Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial
Nacional

Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial

3 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

18/06/2025 – 15:58  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

professora Goreth, relatora do projeto

A Comissão de educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui no rol de profissionais da educação com direito à aposentadoria especial os supervisores que atuam nas secretarias municipais e estaduais de educação no suporte pedagógico às escolas.

O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada professora Goreth (PDT-AP), para o Projeto de Lei 2709/22, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), e um projeto apensado. Ela também acatou sugestões de integrantes do colegiado.

“Quando se convoca um professor ou uma professora para exercer, na secretaria de educação, uma função de coordenação ou supervisão, há uma significativa ampliação da responsabilidade pedagógica”, observou professora Goreth.

“É de se supor que a escolha desses profissionais recaia sobre quem se destaca em termos de capacidade de liderança, articulação, coordenação e respeito por sua competência por parte dos demais professores da REDE”, continuou ela.

A versão aprovada altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (LDB). O texto prevê ainda que o eventual afastamento para programa de treinamento ou de pós-graduação não caracterizará interrupção do direito à aposentadoria especial.

“O direito à aposentadoria especial foi estendido aos diretores e supervisores das escolas, mas não aos supervisores nas secretarias de educação”, disse Pompeo de Mattos, autor da proposta original. “Isso desestimula esses profissionais, penalizados com tempo diferenciado de aposentadoria”, avaliou o deputado.

Após a reforma da Previdência em 2019, a aposentadoria especial no magistério (apenas ensino infantil, fundamental e médio) prevê idade mínima de 60 anos para homens e de 57 para mulheres. Para os servidores públicos em geral, a idade mínima exigida é de 65 anos para os homens e de 62 anos para mulheres.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Da Reportagem/RM
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova tempo extra nos exames da CNH para pessoas com transtorno de aprendizagem
Próximo artigo Uso racional de medicamentos e prevenção de IST são temas de ação da FVS-RCP no Parque do Idoso em Manaus

Mais notícias desta categoria

Motta quer gestão moderna e inovadora e anuncia medidas para aumentar a eficiência na Câmara

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que reconhece escolas de saúde pública como estratégicas para o SUS

5 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê capacitação para auxiliares se tornarem técnicos de enfermagem

5 horas atrás

No Dia Nacional do Cerrado, debate na Câmara aponta riscos do desmatamento

6 horas atrás

Comissão aprova projeto para ampliar combate à exploração sexual no setor turístico

7 horas atrás

Comissão de Direitos Humanos aprova política de fomento à produção cultural negra

7 horas atrás

Comissão aprova projeto que incentiva hortas escolares e coletivas

7 horas atrás

Comissão aprova dedução do IR de gastos com cuidador de pessoa com deficiência

8 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga planos de saúde a fornecerem carteiras físicas para usuários

8 horas atrás

Comissão aprova inclusão da violência religiosa entre os tipos de violência psicológica contra a mulher

8 horas atrás

Comissão aprova projeto que autoriza médico a notificar casos de câncer

8 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê, em programa habitacional, apoio a ações sobre cuidados com animais

9 horas atrás
Comissão aprova pensão para mãe de refugiado congolês assassinado no Rio de Janeiro
Comissão aprova prioridade em serviços públicos para mães e cuidadores de pessoa com deficiência ou autismo
Câmara aprova projeto que autoriza a criação da Fundação Caixa
Ministro da Saúde detalha aumento das despesas e pede mais recursos para a Pasta
Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?