Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Festival Folclórico do Amazonas vive mais uma noite vibrante de tradição, ancestralidade e inclusão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Festival Folclórico do Amazonas vive mais uma noite vibrante de tradição, ancestralidade e inclusão
Governo do Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas vive mais uma noite vibrante de tradição, ancestralidade e inclusão

5 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Quadrilhas tradicionais, o irreverente Cacetinho e tribos indígenas encantam o público na 9ª noite do festival

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Na noite de domingo (20/07), o Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA) foi palco para mais uma noite vibrante do 67º Festival Folclórico do Amazonas, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa. O evento, que é referência na celebração das tradições populares da região, reuniu os admiradores do folclore em uma programação marcada por emoção, tradição e ancestralidade.

Abrindo a noite, a Quadrilha Tradicional Brotinho de Petrópolis navegou nos sentimentos do público com o espetáculo “Barco do Amor Navegando pelo Rio do Amazonas”. Em cena, a devoção dos próprios brincantes da quadrilha, que há 42 anos mantém viva a tradição no bairro de Petrópolis.

“Todos os brincantes são da própria quadrilha e estão juntos há muitos anos. Fizemos o melhor com animação e fé. Estamos esperando a vitória”, declarou emocionada Sueli Monteiro, uma das coordenadoras do grupo.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A força das ancestralidades ecoou com o grupo Cacetinho Belo Horizonte, que trouxe à arena o espetáculo “Sou raiz, sou memória, sou ancestralidade”. Misturando mitologia indígena e espiritualidade, o grupo retratou o povo Kayapó, seus rituais e a conexão com a canoa, símbolo de passagem e proteção. “Acreditamos que a canoa tem uma alma, que leva os nossos para além do rio, e isso inspirou nosso enredo”, contou Leandro Santiago, um dos responsáveis pela criação artística.

Com o tema “Roque Santeiro – A Saga”, a Quadrilha Caipira na Roça trouxe uma leitura ousada e crítica sobre a criação e manipulação de mitos no Brasil. Inspirada na clássica novela brasileira, a quadrilha refletiu sobre o papel de figuras públicas como símbolos apropriados por interesses políticos, religiosos e midiáticos.

“Roque representa o mito que todos moldam conforme a conveniência. Ele é de todos e de ninguém. Um espelho da fé popular, da esperança, mas também da manipulação”, explicou o coreógrafo geral Eduardo Cunha, destacando a proposta de desconstruir a figura do herói. “Nosso espetáculo mostra que o povo precisa de símbolos, mas é preciso pensar quem os constrói, e por quê”, disse Eduardo.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Povos Indígenas

A noite também foi marcada pelas apresentações das tribos indígenas. Os Kayapós com “O Grito da Amazônia”, uma performance que denunciou queimadas, biopirataria e outras agressões ao meio ambiente.

“O espetáculo é um alerta sobre como a Amazônia vem sendo explorada, desde o roubo da seringueira até o tráfico de animais silvestres. Queremos que o público reflita”, explicou o diretor artístico Antônio Madureira.

A Tribo Mura trouxe ao palco um olhar sobre os povos ribeirinhos com a dança tradicional que emociona pela força e simplicidade. “É um trabalho feito com jovens da periferia, resgatando uma das danças mais antigas do festival. Um orgulho retratar a nossa origem com tanto amor”, afirmou o professor e diretor artístico Will Oliveira.

Já a Quadrilha Coração São João apresentou o tema “Retalhos de um São João”, com narrativa ambientada em uma fábrica, onde trabalhadores oprimidos lutam para viver o espírito junino. “Cada personagem é um retalho costurado por sonhos e lutas. A metáfora da costura representa a esperança em tempos difíceis”, explicou a presidente Isabel Cristina Barbosa da Costa, idealizadora do espetáculo.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Cultura nordestina

Encerrando a noite com energia contagiante e uma dose de poesia popular, a Quadrilha Tradicional Explosão Junina na Roça levou ao palco o espetáculo “A Utopia Nordestina”. Com figurinos vibrantes, coreografias marcadas por força e sincronia e um enredo que mesclava esperança e realidade, em uma narrativa que exaltava a beleza da cultura nordestina diante das adversidades. A quadrilha apresentou personagens emblemáticos como o vaqueiro, a rendeira e o retirante, conduzidos pela figura histórica de Maria Bonita, símbolo de coragem e luta no sertão.

Interpretando a personagem, Mara Souza falou sobre o compromisso e a entrega exigidos para representar com respeito a cultura nordestina. “Nosso preparo começa desde o estudo do que a quadrilha quer dizer, com muito respeito à região Nordeste e muito amor pela Explosão Junina. A gente pesquisa a indumentária, os traços da Maria Bonita, o que PODE ou não PODE. É um preparo físico, mental e cultural, para representar tudo isso com verdade”, destacou.

Espaço para PcDs

Além das apresentações, o público desfrutou de uma estrutura pensada para acolher com conforto e respeito. A área de acessibilidade contou com espaços reservados e rampas de fácil acesso, localizado próximo ao palco com uma visão privilegiada. Para ter acesso, basta a pessoa com deficiência e seu acompanhante se identificar na estrada do espaço, que serão direcionados aos assentos.

A 9ª noite do Festival Folclórico do Amazonas mostrou mais uma vez que, mais do que festa, o evento é território de expressão, de memória coletiva e de resistência cultural. Uma noite onde o mito encontra a crítica, a tradição se renova e o povo escreve dançando a sua própria história.

Programação desta segunda-feira (21/07)

E a programação segue nesta segunda-feira (21/07), a partir das 20h, com entrada gratuita e com mais apresentações culturais, com Quadrilha Tradicional Explosão na Folia, Povos Indígenas Tribo dos Maués, Quadrilha Tradicional Marupiaras do Amazonas, Quadrilha tradicional Nhô Chico Junino e dança nacional Rancho Manauara.

O post Festival Folclórico do Amazonas vive mais uma noite vibrante de tradição, ancestralidade e inclusão apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com descontos e parcelamento facilitado, Cosama lança campanha “Fique em Dia”
Próximo artigo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre matrículas para cursos gratuitos de artes, em Parintins

Mais notícias desta categoria

Detran-AM registra 230 infrações na operação fim de ano seguro 2025 em Manaus entre 24/12 e 25/12

7 horas atrás

Primeiro bebê do Natal de 2025 nasce no Instituto Dona Lindu em Manaus e recebe assistência da rede estadual

9 horas atrás

IML Manaus convoca familiares para reconhecimento do corpo de Junie Marshall e fornece orientações práticas

9 horas atrás

Detran-AM retoma serviços da CNH a partir de 25/12 e atendimento presencial volta em 29/12

11 horas atrás

Local de retirada de medicamentos estratégicos no Amazonas passa a ser a sede da FVS-RCP em Manaus.

1 dia atrás

Hospitais do Amazonas registram aumento de atendimentos por acidentes de trânsito às vésperas das festas

1 dia atrás

Detran-AM inicia Operação Final do Ano Seguro 2025 em Manaus com mais de 120 agentes nas ruas até 1º de janeiro de 2026

1 dia atrás

Ateliê 23 ocupa palco do Teatro Gebes Medeiros neste fim de semana com dois espetáculos premiados

1 dia atrás

Governo do Amazonas publica calendário do IPVA 2026 com alíquotas reduzidas e prazos de pagamento

1 dia atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais em plantões 24h durante ponto facultativo e feriado de Natal

1 dia atrás

Entrega de título definitivo garante segurança jurídica e novas perspectivas para famílias no Amazonas

2 dias atrás

SES-AM confirma plantao 24 horas em 25 unidades de urgencia e emergencia no Natal e Ano Novo e detalha esquema de atendimento

2 dias atrás
Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e entrega sistema viário e iluminação pública em LED
Concurso Ipaam oferece 140 vagas com inscrições de 16 a 30 de janeiro de 2026 e provas em março
Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de dois desaparecidos em Manaus e pede informações à população
Governo do Amazonas entrega viaturas, armamentos e munições a Iranduba para reforçar policiamento local
Prosamin+ reassenta 1.734 famílias e entrega Parque Residencial Maués para Natal em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?