Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: FVS-RCP participa de estudo sobre eficácia de inseticidas no controle da malária no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > FVS-RCP participa de estudo sobre eficácia de inseticidas no controle da malária no Amazonas
Governo do Amazonas

FVS-RCP participa de estudo sobre eficácia de inseticidas no controle da malária no Amazonas

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Fundação atua em parceria com FIOCRUZ, CDC, IEPA, IRD e Semsa Iranduba

FOTO: Aline Reis/FVS-RCP

Para fortalecer as ações contra a malária no Amazonas, a Fundação de Vigilância em saúde – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), participa de pesquisa científica para monitorar a eficácia da termonebulização, processo para controle do mosquito do gênero Anopheles, vetor da doença.

O estudo é realizado em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA) e Secretaria Municipal de saúde (Semsa) de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).

Conduzida por técnicos da FVS-RCP, o estudo está sendo realizado para avaliar a eficácia da termonebulização, também conhecida como FOG (uma névoa ultrafina de inseticida destinada ao controle de insetos adultos). O município de Iranduba foi escolhido pela proximidade com a capital do estado e pela relevância epidemiológica para a malária.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a pesquisa vai ao encontro dos objetivos do Ministério da saúde para o Brasil que é de eliminar a doença até 2035. “Com a avaliação é possível contribuir com a busca por redução da incidência de malária e a gravidade dos casos com consequente interrupção da transmissão da doença”, destaca.

FOTOS: Aline Reis/FVS-RCP

O subgerente de entomologia do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Ronildo Alencar, afirma que o resultado desse estudo, auxiliará nas estratégias de controle vetorial da malária. “A ideia é saber se essa aplicação de inseticida diminui a densidade populacional de mosquito no município”, enfatiza.

O pesquisador José Bento Pereira Lima, da FIOCRUZ, ressalta a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento da pesquisa. “Essa é uma parceria da FIOCRUZ com a FVS no município de Iranduba. A gente não consegue fazer (a pesquisa) se não tiver os parceiros”, afirma.

Sobre a pesquisa

A pesquisa científica tem duração de quatro meses e segue até agosto deste ano. A termonebulização, processo utilizado nesse estudo, já é empregado para controle de mosquitos do gênero Anopheles, vetor da malária no Amazonas.

Durante a pesquisa, a eficácia da termonebulização está sendo avaliada com base na redução da população silvestre do mosquito Anopheles darlingi, após três ciclos de aplicação do inseticida. Cada ciclo é composto por três dias consecutivos de aplicação, seguidos de um intervalo de quatro dias sem intervenção.

Outra abordagem utilizada para avaliar a eficácia do método consiste na exposição de mosquitos criados em condições de laboratório, mantidos em gaiolas, aos ambientes onde o inseticida é aplicado.

Essas gaiolas são posicionadas estrategicamente nas áreas de intervenção durante a termonebulização e, posteriormente, comparadas com gaiolas-controle, que permanecem em ambientes sem aplicação do inseticida.

A comparação entre os índices de mortalidade dos grupos expostos e não expostos permite uma análise precisa da efetividade do produto utilizado.

O post FVS-RCP participa de estudo sobre eficácia de inseticidas no controle da malária no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior HPS João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de um paciente que obteve alta hospitalar na unidade
Próximo artigo Comissão aprova maior liberdade para servidor decidir como compor margem consignável

Mais notícias desta categoria

Expoagro 2025: Governo do Amazonas profissionaliza mais de 600 pessoas com 55 cursos gratuitos

6 horas atrás

Expoagro 2025: Governo do Amazonas inicia concursos leiteiros de bovinos e caprinos

2 dias atrás

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025

2 dias atrás

Governador Wilson Lima aponta valorização de mototaxistas e motofretistas com liberação de crédito

2 dias atrás

Secretaria de Educação lança Plano de Integridade e Código de Ética, Conduta e Integridade

2 dias atrás

Ipaam registra 36 chamados da população e resgata 39 animais silvestres em setembro

2 dias atrás

Seas inicia ciclo de palestra nos restaurantes Prato Cheio sobre Outubro Rosa e alimentação saudável

2 dias atrás

Trabalho eficiente do IML possibilita identificação de 332 de corpos e permite alívio aos familiares

2 dias atrás

Governo do Amazonas recebe reconhecimento pela promoção de políticas habitacionais no estado

2 dias atrás

Procon-AM, MPAM, e órgão da saúde do Estado reúnem-se para discutir protocolo para prevenção de casos de intoxicação por metanol no Amazonas

2 dias atrás

“Vai ajudar bastante para fazermos nossas entregas”, declara motofretista beneficiado com kit de segurança entregue pelo Governo do Amazonas

2 dias atrás

Exposição Pluralidade celebra inclusão e diversidade no Centro Cultural Palácio da Justiça

2 dias atrás
Ipaam aplica mais de R$ 5 milhões em multas na 5ª etapa da Operação Tamoiotatá 5
Ipaam leva serviços ambientais itinerantes a Manacapuru de 8 a 10 de outubro
Sarau no Hall: Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas homenageia raízes musicais da região
Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama
Saúde informa que não há registro de casos ou óbitos por intoxicação por metanol no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?