Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova incentivos e condições para o primeiro emprego de jovens como cuidadores de idosos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova incentivos e condições para o primeiro emprego de jovens como cuidadores de idosos
Nacional

Comissão aprova incentivos e condições para o primeiro emprego de jovens como cuidadores de idosos

2 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

03/07/2025 – 19:19  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Texto aprovado é o substitutivo do relator, Sargento Portugal

A Comissão de defesa dos direitos da Pessoa Idosa aprovou projeto de lei que cria incentivos e define condições para que jovens entrem no mercado de trabalho como cuidadores de idosos.

O texto aprovado prevê a oferta pública, gratuita e acessível de cursos técnicos e de capacitação continuada específicos para cuidadores de pessoas idosas, e incentivos fiscais e financeiros para empregadores domésticos que contratarem cuidadores com a formação mínima.

Como condição para o primeiro emprego como cuidador de pessoas idosas, o projeto exige a conclusão de curso de capacitação com carga horária mínima de 100 horas e capacitação continuada até o cumprimento da carga horária exigida.

Os cursos deverão abordar conteúdos como:

  • primeiros socorros e assistência básica à saúde;
  • nutrição e alimentação da pessoa idosa;
  • atividades físicas e recreativas adaptadas; e
  • direitos da pessoa idosa e ética profissional.

O relator, deputado Sargento Portugal (PODE-RJ), recomendou a aprovação do Projeto de Lei 4282/24, do deputado Marcos Soares (UNIÃO-RJ), na forma de um substitutivo. O texto original tinha como foco benefícios fiscais para empregadores domésticos que contratassem cuidadores de idosos sem experiência prévia.

Sargento Portugal, no entanto, avaliou que a previsão de contratação sem experiência prévia contraria o Estatuto da Pessoa Idosa, que exige a capacitação dos profissionais e a orientação dos cuidadores. “Propomos substitutivo prevendo a exigência de capacitação prévia mínima como condição para o ingresso na atividade”, ressaltou.

O relator também recomentou a substituição do termo “idoso(s)” por “pessoa(s) idosa(s)”, adequando o texto aos termos usados no estatuto.

Próximas etapas
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de trabalho; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Integridade e Compliance: Ciama encerra discussões sobre assédio, saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza serviço de recuperação asfáltica e garante mais mobilidade no bairro Morro da Liberdade

Mais notícias desta categoria

Motta quer gestão moderna e inovadora e anuncia medidas para aumentar a eficiência na Câmara

8 horas atrás

Comissão aprova projeto que reconhece escolas de saúde pública como estratégicas para o SUS

9 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê capacitação para auxiliares se tornarem técnicos de enfermagem

10 horas atrás

No Dia Nacional do Cerrado, debate na Câmara aponta riscos do desmatamento

11 horas atrás

Comissão aprova projeto para ampliar combate à exploração sexual no setor turístico

12 horas atrás

Comissão de Direitos Humanos aprova política de fomento à produção cultural negra

12 horas atrás

Comissão aprova projeto que incentiva hortas escolares e coletivas

12 horas atrás

Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência

13 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga planos de saúde a fornecerem carteiras físicas para usuários

13 horas atrás

Comissão aprova inclusão da violência religiosa entre os tipos de violência psicológica contra a mulher

13 horas atrás

Comissão aprova projeto que autoriza médico a notificar casos de câncer

13 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê, em programa habitacional, apoio a ações sobre cuidados com animais

13 horas atrás
Comissão aprova pensão para mãe de refugiado congolês assassinado no Rio de Janeiro
Comissão aprova prioridade em serviços públicos para mães e cuidadores de pessoa com deficiência ou autismo
Câmara aprova projeto que autoriza a criação da Fundação Caixa
Ministro da Saúde detalha aumento das despesas e pede mais recursos para a Pasta
Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?