Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Decreto formaliza adesão do Brasil a tratado internacional sobre patente de microrganismos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Decreto formaliza adesão do Brasil a tratado internacional sobre patente de microrganismos
Nacional

Decreto formaliza adesão do Brasil a tratado internacional sobre patente de microrganismos

7 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

25/06/2025 – 11:18  

GettyImages

Adesão fortalece o sistema nacional de propriedade intelectual

O Decreto Legislativo 174/25, que formaliza a adesão do Brasil ao Tratado de Budapeste, foi publicado nesta terça-feira (24) no Diário Oficial da UNIÃO (DOU). O tratado simplifica o procedimento de depósito de material biológico exigido em determinados pedidos de patente que envolvem microrganismos vivos – como os utilizados em vacinas e medicamentos.

O decreto, aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, representa o aval do Congresso Nacional ao tratado internacional já assinado pelo governo brasileiro. No entanto, para que passe a valer, ainda é necessária a sua ratificação por decreto presidencial.

Redução de custos
Com a adesão ao tratado, os pesquisadores brasileiros poderão fazer o depósito de amostras em instituições localizadas no Brasil que sejam reconhecidas como Autoridades Internacionais de Depósito (IDAs). Atualmente, esse processo precisa ser feito em instituições estrangeiras, o que encarece e dificulta a proteção de inovações no setor de biotecnologia.

O depósito em IDAs é essencial para assegurar os direitos de patente nos mais de 80 países que integram o tratado. A expectativa é que instituições nacionais, como o Centro de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen/Embrapa) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), sejam credenciadas como IDAs. Para isso, essas entidades devem cumprir requisitos como ter capacidade de emitir recibos e manter as amostras.

A adesão brasileira ao Tratado de Budapeste deve fortalecer o sistema nacional de propriedade intelectual e ampliar a presença de pesquisadores e instituições do país em redes internacionais de inovação — especialmente no campo da biotecnologia.

Da Redação
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova regras para evitar precarização no trabalho terceirizado no serviço público
Próximo artigo Festival de Parintins 2025: Ipaam entrega licença para novo porto flutuante

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que reduz custos de equipamentos de segurança para automobilismo e motociclismo

9 horas atrás

Comissão aprova inscrição gratuita para crianças de baixa renda em campeonatos esportivos

10 horas atrás

Comissão aprova projeto que prioriza tratamento dentário para mulheres vítimas de violência

10 horas atrás

Comissão aprova projeto que cria programa de segurança no campo

10 horas atrás

Comissão aprova obrigação de entidades voltadas a crianças e adolescentes terem cópia do ECA para consulta

10 horas atrás

Comissão aprova previsão de IPTU menor para imóveis que façam reúso de água

16 horas atrás

Projeto modifica regras para concessão de liberdade provisória na audiência de custódia

16 horas atrás

Comissão aprova aumento de pena para crimes contra agentes de segurança

2 dias atrás

Vinte e quatro medidas provisórias aguardam votação no Congresso

2 dias atrás

Morre o ex-deputado e ex-ministro Raul Jungmann

2 dias atrás

Comissão aprova prazo de até 120 dias para banco formalizar contratos do Minha Casa, Minha Vida

2 dias atrás

Comissão do Esporte aprova inclusão de rodeios e turfe em apostas online

2 dias atrás
Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência
Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias
Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda
Comissão aprova projeto que obriga órgãos públicos a garantir acessibilidade
Comissão aprova programa para incentivar o uso de novas tecnologias no tratamento de água e esgoto
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?