Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI
Governo do Amazonas

Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento foi realizado em homenagem aos 18 anos da instituição

FOTO: Lincoln Ferreira/FUnATI

O maior templo da cultura no estado, o Teatro Amazonas, foi palco da 2ª Mostra Cultural da Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI), na noite de segunda-feira (28/07). Promovido em homenagem aos 18 anos da instituição, o evento contou com apresentações artísticas, dança, música e espetáculo teatral estrelado por pessoas idosas.

A mostra teve como tema “De um sonho a um legado que transforma vidas”, reafirmando o compromisso da FUnATI em promover ações de valorização da pessoa idosa no Amazonas. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da FUnATI, contou com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

O evento iniciou com a apresentação “Musicoterapia na Floresta”, uma vivência voltada para o bem-estar dos idosos, e que partilha de memórias afetivas, utilizando Bioinstrumentos confeccionados pelos próprios alunos em oficinas na instituição. Conduzida pela artista Ketlen Nascimento, a atividade busca estimular a memória, a coordenação motora, expressão emocional e socialização por meio da música e dos sons da floresta.

FOTOS: Lincoln Ferreira/FUnATI

“Foi muito bonito, alguns deles estiveram pela primeira vez no Teatro Amazonas e já de imediato se apresentando no palco. Os instrumentos utilizados foram confeccionados por eles próprios na oficina de Bioinstrumentos, resultando um trabalho divertido, leve e tranquilo. Que esse trabalho tenha vida longa”, destacou Ketlen.

Em seguida, o Coral da FUnATI apresentou “Parábolas na Envelhescência”, com recortes de apresentações e musicais que o coral realizou em sua caminhada. Ao todo, 33 coralistas, na faixa etária de 60 a 75 anos, subiram ao palco sob a regência da cantora lírica Claudine Cris.

A 2ª Mostra Cultura da FUnATI também contou com o espetáculo “No Mundo dos Musicais”, apresentado pelo Grupo de dança da FUnATI, com vários musicais famosos da Broadway, encantando o público com sensualidade, empoderamento feminino e liberdade de expressão.

Homenagem especial

Um dos pontos altos da noite foi a homenagem ao reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, por toda sua trajetória voltada ao serviço público, com destaque à valorização da pessoa idosa e os cuidados com o envelhecimento saudável.

O reitor subiu ao palco e contemplou a música composta em sua homenagem, “Menino Ribeirinho”. A canção, de autoria de Giovanni Sena e Ketlen Nascimento, exalta a história, valores e trajetória inspiradora do reitor, personalidade que grande contribuição para o Amazonas.

FOTOS: Lincoln Ferreira/FUnATI

“Hoje é um dia muito especial para nós, a segunda edição da Mostra Cultural vem celebrar a missão da FUnATI e apresentar os resultados dos nossos projetos realizados na sede e unidades parceiras de exaltação à pessoa idosa. As apresentações de hoje refletem o trabalho desenvolvido nas oficinas e atividades de Extensão”, destacou Euler.

A noite foi encerrada com a apresentação “Boi-bumbá: Exaltação ao Homem da Floresta”, do Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares, um espetáculo de temática regional que celebra diversidade cultural amazônica por meio das toadas dos bois Caprichoso e Garantido, dirigido pela professora Gerontóloga, Lilian Machado. O elenco do espetáculo, formado por 21 integrantes, animou o público com a interpretação de personagens como o pajé, a cunhã-poranga, o porta-estandarte, a rainha do folclore, a sinhazinha da fazenda, o amo do boi e o bumbá da instituição, o Ribeirinho.

O post Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 225 vagas de emprego para esta quarta-feira
Próximo artigo Prefeitura alerta sobre risco de incêndios em cemitérios

Mais notícias desta categoria

Central integrada de fiscalização inicia calendário de vistorias em bares da zona sul e centro-sul de Manaus

4 horas atrás

Sejusc disponibiliza microcrédito no Amazonas em 2025 para 589 beneficiados com mais de R$ 4,7 milhões

4 horas atrás

Iniciada construção do Habitacional Ipiranga com 96 apartamentos para famílias reassentadas no Betânia

22 horas atrás

Site de matrículas do Amazonas registra 41.743 reservas até 16/01 e segue aberto até 20/01

22 horas atrás

Governo do Amazonas reabre linhas de crédito da Afeam para apoiar pequenos negócios e produtores

22 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega cadeiras de rodas e anuncia ações para o setor primário em Caapiranga

1 dia atrás

Telessaúde amplia atendimento no Amazonas e Caapiranga recebe duas telessalas do Saúde AM Digital e amplia acesso a consultas especializadas

1 dia atrás

Governo do Amazonas vistoria obras da estrada do Membeca e inaugura iluminação de LED em Caapiranga

1 dia atrás

Processo seletivo Pecit da Polícia Militar do Amazonas abre 44 vagas para creches em Manaus até 21 de janeiro

1 dia atrás

Ganhador do sorteio da Nota Fiscal Amazonense recebe R$ 50 mil e anuncia doação ao Gacc para apoiar crianças

1 dia atrás

Campeonato Amazonense terá jogos no Ismael Benigno e Carlos Zamith e Vila Olímpica oferece atividades comunitárias no fim de semana

1 dia atrás

Capacitação apresenta protocolo Não é Não para eventos de Carnaval no Amazonas

1 dia atrás
Doação de órgãos no Amazonas gera três transplantes e captação de córneas em 14/01/2026
Processo seletivo Ensino Médio Técnico 2026 amplia oferta com 322 vagas na Fundação Matias Machline em Manaus
Sema realiza 19ª reuniões dos conselhos na Resex Canutama para fortalecer gestão participativa e aprovar projetos para 2026
Programa Bombeiro Mirim abre 900 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos no Amazonas
Hospital Dr. João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de Fábio Pinheiro, 75 anos, internado após queda
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?