Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Lula sanciona com vetos lei que simplifica outorga para emissoras de rádio e TV
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Lula sanciona com vetos lei que simplifica outorga para emissoras de rádio e TV
Nacional

Lula sanciona com vetos lei que simplifica outorga para emissoras de rádio e TV

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

31/07/2025 – 12:47  

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Transferência de concessões ou permissões entre empresas será mais fácil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, com vetos, a Lei 15.182/25, que simplifica o processo de outorga para emissoras de rádio e televisão. A sanção foi publicada no Diário Oficial da UNIÃO desta quinta-feira (31).

A norma teve origem no Projeto de Lei 2352/23, proposto pelo deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP). De acordo com a nova lei, as emissoras de rádio e TV não precisam mais renovar as licenças técnicas a cada prorrogação de outorga. O texto também facilita a transferência de concessões ou permissões entre empresas de radiodifusão, desde que o processo de renovação já tenha sido iniciado.

A Lei 15.182 obriga as emissoras de TV e suas repetidoras a inserir na programação recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como legendas e audiodescrição. Os anunciantes da publicidade comercial também podem inserir os recursos de acessibilidade, sem que as emissoras fiquem responsáveis pelo teor do material.

Vetos
O presidente Lula vetou nove dispositivos do projeto. Dois deles permitiam a alteração de características técnicas de operação das emissoras, como a ampliação da área de cobertura ou do sinal transmitido. As mudanças seriam incluídas no Código Brasileiro de Telecomunicações.

Para o Poder Executivo, “ambos os dispositivos contrariam o interesse público ao prever a inclusão de matéria de natureza regulatória já adequadamente disciplinada em normas infralegais”. Segundo a mensagem de veto, a mudança “comprometeria a flexibilidade regulatória, com impacto negativo sobre a evolução tecnológica do setor de telecomunicações”.

De acordo com o projeto aprovado, as empresas teriam direito à renovação de concessões e outorgas com o simples cumprimento dos contratos em andamento. Para o Poder Executivo, a medida iria “eliminar a exigência de avaliação da viabilidade técnica e do interesse público para a renovação de outorga, o que enfraqueceria o alinhamento dos serviços prestados pelas emissoras de radiodifusão com o interesse coletivo”.

Outro dispositivo vetado tratava dos casos de perempção, quando uma concessão ou permissão é declarada extinta pelo não cumprimento de exigências legais. Pela legislação em vigor, o serviço de radiodifusão PODE ser mantido em funcionamento precário, enquanto o Congresso Nacional avalia cada caso. O PL 2352/23 acabava com essa possibilidade.

“A revogação da referida norma criaria um vácuo legal sobre os procedimentos a serem adotados nos casos de descumprimento de obrigações legais pelas entidades, especialmente nos processos intempestivos de renovação de outorga de serviços de radiodifusão”, argumentou o Poder Executivo.

O presidente Lula também vetou a inclusão de dispositivo na Lei 5.785/72, que trata da prorrogação de concessões e permissões. O PL 2352/23 permitia a continuidade de pedidos de renovação já avaliados e indeferidos pelo poder público.

Outros pontos derrubados previam a revogação de normas que regulam a radiodifusão. Segundo o Poder Executivo, o veto é necessário “para preservar a continuidade dos serviços públicos de radiodifusão comunitária, especialmente em localidades remotas ou de baixa cobertura por veículos de comunicação”.

Da Agência Senado
Edição – RL

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ipaam cria Gerência de Controle de Resíduos para ampliar fiscalização e incentivar economia circular no Amazonas
Próximo artigo ADS promove Feira de Produtos Regionais durante a 33ª Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova novas regras para Empresa Simples de Crédito

2 dias atrás

Comissão aprova destinar parte de emendas para projetos educacionais ligados ao esporte

2 dias atrás

Comissão aprova criação de política para o tratamento do lipedema no SUS

2 dias atrás

Comissão aprova incluir arrendamento no campo em conceito de atividade rural

2 dias atrás

Comissão de Saúde aprova oferta gratuita de sensores de glicose pelo SUS

2 dias atrás

Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência

2 dias atrás

Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias

2 dias atrás

Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que obriga órgãos públicos a garantir acessibilidade

2 dias atrás

Comissão aprova programa para incentivar o uso de novas tecnologias no tratamento de água e esgoto

2 dias atrás

Orçamento 2026 é sancionado com veto a R$ 400 milhões em emendas

2 dias atrás

Comissão aprova possibilidade de concessão de empréstimo consignado para quem recebe auxílio-doença

2 dias atrás
Congresso Nacional retoma trabalhos no dia 2 de fevereiro
Comissão aprova direito a tratamento de câncer no estado onde mora o paciente
Comissão aprova criação de portal para centralizar informações sobre vagas de residência médica
Comissão aprova criação de medidas de prevenção ao suicídio em plataformas digitais
Projeto cria auxílio para familiares de policial morto em razão do trabalho
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?