Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova identificação genética obrigatória para todos os condenados por crimes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova identificação genética obrigatória para todos os condenados por crimes
Nacional

Comissão aprova identificação genética obrigatória para todos os condenados por crimes

7 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

16/06/2025 – 15:44  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Delegado Caveira recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2538/24, que determina a coleta obrigatória do perfil genético de todos os condenados, independentemente do tipo de crime cometido.

A recusa em fornecer a amostra de DNA – colhida no momento do ingresso no sistema prisional ou conforme determinação judicial – resultará na suspensão de benefícios, como a progressão de regime e a concessão de prisão domiciliar.

De autoria do deputado Delegado Ramagem (PL-RJ), a proposta acrescenta outros dispositivos na Lei de Execução Penal:

  • criação do Sistema Uniforme de Gestão Penitenciária (Siugespe), sob gestão do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), reunindo dados detalhados dos apenados e com acesso aos órgãos públicos de segurança;
  • comunicação obrigatória às vítimas de violência doméstica, com pelo menos 48 horas de antecedência, sobre a progressão de regime e as saídas temporárias do agressor;
  • informação imediata à vítima sobre fuga ou descumprimento de medidas impostas ao agressor;
  • envio semanal de relatórios do Depen aos órgãos de segurança pública, com dados atualizados sobre fugitivos, descumprimentos de medidas e ausências no retorno das saídas temporárias.

Avanço
O relator do projeto, deputado Delegado Caveira (PL-PA), recomendou a sua aprovação, afirmando que as medidas aprimoram o combate à criminalidade. Ele destacou, em especial, a coleta obrigatória do perfil genético dos condenados por crimes.

“A ampliação da obrigatoriedade da identificação genética para todos os condenados, independentemente da natureza do crime, corrige uma limitação da legislação atual, que restringe a coleta de DNA a determinados tipos penais”, disse Caveira. “Essa ampliação permite maior efetividade na elucidação de crimes e aumenta a taxa de resolução de delitos.”

Próximos passos
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 336 vagas de emprego nesta terça–feira, 17/6
Próximo artigo Comissão debate economia circular no setor de transportes

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que reduz custos de equipamentos de segurança para automobilismo e motociclismo

18 horas atrás

Comissão aprova inscrição gratuita para crianças de baixa renda em campeonatos esportivos

19 horas atrás

Comissão aprova projeto que prioriza tratamento dentário para mulheres vítimas de violência

19 horas atrás

Comissão aprova projeto que cria programa de segurança no campo

19 horas atrás

Comissão aprova obrigação de entidades voltadas a crianças e adolescentes terem cópia do ECA para consulta

19 horas atrás

Comissão aprova previsão de IPTU menor para imóveis que façam reúso de água

1 dia atrás

Projeto modifica regras para concessão de liberdade provisória na audiência de custódia

1 dia atrás

Comissão aprova aumento de pena para crimes contra agentes de segurança

3 dias atrás

Vinte e quatro medidas provisórias aguardam votação no Congresso

3 dias atrás

Morre o ex-deputado e ex-ministro Raul Jungmann

3 dias atrás

Comissão aprova prazo de até 120 dias para banco formalizar contratos do Minha Casa, Minha Vida

3 dias atrás

Comissão do Esporte aprova inclusão de rodeios e turfe em apostas online

3 dias atrás
Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência
Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias
Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda
Comissão aprova projeto que obriga órgãos públicos a garantir acessibilidade
Comissão aprova programa para incentivar o uso de novas tecnologias no tratamento de água e esgoto
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?