Trabalhadores da saúde participaram, nesta sexta-feira, 1º/8, do processo eleitoral para a composição do Conselho Municipal de saúde (CMS/Manaus) no triênio 2025-2028. A votação aconteceu no complexo de saúde Oeste, bairro da Paz, zona Oeste, das 9h às 16h, com o envolvimento de 13 entidades que se inscreveram para concorrer às vagas para conselheiros municipais de saúde como representantes do segmento de trabalhadores.
O CMS/Manaus, instituído nos termos da Lei n° 066, de 11 de junho de 1991, é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do Sistema Único de saúde (SUS) para o município de Manaus. Com uma composição de 32 conselheiros municipais de saúde titulares, além dos respectivos suplentes, o CMS/Manaus conta com representantes dos segmentos de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) do SUS.
O coordenador da comissão organizadora do processo eleitoral, conselheiro Lindomar Barone de Souza, informou que a eleição para representantes de usuários já foi realizada entre os dias 22 e 28/7, e que os representantes de gestores são nomeados por indicação da gestão, finalizando o processo com a eleição para o segmento de trabalhadores.
“A eleição reuniu 13 entidades representativas de trabalhadores, que irão ocupar 25% das vagas no CMS/Manaus. Com a finalização dessa etapa, vamos contabilizar os votos e publicar o nome das entidades eleitas no Diário Oficial do Município (DOM), e aguardar o período de possíveis pedidos de impugnação, de acordo com os prazos estabelecidos no regulamento eleitoral”, explicou Barone.
O conselheiro destacou ainda a intensa adesão da sociedade na participação do processo eleitoral para o segmento de usuários na representação de entidades e de organizações de moradores das Zonas Norte, Leste, Sul, Centro-Sul, Oeste, rural terrestre e rural fluvial/ribeirinha, assim como de trabalhadores.
“O processo eleitoral teve uma boa adesão e divulgação. Em um balanço parcial, houve a participação de mais de 4.300 pessoas envolvidas na votação. É um movimento histórico, que deu muita visibilidade para a importância do CMS/Manaus como entidade do controle social do SUS no município”, afirmou Barone.
A eleição no segmento de trabalhadores reuniu entidades e sindicatos representando servidores públicos da saúde, condutores de ambulância, agentes comunitários de saúde, médicos, fiscais de saúde, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, área de serviço social, controle e combate às endemias, e trabalhadores de instituições de ensino superior.
Para Geisa de Almeida Fontinele, agente comunitária de saúde que atua na REDE municipal e votou pela primeira vez para a composição do CMS, a participação na eleição é essencial por ser um momento de democratização no SUS.
“É um processo que reúne todos, gestores, trabalhadores e usuários, e o CMS é um espaço para a exposição de ideias de melhoria do SUS e dos serviços de saúde. E o trabalhador tem um papel muito importante nos avanços de saúde porque atua na ponta do atendimento, sabe qual é a realidade, conhece os problemas e apresenta soluções”, apontou Geisa Fontinele.
Também votando pela primeira vez na eleição, a enfermeira Mariana Paula da Silva destacou a importância da representação das categorias profissionais no CMS para o planejamento de políticas públicas em saúde, contribuindo para o avanço do SUS no município de Manaus.
“A participação no CMS/Manaus é uma forma de representar a categoria profissional e contribuir com a formulação das políticas públicas que podem ser apresentadas pelo CMS em benefício da melhoria da saúde”, enfatizou Mariana Paula.
O regulamento do processo eleitoral PODE ser acessado no DOM de 10 de junho, Edição 6088, no site http://dom.manaus.am.gov.br/ . A posse e início do NOVO mandato estão marcados para o dia 27/8.

— — —
Texto – Eurivânia Galúcio /Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa