Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais
Governo do Amazonas

Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais

2 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

capacitação da FVS-RCP e Ministério da saúde fortalece o SUS e evita que pacientes precisem sair dos municípios para receber tratamento

FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP

O diagnóstico rápido e o acesso a tratamento completo para pacientes com hepatites virais no Amazonas foram os destaques da Oficina de capacitação com Gestores e Profissionais de saúde sobre a Linha de Cuidado das Hepatites Virais no Estado, realizada nesta segunda-feira (21/07), em Manaus. A iniciativa compõe a campanha “Julho Amarelo” voltada para a prevenção da doença no estado.

Promovida pela Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), em parceria com o Ministério da saúde, a oficina marca um avanço na organização do cuidado com as hepatites virais no estado. O evento foi realizado no auditório da escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A iniciativa reuniu 70 profissionais de saúde, entre gestores e coordenadores de Programas de Hepatites Virais de municípios prioritários para o fortalecimento da linha de cuidado das hepatites virais. A medida busca garantir que pessoas diagnosticadas com a doença tenham acesso ao tratamento completo mais perto de casa, sem precisar se deslocar até a capital do estado.

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP

A Secretária Executiva de Atenção Especializada e Políticas de saúde da SES-AM, Laís Moraes, enfatiza a importância do trabalho em conjunto. “Nós estamos potenciando, organizando essa oficina para que haja um fortalecimento do entendimento sobre a necessidade de uma reorganização para alcançar os territórios, que estão em lugares mais remotos e comunidades com pouco acesso à disponibilidade do tratamento, à prevenção e educação em saúde”, disse Laís.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a descentralização do cuidado visa o tratamento em tempo oportuno. “Ao construir e pactuar fluxos locais e reestruturar os processos de trabalho, o foco é a resposta às necessidades do paciente com intervenção rápida e adequada, evitando deslocamentos longos”, destaca a diretora-presidente.

FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP

A oficina faz parte das ações do Julho Amarelo, campanha nacional de enfrentamento às hepatites virais, e dá ênfase ao planejamento da assistência e vigilância em saúde com destaque para a prevenção da doença com base em estratégias adotadas pelo Ministério da saúde.

Durante a programação, profissionais do Ministério da saúde apresentaram temas como planejamento da linha de cuidado, articulação entre serviços, vigilância, prevenção e promoção da saúde. A expectativa é de que a partir da oficina os municípios fortaleçam a organização da REDE local de atendimento para hepatites B e C, ampliando o diagnóstico precoce e garantindo o início rápido do tratamento.

A coordenadora do do Programa Estadual de Hepatites Virais da FVS-RCP, Vanieli Cappellesso, acrescenta que a linha de cuidados também visa o fortalecimento da continuidade do tratamento. “Com foco na eliminação da doença como problema de saúde pública, a oficina promove as estratégias de ampliação do diagnóstico, acesso ao tratamento e prevenção da transmissão”, reforça.

FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP

“Vem muito a calhar esse treinamento para os gestores, visando melhorar os recursos de saúde dentro do estado e melhores indicadores para proporcionar saúde de qualidade para essa população”, acrescentou o diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Marcus Vinitius Guerra.

A presidente do comitê de HIV/Aids, IST e Hepatites Virais do Amazonas, Evalcilene Santos, enfatiza a importância do trabalho coletivo, envolvendo a Sociedade Civil. “É importante para que possamos acompanhar os funcionários de saúde e encaminhar as pessoas chegam até nós, e esperamos que os municípios do estado do Amazonas, que estão aqui presentes, se comprometam com o acolhimento e o cuidado dessas pessoas”, acrescenta.

Participando do evento, o médico Eldo Gato, do município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) destaca a importância da oficina para os profissionais do interior do estado. “Podemos discutir sobre as dificuldades mais comuns que os municípios enfrentam e nos aprimorar para diminuir cada vez mais os casos, prevenir e tratar”, pontua.

A oficina é fruto da parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da SES-AM e FVS-RCP, com a Coordenação-Geral de Vigilância das Hepatites Virais do Ministério da saúde.

A iniciativa também conta com apoio da FMT-HVD, da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) de Manaus e do Comitê de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais do Amazonas.

O post Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado
Próximo artigo ‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Polícia Militar do Amazonas apreende 1,4 tonelada de drogas em Santa Isabel do Rio Negro

8 horas atrás

UGPE apresenta Prosamin+ a consultores da Finatec que atuam no Plano Municipal de Saneamento Básico

11 horas atrás

Governo do Amazonas discute desenvolvimento territorial de fronteira em São Gabriel da Cachoeira

12 horas atrás

“Eu fiquei tão emocionada e feliz”, diz moradora do bairro Novo Israel sobre reinauguração do Prato Cheio

13 horas atrás

Prato Cheio: Moradores aprovam mudança do restaurante popular do Novo Israel

13 horas atrás

Sine Amazonas divulga 399 vagas de emprego para esta quinta-feira

14 horas atrás

FVS-RCP capacita profissionais para prevenção à violência no Amazonas

14 horas atrás

Setembro Verde: Governo do Amazonas fiscaliza gratuidade no transporte intermunicipal para PcDs

14 horas atrás

UGPE promove campanha contra abandono e maus-tratos aos animais, em áreas do Prosamin+

16 horas atrás

Governador Wilson Lima reinaugura restaurante Prato Cheio do bairro Novo Israel

16 horas atrás

Sefaz divulga sorteados do mês na Nota Fiscal Amazonense

16 horas atrás

Artesãs do Amazonas brilham na 7ª Fenacce em Fortaleza

16 horas atrás
Espetáculo ‘Regionalidades – Parte 2’ celebra diversidade cultural no palco do imponente Teatro Amazonas
Delegação amazonense chega a Brasília para os Jogos da Juventude 2025
Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués
Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia
Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Canutama e amplia atendimento para 16 especialidades médicas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?