Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Demolição voluntária de fechamento de rua no Águas Claras
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Demolição voluntária de fechamento de rua no Águas Claras
Manaus

Demolição voluntária de fechamento de rua no Águas Claras

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A partir de uma denúncia, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), fez uma notificação, nesta terça-feira, 19/8, para demolição voluntária de um muro construído fechando uma rua no conjunto Águas Claras, no bairro Cidade Nova, zona Norte, em razão da irregularidade na construção. Em parceria com os fiscais do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), a notificação foi realizada com a constatação da ilegalidade.

O vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, disse que o instituto recebeu a demanda e enviou ação fiscal para o endereço. “Recebemos um vídeo e a localização da obra irregular, que fecha a via pública sem autorização. Isso é ilegal e uma afronta ao Plano Diretor da cidade. A mera formalização de um processo solicitando a autorização para o controle da via não dá o direito de se executar a obra para o fechamento, até porque o processo PODE ser indeferido, se não atender ao decreto municipal que regulamenta o controle”, explicou.

O decreto 3.074/2015 regulamenta o controle de acesso a logradouros públicos feito por meio da construção de cancelas ou guaritas e similares, atendendo previsão legal do Código de Posturas do Município de Manaus (Lei Complementar 005/2014), mediante análise e avaliação técnica do Implurb, com anuência do IMMU.

A diretora do Departamento de Projetos e Obras do IMMU, Luana Brito, informou que para que os moradores consigam autorização de controle de acesso de uma via é fundamental que eles estejam organizados por meio de uma associação formalizada, com CNPJ ativo e toda a documentação legalmente registrada.

“Essa associação precisa apresentar a ata da assembleia, que indica os responsáveis legais, além de outra ata autorizando especificamente a obstrução da via, acompanhada de um abaixo-assinado com a maioria absoluta dos moradores concordando. É obrigatório apresentar o projeto técnico, assinado por um profissional habilitado, detalhando como será o controle de acesso. É importante reforçar que esse tipo de fechamento é considerado precário, ou seja, não altera o domínio público da via, e PODE ser revogado a qualquer momento pelo poder público”, afirmou.

Autorizações

Segundo Peixoto, antes de iniciar qualquer obra, é preciso ter o licenciamento. “Assim como ninguém PODE dirigir um veículo sem estar devidamente habilitado. O procedimento de dar entrada para tirar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não dá a ninguém o direito de dirigir. A mesma coisa acontece com obras e acesso a vias. Caso o notificado não atenda a notificação de demolição voluntária, será feita a demolição administrativa. É preciso respeitar as leis e o direito de ir e vir das pessoas”, comentou.

Processos

Os processos visam atender as exigências para regularizar o controle de acesso e cessão de uso de vias públicas por particulares. A análise é feita pela Diretoria de planejamento urbano (DPLA). Os documentos e parâmetros para o pedido podem ser consultados no site do Implurb, em Lista de Documentos, acessando “Autorização para Cessão de Via Pública”.

A autorização é concedida a título precário, podendo ser revogada pelo poder público, sendo voltada para pedidos de pessoas jurídicas. A autorização é expedida pelo Implurb e a procura pela adequação aumentou no atendimento e no DPLA, após o decreto. Os requerentes das áreas precisarão atender a requisitos para obter a permissão para instalar mecanismo que controle o acesso à via, dentre os quais, abrir mão de serviços de limpeza pública e manutenção das ruas dentro do espaço afetado.

— — —

Texto – Divulgação/Implurb e IMMU

Fotos – Divulgação/Implurb

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova como direito do consumidor opção por não receber chamadas de telemarketing
Próximo artigo Termo de cooperação entre IMMU e Ageman vai agilizar soluções para a mobilidade urbana em Manaus

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida participa de café natalino no Centro Pop e reafirma ações de acolhimento em Manaus

2 horas atrás

Natal da Fundação Dr. Thomas reúne 153 idosos em evento de confraternização em Manaus

3 horas atrás

Fiscalização de alimentos em Manaus na operação Natal com Saúde descarta 688 quilos impróprios

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua Negreiro Ferreira para melhorar escoamento e mobilidade

20 horas atrás

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

23 horas atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

1 dia atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

1 dia atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus divulga episódio do podcast sobre esporotricose animal com gerente do CCZ disponível nas plataformas

1 dia atrás

Manaus registra aumento de alvarás de construção em 2025 e amplia área licenciada para quase 830 mil metros quadrados

1 dia atrás
Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025
Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais
Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano
Mirante Lúcia Almeida terá horários especiais de funcionamento nas festas de fim de ano em Manaus
Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 222 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento nesta terça 23/12
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?