Agosto Verde é um mês dedicado à Primeira Infância, com foco nas visitas e no acompanhamento do desenvolvimento infantil. Durante este mês, o Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz intensificou o apoio técnico e as visitas domiciliares no Amazonas. As equipes realizaram visitas em municípios como Urucará, Lábrea, Coari, Manacapuru e Boa Vista do Ramos, enfatizando a importância de cuidar de gestantes e crianças de até seis anos de maneira integral e qualificada.
Esse esforço vem ao encontro da necessidade de um acompanhamento mais próximo e efetivo para garantir que as crianças e gestantes recebam o suporte adequado. A campanha Agosto Verde é mais do que uma iniciativa; é uma maneira de ressaltar a relevância do cuidado apropriado na Primeira Infância. O programa, coordenado pela Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS) no Amazonas, está ativo em 59 dos 62 municípios do estado, com um total impressionante de 235.398 visitas domiciliares realizadas de janeiro a agosto deste ano.
A coordenadora estadual do programa, Larissa Marques, fez questão de ressaltar a importância dessas visitas. “As visitas domiciliares são cruciais para o acompanhamento integral das famílias. Durante essas visitas, as equipes oferecem orientações que ajudam a fortalecer os laços familiares e comunitários das crianças. Dada a complexidade logística do Amazonas, intensificamos as visitas de apoio técnico às equipes que atuam nos municípios e utilizamos videoconferências para compartilhar experiências e planejar ações conjuntas que melhorem o atendimento às famílias,” explicou.
Agosto Verde se torna um mês de reflexão e ação. As visitas reforçam a necessidade de um cuidado adequado e contínuo na infância, reconhecendo que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. É nesse cenário que a campanha Agosto Verde busca ampliar a visibilidade das ações voltadas para o desenvolvimento infantil integral e melhorar a articulação entre os diferentes setores que fazem parte da REDE de proteção à infância.
Marques também destacou a importância de continuar o diálogo com os municípios e equipes afinadas com o programa, garantindo que ele seja implementado de maneira eficiente. “Nossa meta é sempre cumprir o objetivo do programa. Durante o mês de agosto, que é exclusivamente dedicado à Primeira Infância, tomamos a iniciativa de intensificar nossa atuação. Investir e cuidar dessa fase crucial da vida é imprescindível,” completou.
O Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias que estão incluídas no cadastro único para programas sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses que são beneficiárias do benefício de prestação continuada (BPC), e crianças de até seis anos que estão afastadas do convívio familiar por motivo de proteção. Através do foco no desenvolvimento infantil integral, o programa oferece suporte às crianças desde a gestação até os seis anos de idade.
Com sua trajetória em crescimento, o Programa Primeira Infância reafirma seu compromisso em promover um desenvolvimento saudável e integral para as crianças que, nesse estágio inicial da vida, precisam de cuidados e atenção especiais. O mês de Agosto Verde deixa um legado de conscientização sobre a importância do acompanhamento das crianças e a relevância da comunidade na proteção e cuidados da infância.
Assuntos nesse artigo: #agostoverde, #primeirainfancia, #visitasdomiciliares, #desenvolvimentoinfantil, #cuidar, #gestantes, #cuidodecrianças, #programasocial, #assistenciasocial, #caminhosdoinfantil, #cadastroúnico, #bpc, #articulaçãosocial, #redeprotecao, #comunidade, #atendimentoinfantil, #cuidado, #fortalecimentofamiliar, #importânciacriança, #suas