De 25 a 27 de setembro, a Prefeitura de Manaus será anfitriã do 11º Encontro Nacional da REDE Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb). Com o tema “Desenvolvimento Urbano Integrado”, o evento reunirá especialistas e gestores para debater soluções ambientais, enfrentar os desafios das mudanças climáticas e construir caminhos sustentáveis para as cidades brasileiras.
Na programação do evento, está a “Chamada de Boas Práticas”, a partir da qual as cidades participantes e os institutos são convidados a apresentarem experiências e projetos que fazem a diferença no planejamento urbano. As inscrições para as iniciativas podem ser feitas até o dia 10 de setembro, para compor os painéis que serão apresentados no dia 26, durante a programação do encontro. As informações devem ser enviadas por e-mail, para a organização ([email protected] e [email protected]).
“Manaus já compartilhou suas experiências, como as ecobarreiras e o parque Gigantes da Floresta, e queremos conhecer as boas práticas que cada instituto tem para mostrar. Será uma oportunidade incrível conhecer práticas em curso pelo Brasil, que inspiram e transformam centros urbanos”, explicou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
O evento nacional conta com o apoio institucional do Ministério das Cidades, Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas (ONU-Habitat) e a Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ).
Encontro
O encontro busca engajar os municípios na troca de experiências e fortalecer a cultura do planejamento urbano, por meio do compartilhamento de boas práticas nacionais e internacionais.
“Vamos receber todos os institutos de planejamento urbano que compõem a InRede, com participantes de Curitiba, Londrina, São Paulo, Fortaleza, Brasília, da região Norte e de outros locais do Brasil. Na pauta, abordaremos temas como o desenvolvimento urbano, planejamento urbanístico, revitalização dos centros históricos e sustentabilidade. Essa é uma grande oportunidade de colocar em discussão demandas e soluções para as cidades do Brasil e, evidentemente, para a nossa querida Manaus. Sua participação é muito importante”, comentou Valente.
O Implurb foi eleito para a vice-presidência do grupo de institutos e a presidência tem como gestor Fortaleza, com o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan).
Para participar da edição, os interessados devem realizar inscrição prévia, gratuitamente, para o dia 25/9, primeiro dia de evento, no link já disponível. A programação preliminar conta com palestras, mesas de boas práticas, trabalho em grupo e visita técnica.
Reunião
A InRede reúne institutos e órgãos de planejamento municipais com a missão de fortalecer o planejamento das cidades de forma institucionalizada, inovadora e contínua. Seu compromisso é promover cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis, articulando políticas públicas alinhadas às agendas globais, como a “Agenda 2030” e a “Nova Agenda Urbana”. Também atua como uma voz ativa no diálogo com diferentes esferas de governo e organismos nacionais e internacionais, contribuindo para o desenvolvimento de um planejamento urbano mais eficiente e estratégico no Brasil.
Objetivo
O encontro nacional busca engajar novos municípios, promover a troca de experiências e o fortalecimento da cultura do planejamento urbano, com o compartilhamento de boas práticas nacionais e internacionais.
A InRede fortalece a cultura do planejamento urbano nos municípios brasileiros, promovendo não só a criação de novos institutos, mas também o debate e o protagonismo do planejamento urbano para melhor alinhamento com agendas globais, como a “Agenda 2030” e a “Nova Agenda Urbana”.
O evento reunirá representantes de ministérios, especialistas, organizações nacionais e internacionais, além de instituições financeiras e gestores municipais, promovendo um ambiente de intercâmbio e cooperação.
— — —
Texto – Cláudia do Valle/Implurb
Fotos – Divulgação/Implurb