Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: UEA reinaugura Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez e passa a contar com espaço cultural próprio
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > UEA reinaugura Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez e passa a contar com espaço cultural próprio
Governo do Amazonas

UEA reinaugura Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez e passa a contar com espaço cultural próprio

5 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Universidade entregou um NOVO espaço de formação e cultura totalmente reformado

Fotos: Antônio Lima/ SECOM e Daniel Brito/UEA

O Teatro dos Artistas e estudantes Américo Alvarez passou a ser, oficialmente, equipamento cultural da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O local foi reinaugurado na noite de segunda-feira (11/08), pela UEA, com a presença de professores, estudantes, artistas locais e gestores públicos, na sede do teatro, localizado na avenida Ramos Ferreira, 1.572, Centro, zona sul de Manaus.

Fruto de uma articulação institucional entre a UEA e a Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, esta é a primeira vez que a universidade conta com um espaço cultural próprio.

Com uma área de 299,20 m², o local cujas atividades foram iniciadas em 1986, e encontravam-se paradas há, pelo menos, 5 anos, foi reformado pela UEA e passar a incorporar, de forma ativa, as atividades práticas e pedagógicas dos cursos de dança, Teatro e Música ofertados pela instituição, por meio da escola Superior de artes e turismo (Esat).

Em seu discurso, o reitor André Zogahib destacou o compromisso da UEA com a formação cidadã e o desenvolvimento cultural do Amazonas. Segundo ele, o teatro representa a valorização da arte, da memória e da educação visto que a cultura tem o papel de agente de desenvolvimento humano e social.

“Ao reinaugurar o “Américo Alvarez”, a UEA reafirma sua missão de formar profissionais sensíveis, preparados e conectados com a realidade cultural do nosso povo. A reabertura do teatro marca não apenas a valorização da memória artística local, mas, também, um NOVO capítulo na formação de futuros profissionais das artes na nossa região”, ressaltou o reitor.

A vice-reitora, Kátia Couceiro, aproveitou para reforçar a importância do espaço na formação acadêmica e democratização do acesso à cultura. “A arte é uma ferramenta fundamental de transformação social. Este teatro será um laboratório vivo para nossos estudantes, um lugar de encontro entre teoria e prática, entre universidade e sociedade”, disse.

O titular da Secretaria Cultura e economia criativa do Amazonas, Caio André, enfatizou que a reinauguração marca um momento de alegria para a cultura do estado. “Reinaugurando esse teatro tão importante para a cultura do nosso estado, revitalizado e com o seu nome original. De volta para os estudantes e para os artistas, por meio da Universidade do Estado do Amazonas, com a certeza que daqui sairão grandes espetáculos, novamente, e teremos mais uma vez a nossa história cultural pujante e deixando um grande legado para as futuras gerações”, comentou o secretário.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Darlisom Ferreira, a reabertura do Américo Alvarez é mais que uma entrega de infraestrutura: é a devolução de um espaço de memória, criação e transformação da sociedade. “Este teatro será um elo entre universidade e comunidade, formando artistas e cidadãos comprometidos com a cultura e transformação social. Que este palco siga iluminando talentos e fortalecendo a identidade amazonense”, afirmou.

Fotos: Antônio Lima/ SECOM e Daniel Brito/UEA

Para a diretora da Esat, Adriane de Felippe, com a reinauguração, a universidade amplia sua infraestrutura de apoio às atividades práticas dos cursos da unidade e fortalece o vínculo com a sociedade, oferecendo um espaço acolhedor, acessível e preparado para receber produções artísticas de qualidade.

“A arte tem um papel fundamental na construção de sujeitos críticos, criativos e comprometidos com o coletivo. Este teatro será um espaço de vivência, de trocas e de construção de identidade. É um presente para nossos estudantes e para toda a comunidade”, ressaltou Adriane.

Durante o evento, foram aclamados pela comunidade acadêmica da UEA, Sérgio Cardoso, Kid Mahall, França Viana, Elias Monteiro, Martha Martie, Eneila dos Santos e Ana Mendes pelas suas contribuições ao longo da história do teatro.

A solenidade de reinauguração contou, ainda, com a presença de pró-reitores; diretores de unidades; demais membros da gestão superior e representantes da comunidade acadêmica.

Espetáculo

O espetáculo “De Volta à Beira” da Companhia de dança Movère abrilhantou à noite, com uma apresentação imersiva que ecoa os ritmos dos rios amazônicos e a relação do povo amazonense com sua terra, costumes e interações, além de englobar ancestralidade, conexão e familiaridade, juntando todos à celebração da grande festa à beira do rio.

A companhia de dança nasceu dentro da UEA. O espetáculo “De volta à Beira”, por exemplo, tem parceria com o projeto de extensão “Musicando” do curso de Música da universidade, para pulsar a melodia do sax do Beiradão.

Sobre o teatro

O Teatro dos Artistas e estudantes Américo Alvarez foi inaugurado em 1986 como Teatro dos Artistas e dos estudantes e, posteriormente, renomeado em homenagem ao teatrólogo, radialista e animador cultural Américo Alvarez, em 1992. O teatro, que funcionou como um centro de estudos e pesquisas de artes cênicas, teve um papel importante na formação de novos atores e bailarinos no Amazonas, oferecendo cursos de iniciação ao teatro e dança, além de apresentações de espetáculos e mostras de teatro estudantil.

O post UEA reinaugura Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez e passa a contar com espaço cultural próprio apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ começa a criar forma e promete edição histórica
Próximo artigo Debatedores pedem na Câmara a nomeação de aprovados em concursos para agências reguladoras

Mais notícias desta categoria

Central integrada de fiscalização inicia calendário de vistorias em bares da zona sul e centro-sul de Manaus

2 horas atrás

Sejusc disponibiliza microcrédito no Amazonas em 2025 para 589 beneficiados com mais de R$ 4,7 milhões

2 horas atrás

Iniciada construção do Habitacional Ipiranga com 96 apartamentos para famílias reassentadas no Betânia

20 horas atrás

Site de matrículas do Amazonas registra 41.743 reservas até 16/01 e segue aberto até 20/01

20 horas atrás

Governo do Amazonas reabre linhas de crédito da Afeam para apoiar pequenos negócios e produtores

20 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega cadeiras de rodas e anuncia ações para o setor primário em Caapiranga

23 horas atrás

Telessaúde amplia atendimento no Amazonas e Caapiranga recebe duas telessalas do Saúde AM Digital e amplia acesso a consultas especializadas

23 horas atrás

Governo do Amazonas vistoria obras da estrada do Membeca e inaugura iluminação de LED em Caapiranga

23 horas atrás

Processo seletivo Pecit da Polícia Militar do Amazonas abre 44 vagas para creches em Manaus até 21 de janeiro

23 horas atrás

Ganhador do sorteio da Nota Fiscal Amazonense recebe R$ 50 mil e anuncia doação ao Gacc para apoiar crianças

23 horas atrás

Campeonato Amazonense terá jogos no Ismael Benigno e Carlos Zamith e Vila Olímpica oferece atividades comunitárias no fim de semana

24 horas atrás

Capacitação apresenta protocolo Não é Não para eventos de Carnaval no Amazonas

24 horas atrás
Doação de órgãos no Amazonas gera três transplantes e captação de córneas em 14/01/2026
Processo seletivo Ensino Médio Técnico 2026 amplia oferta com 322 vagas na Fundação Matias Machline em Manaus
Sema realiza 19ª reuniões dos conselhos na Resex Canutama para fortalecer gestão participativa e aprovar projetos para 2026
Programa Bombeiro Mirim abre 900 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos no Amazonas
Hospital Dr. João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de Fábio Pinheiro, 75 anos, internado após queda
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?