Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Equipes de saúde discutem atenção ao pré-natal e puerpério
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Equipes de saúde discutem atenção ao pré-natal e puerpério
Manaus

Equipes de saúde discutem atenção ao pré-natal e puerpério

35 minutos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), recebe, nesta sexta-feira, 15/8, às 9h, representantes do Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal (Cmpomif) em visita à unidade de saúde da Família (USF) Armando Mendes, no bairro Armando Mendes, zona Leste da cidade. O objetivo do grupo é conhecer o processo de trabalho desenvolvido na Atenção Primária à saúde (APS) e reforçar a importância dos registros dos atendimentos relativos ao pré-natal e puerpério.

A atividade na USF Armando Mendes é a primeira de dez visitas que o Cmpomif deverá realizar às unidades da REDE municipal de saúde. A agenda de visitações do comitê se estenderá até o dia 16/9, abrangendo dois estabelecimentos de cada um dos cinco Distritos de saúde (Disas) da Semsa Manaus, Sul, Leste, Norte, Oeste e Rural.

A primeira-secretária do Cmpomif e técnica da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, assistente social Neide Negreiros, relata que os integrantes do comitê vão promover rodas de conversa com gestores e técnicos das unidades básicas, a fim de conhecer como são prestados os serviços da atenção ao pré-natal e ao puerpério. Ela explica que o foco das reuniões será no registro de dados de procedimentos, consultas e condutas no atendimento às usuárias na REDE básica.

“O registro qualificado dos dados é de grande importância para a redução do óbito materno, infantil e fetal, pois inclui dados capazes de indicar alterações no quadro de saúde da gestante e favorecer uma conduta adequada, seja na atenção primária ou na média e alta complexidade”, assinala a servidora.

Segundo Neide, os registros feitos no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema Único de saúde (SUS), e na Caderneta da Gestante, durante os atendimentos na REDE de saúde, incluem dados como número de consultas, exames, avaliações clínicas, comorbidades, vacinação, entre outros, além de encaminhamentos da equipe da APS para os diferentes pontos de atenção à saúde, em todo o ciclo gravídico-puerperal.

“O registro é fundamental também para assegurar aos profissionais de saúde o respaldo quanto ao cumprimento de protocolos do Ministério da saúde, no caso de uma ocorrência de óbito”, aponta.

Visitações

A visitação às unidades da Semsa foi proposta no último encontro do Cmpomif, no dia 11 de junho. Após a USF Armando Mendes, a agenda de visitas segue com a USF Major PM Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina, do Disa Norte, na próxima segunda-feira, 18/8.

No distrito Oeste, os integrantes do comitê vão visitar a USF Mansour Bulbol, no bairro Alvorada, e a USF Raimundo Franco de Sá, no Nova Esperança, respectivamente na quarta e quinta-feira, 20 e 21/8. As unidades do Disa Leste, USF Doutor José Amazonas Palhano, no São José, e USF Enfermeira Ivone Lima dos Santos, no conjunto Ouro Verde, Coroado, receberão o grupo nos respectivos dias 26 e 27/8.

O cronograma prossegue no Disa Rural, com visitas na USF N.S. do Livramento, no dia 2/9, e USF Conselheira Ada Rodrigues Viana, no dia 4/9. Encerrando a agenda, as unidades do distrito Sul, USF Lúcio Flávio de Vasconcelos Dias, no bairro Raiz, e USF Theomario Pinto da Costa, no bairro UNIÃO, serão visitadas nos dias 9 e 16/9, respectivamente.

Comitê

O Cmpomif é um grupo interinstitucional e multiprofissional voltado à assessoria e acompanhamento da execução de políticas públicas, visando a prevenção de condições ligadas ao óbito materno, infantil e fetal. O comitê atua em caráter consultivo, não coercitivo ou punitivo, ético, científico, educativo, buscando identificar fatores de risco e propor medidas para aprimoramento da assistência integral à saúde de gestantes, puérperas e neonatos no município.

Além da mesa diretora, o comitê reúne integrantes de áreas técnicas diversas da gestão municipal da saúde e representantes de hospitais, pronto-socorros e maternidades das redes pública e privada, da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e órgãos vinculados, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei Manaus) e de cooperativas e empresas médicas e de enfermagem que atuam no município.

Também compõem a representação membros indicados de instituições de ensino superior públicas e privadas que ofertam cursos de saúde, do Ministério Público do Estado (MP-AM) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além de outros órgãos públicos, conselhos de classe, sociedades científicas e associações ligadas à saúde materno-infantil e à assistência social, Cidadania e direitos humanos.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura elabora mapa de georreferenciamento de comunidades indígenas da zona Norte
Próximo artigo Comissão aprova inclusão de conteúdo sobre inteligência artificial na formação de educadores

Mais notícias desta categoria

Vice-prefeito Renato Junior assina ordem de serviço para início da reforma da praça e do campo Jardim Petrópolis

17 minutos atrás

Prefeitura elabora mapa de georreferenciamento de comunidades indígenas da zona Norte

46 minutos atrás

Escola Etelvina Pereira Braga é campeã da OBR

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus entrega prêmios do quinto sorteio do ‘IPTU Premiado’

2 horas atrás

Dia da Motivação da Leitura na rede municipal de ensino

2 horas atrás

Sine Manaus oferta 350 vagas de emprego nesta sexta–feira, 15/8

3 horas atrás

Lista de selecionados para oficina ‘Designer de Sobrancelhas’

3 horas atrás

Cmei Francisco Pereira realiza exposição do Programa Aprende +

3 horas atrás

Manausprev representa municípios do Norte em encontro previdenciário nacional – Prefeitura Municipal de Manaus

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus destaca a importância da realização de teste na prevenção à tuberculose

8 horas atrás

Prefeito David Almeida anuncia novas ações do programa ‘Jogo Limpo’ e eventos esportivos no centro de Manaus

19 horas atrás

Prefeito David Almeida lança corpos estáveis de Música e Dança e escreve novo capítulo na história cultural de Manaus

19 horas atrás
Motoristas autuados por uso irregular de estacionamento especial
Prefeito David Almeida fiscaliza obras da UBS Dom Milton e confirma inauguração para o mês de outubro com estrutura de porte 4
Para ampliar prestação de serviços, Prefeitura de Manaus conta com oito canais de contato por WhatsApp no Implurb
Encerramento do 16º seminário estadual da UNCME
Manaus ganha corpos estáveis de Música e Dança inéditos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?