Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A pesquisadora Mariana Vieira teve amparo do Posgfe da Fapeam

Foto: Arquivo pessoal da pesquisadora Mariana Vieira Mitoso

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a pesquisadora amazonense Mariana Vieira Mitoso venceu o Prêmio Dirce Côrtes Riedel de Tese de Doutorado, concedido pela Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) com a tese “Entre rios: a figura da natureza na poesia de Juan L. Ortiz e Max Martins”.

O prêmio é dedicado a reconhecer as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado no campo da Literatura Comparada. Para concorrer, os pesquisadores são indicados por seus respectivos Programas de Pós-Graduação. A premiação ocorreu durante o XIX Congresso Abralic, que ocorreu em junho, e foi sediado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus.

Além do reconhecimento nacional, a premiação patrocina a publicação em livro da tese de doutorado de Mariana, pela Editora Valer, com possível publicação para 2026.

Para a Mariana Vieira, receber o prêmio é um reconhecimento para todos os pesquisadores do Amazonas, e destaca ainda que todos os cientistas amazonenses têm muito a contribuir com a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), em níveis nacional e internacional.

Da educação básica à pós-graduação

Foto: Arquivo pessoal da pesquisadora Mariana Vieira Mitoso

Mariana Vieira foi bolsista da Fapeam por meio do Programa de Apoio a Pós-Graduandos Fora do Estado do Amazonas (Posgfe) na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no Rio de Janeiro.

Sua vida na carreira científica começou no ensino médio com o Programa Ciência na escola (PCE). Na graduação, participou de três projetos do Programa de Iniciação Científica (Paic) na UFAM, além de ser bolsista no mestrado do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), todos com fomento da Fapeam.

“Sem o apoio da Fapeam, durante todas as etapas da minha formação, eu não teria conseguido nem mesmo chegar até o doutorado. Não estou dizendo isso de forma figurada. Este prêmio é da Fapeam e de todos que acreditaram no meu trabalho como pesquisadora. Hoje, como professora, sei que as bolsas de estudo não são apenas um incentivo, elas mudam a vida de diversos estudantes e a minha foi uma delas”, explicou emocionada, a doutora Mariana Vieira.

Poesias

Para realizar sua tese, Mariana conseguiu o contato de pesquisadores na França e na Alemanha, que também estudavam sobre o poeta argentino Juan L. Ortiz, uma vez que os livros dele estavam esgotados. As traduções realizadas dos poemas de Juan podem tornar o autor mais acessível ao público.

Além disso, as poesias de Max Martins, um poeta paraense que viveu entre 1926 a 2009, ganharam relevância com estudos e publicações na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Em seus poemas, ambos os poetas falam sobre a figura dos rios e da natureza, a diversidade dos povos, a urgência climática, a importância das noções da filosofia e da literatura na contemporaneidade. Em sua tese, a pesquisadora estabeleceu uma conexão entre os sabres indígenas, a filosofia asiática, a psicanálise e a concepção da imagem no século XX.

POSGFE

O Programa é uma iniciativa da Fapeam que concede bolsa de mestrado e doutorado a interessados, residentes no Amazonas há mais de quatro anos, matriculados em curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros estados da Federação.

O post Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Atualização das Indicações Geográficas do Amazonas é apresentada na 132ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria
Próximo artigo Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

Mais notícias desta categoria

SES-AM e Hemoam alinham estratégias para ampliar captação de doadores de sangue no estado

17 horas atrás

Sine Amazonas divulga 230 vagas de emprego para esta segunda-feira

18 horas atrás

Governador Wilson Lima faz entregas para o setor primário e social em Urucurituba

19 horas atrás

No Dia da Árvore, Ipaam orienta empreendedores sobre manejo florestal sustentável no Amazonas

19 horas atrás

Detran-AM contempla Urucurituba com 80 kits de segurança para mototaxistas e 71 selecionados para a CNH Social

19 horas atrás

Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer: Sejusc destaca promoção de atividades que ajudam a prevenir a doença

19 horas atrás

Em Urucurituba, Wilson Lima anuncia obras de recuperação viária e inaugura iluminação de LED

1 dia atrás

Governador Wilson Lima assina ordem de serviço para reforma de hospital em Urucurituba e inaugura Telessaúde

1 dia atrás

Defesa Civil lança sistema de alertas por celular no Amazonas com simulação, neste sábado

2 dias atrás

Tradição e memória marcam os 46 anos do “Carrossel da Saudade” no Largo de São Sebastião

2 dias atrás

Delegação amazonense conquista mais seis medalhas no segundo bloco dos Jogos da Juventude, em Brasília

2 dias atrás

Central Integrada de Fiscalização notifica bares e adegas por falta de licença para funcionamento e licença sanitária

2 dias atrás
UGPE apresenta os avanços de um ano de execução do Prosai Parintins aos trabalhadores das obras
Projeto Vivência Cultural leva alunos da rede estadual a uma imersão em arte e cultura
Em um ano, Programa RecuperaFone recuperou mais de 6,5 mil celulares e registrou queda expressiva de roubos
FCecon é classificada como alto desempenho na segurança do paciente
Professora da rede estadual promove ação cultural com valorização da narrativa indígena e doação de livros em escolas públicas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?