A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, nesta sexta-feira, 15/8, uma ação de atendimento do Sine Manaus, no Centro de acolhimento institucional Amine Daou Lindoso, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul da capital. A iniciativa teve como objetivo cadastrar pessoas em situação de rua, identificar seus perfis e encaminhá-las para oportunidades no mercado de trabalho.
Durante a atividade, equipes do Sine Manaus ofereceram orientação profissional e encaminhamento para entrevistas, buscando promover inclusão social e resgatar a dignidade dessas pessoas.
O secretário da Semtepi, Alonso Oliveira, ressaltou que a iniciativa integra as diretrizes da gestão municipal. “Esse trabalho do Sine Manaus é fundamental para transformar realidades. Atender pessoas em situação de vulnerabilidade e abrir caminhos para que elas possam ingressar no mercado de trabalho é uma determinação do prefeito David Almeida. Estamos seguindo essa orientação com ações que unem inclusão social e geração de renda”, afirmou.
Segundo o diretor do Sine Manaus, Pedro Lima, o trabalho desenvolvido tem impacto direto na vida dos atendidos. “Hoje, o Sine Manaus esteve aqui no centro de acolhimento cadastrando todas as pessoas que estão em situação de rua, verificando o perfil e encaminhando algumas para o mercado de trabalho. Essa ação é de suma importância, pois estamos levando dignidade e oportunidade a quem mais precisa. Lembramos que nossos atendimentos acontecem diariamente, das 8h às 14h, na unidade da avenida Constantino Nery e no posto do shopping Phelippe Daou”, destacou.
Além das ações itinerantes, o Sine Manaus realiza atendimentos presenciais nos dois postos fixos no Sine Manaus – Constantino Nery localizado na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro–Sul, e no Sine Manaus – shopping Phelippe Daou: avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte.
Nos locais, é possível participar de pré-seleções para vagas de emprego, receber orientação de cadastro, emitir a Carteira de trabalho Digital e dar entrada no seguro–desemprego.
Os interessados devem apresentar comprovante de vacinação contra a Covid–19, currículo, certificados de cursos e documentos pessoais originais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência).
— — —
Texto – Asafe Augusto / SemtepiFotos – Divulgação / Semtepi