Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Pacientes da rede de atenção psicossocial recebem formação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Pacientes da rede de atenção psicossocial recebem formação
Manaus

Pacientes da rede de atenção psicossocial recebem formação

7 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 6/8, a cerimônia de formatura de um curso de artesanato indígena no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Benjamin Matias Fernandes, gerenciado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa). O evento foi promovido no auditório do Parque Municipal do Mindu, situado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.

Ao todo, 22 alunas receberam certificação após concluírem o curso de artesã de Artigos Indígenas, voltado a usuárias e familiares atendidas no Caps do Parque 10. A formação, com carga horária total de 200 horas, foi ofertada pelo Núcleo de educação, Comunicação e Tecnologia (Educote), da Faculdade de educação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do programa “Onda Verde”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da instituição.

A chefe da Divisão da REDE de Atenção Psicossocial da Semsa Manaus, psicóloga Jeane leite, relata que a iniciativa em parceria com a UFAM se deu por articulação de profissionais do Caps Benjamin Matias, como parte de estratégias para geração de emprego e renda e estímulo ao protagonismo do usuário. Ela destaca que o curso atendeu mulheres com transtornos mentais graves acolhidas na unidade e seus familiares, que já divulgam nas redes sociais e geram renda a partir do artesanato.

“Isso é reinserção social e Cidadania, é colocar a pessoa com transtorno mental grave de NOVO entre as pessoas que produzem e têm autonomia na sociedade. Foi importante para elas e também para nós da Semsa, pois gerou frutos positivos dentro da perspectiva que temos de reforma psiquiátrica”, avaliou.

As atividades do curso iniciaram em fevereiro, nas instalações do Caps da Semsa, assegurando maior acessibilidade e permanência das alunas, com formadores e materiais disponibilizados pelo Educote da UFAM.

A coordenadora-geral do programa “Onda Verde” e coordenadora do Educote, professora doutora Claudia Guerra Monteiro, ressaltou o impacto social para as usuárias, que terão inclusive acesso à Carteira Nacional do artesão após o curso profissionalizante. Ela complementa que a ação contou com recursos oriundos de um edital do Ministério do trabalho e emprego (MTE), que contemplou o programa Onda Verde.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado que tivemos desse projeto, que foi muito bom. Estamos hoje aguardando o edital para o próximo ano, com uma expectativa boa de dar continuidade a esse curso”, antecipou.

De acordo com a superintendente regional do trabalho no Amazonas, Francinete Lima, que participou da mesa da formatura, as artesãs formadas no curso já serão integradas ao Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol).

“Essas mulheres, que não tinham qualificação e produziam às vezes de forma rudimentar, hoje conseguem criar peças de qualidade e ainda comercializar essas criações em feiras de artesanato e economia solidária. Isso é dignidade, trabalho e geração de renda”, aponta.

Uma das artesãs formadas, a aposentada Nora Valério Malheiros, mãe de um usuário atendido no Caps do Parque Dez, conta que montou um ateliê e confecciona peças diariamente ao lado de uma filha. “Foi algo surpreendente na minha vida, hoje eu faço peças que nunca imaginava me ver fazendo. Sou muito grata ao Caps, ao terapeuta, à professora maravilhosa, com quem aprendi tanto”, declarou.

Atenção psicossocial

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Semsa ofertam atenção psicossocial a pessoas em situação de sofrimento psíquico grave e persistente ou decorrente do uso abusivo de crack, álcool e outras drogas. As cinco unidades do serviço na REDE municipal têm equipes multidisciplinares compostas de médicos, psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da educação física, nutricionista, enfermeiros, dentre outros profissionais.

Além do Caps Benjamin Matias Fernandes, que atende pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes, a Semsa gerencia o Caps Dr. Afrânio Soares, no bairro Aleixo, e o Caps Dra. Eliana Vitorino Schramm, no Tancredo Neves, ambos voltados a pessoas adultas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Também integram a REDE municipal o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Leste Dr. Rogelio Casado Marinho Filho, no Coroado, e o Capsi Sul Psicóloga Nivya Kellen de Castro Valente, no conjunto Parque das Laranjeiras. As duas unidades recebem crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes ou com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

‘Onda Verde’

O programa “Onda Verde – formação continuada, Interculturalidade e protagonismo da mulher amazônida na COP/30 – 2025”, da UFAM, visa desenvolver ações de qualificação social e profissional voltadas às dinâmicas territoriais e regionais, preferencialmente de mulheres em diferentes contextos e situações de vulnerabilidade social no estado.

A iniciativa de qualificação social e profissional oferece oito cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres, com vagas em Manaus, Careiro, Iranduba e Itacoatiara. O programa conta com recursos de edital do programa Manuel Querino, do MTE, que visa fomentar o desenvolvimento de ações de qualificação social e profissional a integrantes de iniciativas populares e solidárias.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto autoriza presos a prestar serviço em abrigos de proteção a animais
Próximo artigo Observatório da Mulher lança curso on-line sobre violência política nos meios digitais

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus amplia rede de proteção com ecoponto Educandos e ecobarreira para preservar igarapés

49 minutos atrás

Abastecimento de água chega pela primeira vez à comunidade Cristo Rei e beneficia 600 famílias em Manaus

1 hora atrás

Prefeito de Manaus vistoria obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida e confirma previsão de entrega em 2026

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza formação dos programas de correção de fluxo para mais de 130 educadores em parceria com o Instituto Ayrton Senna

2 horas atrás

Implurb testa aplicativo ArcGIS Field Maps para ampliar fiscalização e mapeamento em Manaus

2 horas atrás

Pesquisa mensal de preços da cesta básica em Manaus aponta diferença de R$ 88,45 entre supermercados

3 horas atrás

Manaus entrega prêmios da campanha Final de Ano Premiado a dez consumidores nas galerias populares

3 horas atrás

Abertura de empresas em Manaus acelera com Slim e registra mais de 4.300 viabilidades no primeiro bimestre

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia sinalização viária em diversas vias da cidade para organizar o trânsito e reduzir acidentes

4 horas atrás

Manaus reúne comitê para discutir dados de 2025 e reduzir mortalidade materno-infantil na rede de saúde

4 horas atrás

Operação Trânsito Seguro em Manaus remove 14 veículos e registra 95 autuações no Jorge Teixeira

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza ação de autocuidado para mulheres atendidas pelo CRDM e casas de apoio em 10/3

6 horas atrás
Com nova sede do Implurb, Prefeitura de Manaus amplia capacidade de atendimento e moderniza estrutura de planejamento urbano na capital
Prefeitura de Manaus alerta para chuvas moderadas nesta terça-feira, 10/3
Prefeitura de Manaus alerta sobre imunização de recém-nascidos e bebês contra o VSR
David Almeida fiscaliza obras estratégicas e acelera transformação urbana em Manaus
David Almeida fiscaliza obras estratégicas e acelera transformação urbana em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?