutura laboratorial instalada pelo GP-QAT, e ressalta que ela permite acompanhar com precisão alterações químicas e biológicas em ecossistemas e identificar contaminações em diferentes espécies e ambientes da bacia do rio Madeira. “A robustez da infraestrutura laboratorial é inédita na região e permitirá análises detalhadas de múltiplos parâmetros ambientais, possibilitando que os resultados sirvam de referência para estudos semelhantes em outras áreas da Amazônia”, ressaltou.

Foto: Gustavo Rodrigues/UEA

Para o reitor da UEA, André Zogahib, o trabalho dos pesquisadores reforça a relevância da pesquisa científica para a sociedade. “A experiência das equipes envolvidas fortalece a capacidade da UEA de gerar informações estratégicas sobre fenômenos ambientais complexos, identificar alterações químicas e biológicas na água e nos ecossistemas. Esse trabalho como um todo eleva a ciência na Amazônia e a parceria com instituições nacionais e internacionais é fundamental complementando esse estudo para promover o desenvolvimento científico e sustentável a nível internacional”, destacou.

Coleta de amostras e análises

O grupo de pesquisa a bordo, formado por oito profissionais, teve atividades de campo, com paradas estratégicas em municípios e comunidades ribeirinhas, ao longo do trajeto, com objetivo de dialogar com moradores e pescadores para identificar quais espécies de peixes são mais consumidas e a origem do pescado. Além de coletar espécies como jaraqui, pacu, matrinxã, traíra e sardinha para análise devido à importância dos peixes como fonte alimentar principal.

Com uma estrutura planejada para garantir eficiência e precisão nas análises, a embarcação de pesquisa “Roberto dos Santos Vieira”, que possui quatro laboratórios, permitiu, ainda, a realização de análises físico-químicas e microbiológicas em tempo real, como preparação de reagentes, filtração de amostras, conservação e registro dos dados.

Foto: Gustavo Rodrigues/UEA

Entre os parâmetros avaliados, durante a expedição, estão coliformes totais e termotolerantes, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), nitrito, nitrato, nitrogênio orgânico, nitrogênio amoniacal, nitrogênio total, fosfato, fósforo, cloretos, sólidos dissolvidos totais, metais solúveis e metais em suspensão.

Contaminação do ecossistema por mercúrio

De acordo com dados obtidos em expedições anteriores, a contaminação do ecossistema PODE estar diretamente relacionada à intensa atividade de garimpo ilegal, que opera constantemente com o mercúrio, empregado nesse processo para separar o ouro dos sedimentos. Essa prática, apesar de proibida, faz parte do cotidiano de muitos ribeirinhos.

Em muitos trechos, o impacto é agravado pela formação das “fofocas”, agrupamentos de várias dragas que operam simultaneamente em um mesmo ponto. Essa atividade intensiva gera turbidez elevada, degrada a qualidade da água, acelera o assoreamento e amplia a contaminação de peixes e sedimentos.

“O monitoramento contínuo permite identificar padrões de contaminação ao longo do rio, oferecendo subsídios para que ações preventivas e educativas sejam planejadas junto às comunidades. É um passo fundamental para minimizar impactos na saúde humana e na preservação dos ecossistemas locais”, explica a engenheira ambiental e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente da UEA (PPGCliamb) Silvana Silva, responsável pela análise de metais, mercúrio e metilmercúrio do ProQAS/AM.

O Adriano Nobre, biólogo e chefe de expedição do ProQAS/AM, ressalta que o estudo oferece subsídios para ações práticas e estratégicas na região. “Nosso trabalho permite registrar alterações ambientais de forma detalhada, acompanhar impactos progressivos e gerar dados que orientem o planejamento de políticas públicas e programas de preservação, contribuindo para o uso sustentável dos recursos naturais e para a conscientização das comunidades locais”, disse.

Em reforço à Iriru, o GP-QAT conta com quatro novas campanhas agendadas para o ano de 2026 e prevê uma soma crescente de diálogos com a sociedade e o poder público para promover o desenvolvimento econômico, a preservação do ecossistema e o bem-estar das populações da Amazônia.

O post Monitoramento ambiental histórico no Amazonas: UEA lidera estudo de larga escala no rio Madeira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Amazonas apresenta experiência pioneira com tafenoquina em encontro sobre eliminação da malária vivax no Peru

Mais notícias desta categoria

Amazonas apresenta experiência pioneira com tafenoquina em encontro sobre eliminação da malária vivax no Peru

2 minutos atrás

Sine Amazonas divulga 173 vagas de emprego para esta quinta-feira

2 minutos atrás

Ipaam embarga e multa em R$ 50,5 mil obra de aterro irregular no bairro Planalto

2 minutos atrás

Governo do Amazonas apresenta prognóstico da estiagem ao Grupo Chibatão e reforça integração de ações

1 hora atrás

Arte, leitura e audiovisual: Oficinas do MovCEU promovem capacitação cultural em comunidades do Amazonas

1 hora atrás

Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre óleos essenciais extraídos de plantas amazônicas como bioinseticidas

2 horas atrás

Biblioteca Pública do Amazonas relembra incêndio de 1945 em exposição de 80 anos

4 horas atrás

Prodam destaca benefícios da conectividade em cidades amazônicas em evento do Ministério das Comunicações

6 horas atrás

FVS-RCP participa de treinamento para fortalecer diagnóstico e prevenção da tuberculose no Amazonas

19 horas atrás

Governo do Amazonas solicita crédito extraordinário ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para enfrentamento da estiagem

20 horas atrás

Fapeam participa de encontro entre a comunidade científica da Amazônia e a presidência da COP30

20 horas atrás

Procedimentos cirúrgicos no HPS 28 de Agosto aumentam 11,52% no segundo trimestre de 2025

21 horas atrás
ADS estende prazo para o envio de documentação para credenciamento na Subvenção do Pirarucu
Biblioteca Genesino Braga: 23 Anos de História e Cultura
Mutirão da Cidadania: Emissão da Carteira de Identidade
Seinfra disponibiliza ferramenta virtual para consulta e acompanhamento da malha rodoviária no Amazonas
Credenciamento de imprensa para o Festival de Cirandas de Manacapuru inicia nesta quinta-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?