Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: MP possibilita a beneficiário de financiamento habitacional ter reparação em caso de desastre
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > MP possibilita a beneficiário de financiamento habitacional ter reparação em caso de desastre
Nacional

MP possibilita a beneficiário de financiamento habitacional ter reparação em caso de desastre

6 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

25/06/2025 – 22:47  

Divulgação/Prefeitura de Taquari

Enchente no município de Taquari (RS) em 2024

A Medida Provisória 1291/25 altera a lei que prevê condições especiais de financiamento habitacional com recursos do fundo de desenvolvimento Social (FDS) e do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e permite ao beneficiário original do financiamento pedir a esses fundos a cobertura de reparação de danos causados no imóvel por desastre.

Para isso, deverá ter sido reconhecido estado de calamidade ou situação de emergência pela UNIÃO. A MP foi aprovada pela Câmara dos Deputados e seguirá para o Senado.

Essa cobertura terá validade de 120 meses contados da assinatura contrato, valendo para aqueles já vigentes e quitados.

Também serão contemplados os imóveis de assentamentos ou reassentamentos provocados por obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Melhorias habitacionais
Na mesma lei, será incluído trecho para enquadrar as famílias do Minha Casa, Minha Vida, com renda nas duas primeiras faixas de renda e em área urbana, entre os beneficiados com garantia de risco em empréstimos para melhorias habitacionais.

Esse risco será suportado pelo Fundo Garantidor da Habitação Popular (FGHab), e os bancos participantes não precisarão integralizar cotas para essa finalidade de uso do empréstimo.

Fundo do Rio Doce
A MP prevê benefício já aprovado pela Lei 15.143/25: a isenção de IRPJ, CSLL e PIS/Cofins sobre ganhos de aplicações do Fundo do Rio Doce.

O fundo foi regulamentado por decreto presidencial após a homologação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do acordo sobre a indenização definitiva para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em 2015, na cidade de Mariana (MG).

A novidade é que o texto aprovado fixa a vigência da renúncia para o período de 2026 a 2030, determinando a previsão na lei orçamentária. A Casa Civil será o órgão responsável pela avaliação e pelo acompanhamento do benefício.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior MP aprovada permite à União vender sua participação em óleo do pré-sal
Próximo artigo Câmara aprova projeto que denomina Sala Miguel Arraes a sala de reunião do Colégio de Líderes

Mais notícias desta categoria

Hugo Motta faz balanço positivo de 2025 e aponta desafios para o ano eleitoral

11 horas atrás

Comissão aprova proibição do uso de constelação familiar no Judiciário

18 horas atrás

Comissão aprova permissão para tráfego de trator em acostamento de rodovia

18 horas atrás

Comissão aprova acesso facilitado de vítima de violência doméstica a histórico criminal de agressor

19 horas atrás

Nova lei reorganiza a carreira da polícia do Poder Judiciário

19 horas atrás

Lei reconhece Ilhéus, na Bahia, como Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate

22 horas atrás

Nova lei amplia coleta de DNA na identificação criminal

23 horas atrás

Sancionada com vetos lei que reajusta salários de servidores do Judiciário

23 horas atrás

Comissão de Segurança aprova porte de arma para defensores públicos

23 horas atrás

Retrospectiva 2025: aprovado o novo marco legal contra o crime organizado

2 dias atrás

Retrospectiva 2025: aprovada regra sobre dissolução do casamento no caso de morte presumida

2 dias atrás

Retrospectiva 2025: aprovada ampliação do acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

2 dias atrás
Retrospectiva 2025: Câmara aprova leis que ampliam acesso à saúde e fortalecem o SUS
Retrospectiva 2025: Câmara aprova projetos para reforçar direitos humanos e proteger grupos vulneráveis
Retrospectiva 2025: aprovadas medidas para reforçar arrecadação, simplificar tributos e regular a economia
Retrospectiva 2025: isenção do IR e regulamentação da reforma tributária estão entre aprovações da Câmara
Comissão aprova uso de pequenas barragens para recuperar bacias hidrográficas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?