Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Especialistas dizem que Sistema Nacional de Cultura só funcionará com fundo de financiamento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Especialistas dizem que Sistema Nacional de Cultura só funcionará com fundo de financiamento
Nacional

Especialistas dizem que Sistema Nacional de Cultura só funcionará com fundo de financiamento

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

01/07/2025 – 16:49  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Lenir de Assis: “O momento é de tratar a cultura de uma nova forma”

Em audiência pública da Comissão de Cultura da Câmara dos Depuados nesta terça-feira (1º), representantes do setor cultural apontaram a necessidade de um fundo de financiamento como um requisito para a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura.

O SNC foi criado por uma lei do ano passado (Lei 14.835/24) e é um sistema de articulação, gestão, informação, fomento e promoção de políticas públicas culturais que envolve estados e municípios, com controle da sociedade civil.

O Sistema Nacional de Cultura é uma pactuação entre entes federados e há uma dificuldade natural em formar pactos com consenso. É o que afirma a secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, Roberta Martins. Ela defende o sistema como uma garantia a acesso a serviços públicos pela população.

“A gente tem o exemplo do audiovisual, que tem um sistema quase perfeito porque estabelece uma arrecadação do próprio setor que o retroalimenta. Esse debate tem mais complexidade porque é preciso que se criem fundos, porque eles precisam ser alimentados”, afirmou.

A presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Cultura e Secretária da Cultura e economia criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, também acredita que o Sistema Nacional de Cultura vai se emancipar apenas quando houver financiamento contínuo, fora do radar de disputas políticas. “Nós não Podemos ter um sistema pautado numa lei que tem uma temporalidade, numa lei que ora está ameaçada por um corte de orçamento, ora está ameaçada por uma questão ideológica do Congresso”, ressaltou.

Patrimônio cultural
O coordenador do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, Marcos Olender, que também é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, aproveitou a ocasião para defender o fundo nacional para o patrimônio cultural. O projeto de lei (PL 1868/21) já foi aprovado em duas comissões da Câmara e se encontra na Comissão de Constituição e justiça.

Participação da sociedade
O representante do Nordeste do Conselho Nacional de Política Cultural, Shaolin Barreto, fez um apelo para que a sociedade civil esteja sempre no centro das discussões do sistema nacional de cultura. “O Sistema Nacional de Cultura precisa estar presente no dia a dia da nossa comunidade. É um sistema que precisa abraçar toda nossa população. Ele não PODE ser simplificado a um edital lançado uma vez por ano.”

Ele citou estudantes e trabalhadores como classes que também precisam participar do diálogo cultural no dia a dia do Sistema Nacional de Cultura para ampliar os processos de participação nos conselhos de cultura.

Na avaliação da deputada Lenir de Assis (PT-PR), que presidiu a reunião, o momento atual reflete uma nova forma de tratar a cultura. “É fundamental avançarmos nessa discussão, nesse debate, na implementação, na consolidação de todos os mecanismos da cultura.”

A reunião foi pedida pela presidente da Comissão de Cultura, deputada Denise Pessôa (PT-RS). Ela considera que o debate sobre o tema na Câmara aproxima o Legislativo dos gestores, e permite que os parlamentares acompanhem o andamento da regulamentação.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Decisão do governo de recorrer contra derrubada de aumento do IOF repercute nos discursos de deputados
Próximo artigo Recuperação de drenagem da avenida Rodrigo Otávio

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova projeto que cria diretorias na OAB

9 horas atrás

Câmara aprova MP que estrutura a Agência Nacional de Proteção de Dados

10 horas atrás

“O Brasil está maduro para enfrentar a escala 6×1”, diz Motta

11 horas atrás

Nova composição do Conselho de Comunicação é instalada e elege presidência

12 horas atrás

Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais

13 horas atrás

Projeto proíbe taxa mínima de água por unidade em condomínios sem medição individual

14 horas atrás

Projeto cria normas para tratamento da doença de Crohn no SUS e facilita acesso a benefícios previdenciários

15 horas atrás

Publicada lei que destina R$ 83,5 milhões para sanidade agropecuária

15 horas atrás

Projeto limita prisão preventiva de réu primário a flagrante delito

15 horas atrás

Projeto assegura igualdade para militares antigos preteridos em promoções

16 horas atrás

Representação Brasileira no Parlasul analisa acordo entre União Europeia e Mercosul nesta terça-feira

16 horas atrás

Projeto cria “Escola 4.0” para o ensino técnico

17 horas atrás
Comissão que analisa medida provisória do seguro-defeso define plano de trabalho
Projeto obriga SUS a oferecer suporte contínuo à saúde de pessoa trans após cirurgia de redesignação sexual
Conselho de Comunicação Social do Congresso elege presidente e vice nesta segunda-feira
Projeto agrava pena em caso de crime cometido por motorista de transporte privado
Projeto obriga operadoras a enviarem alerta de pessoas desaparecidas por SMS
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?