Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima destaca apoio aos estudantes da rede estadual que vão competir em Olimpíada de Matemática no Japão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima destaca apoio aos estudantes da rede estadual que vão competir em Olimpíada de Matemática no Japão
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca apoio aos estudantes da rede estadual que vão competir em Olimpíada de Matemática no Japão

8 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Comitiva com 19 alunos do CMPM 5 e CMPM 2 viaja para Tóquio com apoio do Governo do Amazonas

FOTOS: Diego Peres/SECOM

O governador Wilson Lima destacou o apoio do Governo do Amazonas aos estudantes da REDE estadual de ensino que irão representar o estado na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), em Tóquio, no Japão, entre os dias 2 e 6 de agosto. A comitiva amazonense será formada por 19 alunos e seis professores das escolas da polícia Militar, escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPM 5) e Centro Educacional de Tempo Integral Marcantonio Vilaça 2 (CMPM 2), que integram a delegação brasileira na competição internacional.

“O que vocês estão fazendo hoje é para a vida de vocês. Talvez ainda não tenham consciência disso, mas no futuro vão perceber o quanto essa oportunidade foi importante. Só o fato de embarcarem para competir com estudantes do mundo todo já nos enche de orgulho”, afirmou o governador Wilson Lima.

FOTO: Diego Peres/SECOM

Com o apoio do Estado, foram garantidas as passagens aéreas dos alunos e o custeio das passagens e diárias dos professores responsáveis, que acompanharão os estudantes durante a viagem. A delegação conta com 11 alunos e três professores do CMPM 5, além de oito alunos e três professores do CMPM 2. A presença dos estudantes na AIMO reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a valorização da educação pública e a formação de jovens talentos.

A Asia International Mathematical Olympiad é uma iniciativa conjunta de três das principais instituições internacionais dedicadas ao ensino da matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association. A competição é realizada anualmente, desde 2012, e reúne mais de 2 mil estudantes de 20 países, do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas.

FOTOS: Diego Peres/SECOM

O objetivo da AIMO é estimular o interesse e o aprendizado da matemática, promovendo, ao mesmo tempo, amizade e cooperação entre adolescentes de diferentes países e regiões. Os alunos foram selecionados após bom desempenho no exame nacional de seleção da AIMO e na International Talent Mathematics Contest (ITMC), realizada em fevereiro deste ano, em Bangkok, na Tailândia. Na ocasião, sete alunos receberam medalhas e outros cinco foram agraciados com Menção Honrosa. Parte desses estudantes foi recebida pelo governador Wilson Lima antes da viagem à Tailândia.

A aluna Beatriz Pizzinato, de 16 anos, estudante do CMPM 5, expressou sua emoção em participar da disputa internacional. “É um sentimento transformador. Nunca imaginei que faria uma viagem internacional e, agora, estou indo representar minha escola e meus amigos. Quero voltar com medalha, não só por mim, mas por todos nós que lutamos juntos para chegar aqui”, afirmou.

FOTO: Diego Peres/SECOM

Segundo o professor Thiago Lacerda, do CMPM II, a equipe está intensificando a preparação. “Estamos promovendo oficinas de adiantamento de conteúdo, com foco em resolução de provas dissertativas em inglês. A responsabilidade de representar nossa escola, o estado e o país é enorme, mas os alunos estão motivados e conscientes da importância dessa oportunidade. O apoio do governo tem sido fundamental para tornar isso possível”, destacou.

O post Governador Wilson Lima destaca apoio aos estudantes da rede estadual que vão competir em Olimpíada de Matemática no Japão apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão da Câmara debate governança da inteligência artificial
Próximo artigo Suhab convida prefeituras do Amazonas à apresentarem projetos para construção de moradias populares

Mais notícias desta categoria

Procon-AM inicia fiscalizações após aumento do preço da gasolina em Manaus

32 minutos atrás

Procon-AM inicia fiscalizações após aumento do preço da gasolina em Manaus

32 minutos atrás

FVS-RCP divulga resultado final da seleção para o Programa EpiSUS Fundamental

1 hora atrás

FVS-RCP divulga resultado final da seleção para o Programa EpiSUS Fundamental

1 hora atrás

Sepet completa um ano com mais de 56 mil animais beneficiados e avanço das políticas de proteção animal no Amazonas

2 horas atrás

Sepet completa um ano com mais de 56 mil animais beneficiados e avanço das políticas de proteção animal no Amazonas

2 horas atrás

Jogos da 3ª fase da Copa do Brasil movimentam capital amazonense com três partidas em dois estádios

2 horas atrás

Recorde de apreensão: PMAM retira de circulação 10,6 toneladas de entorpecentes em fevereiro

2 horas atrás

Carreta da Saúde do Governo do Estado oferece exames de imagem no bairro Japiim até quinta-feira

13 horas atrás

Ipaam Itinerante inicia atendimentos e orientações sobre regularização ambiental em Manacapuru

20 horas atrás

PC-AM divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa no bairro Petrópolis

20 horas atrás

Espetáculo ‘Herança’ celebra a força feminina amazônica em apresentação gratuita no Teatro Amazonas

20 horas atrás
Turismo cresce no Amazonas em 2025 e amplia impacto econômico
Amazonas dobra apreensões de drogas no primeiro bimestre de 2026
Alunos da rede pública retornam ao Amazonas com medalhas de competição de matemática na Tailândia
Arena da Amazônia celebra 12 anos como palco de grandes eventos do esporte mundial
Campanha Nota Fiscal Amazonense promove novos sorteios no dia 11 de março
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?