Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão debate proposta que reabre prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão debate proposta que reabre prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência
Nacional

Comissão debate proposta que reabre prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência

3 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

16/06/2025 – 13:41  

Depositphotos

Proposta tem como objetivo aliviar contas dos municípios

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (17), audiência pública para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que reabre prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência Social e define limites para o pagamento de precatórios municipais.

O debate atende a pedido da deputada professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) e está marcado para as 10 horas. O local da reunião ainda não foi definido.

Para a deputada, a discussão é urgente, pois a proposta PODE acarretar graves consequências aos servidores públicos e à previdência social em todas as esferas governamentais.

“Embora apresentada como uma solução para o parcelamento de débitos previdenciários dos municípios, a PEC 66/23 representa um sério ataque aos direitos previdenciários conquistados ao longo de décadas”, diz a deputada.

“Ao permitir o parcelamento dos débitos previdenciários em até 300 meses e impor limites à receita destinada ao pagamento de precatórios, a proposta ameaça prolongar indefinidamente a espera dos servidores por seus direitos, além de agravar o endividamento municipal”, afirma.

De acordo com professora Luciene Cavalcante, a obrigatoriedade de adoção das regras previdenciárias da UNIÃO, imposta inicialmente pela proposta, anularia conquistas locais e retiraria a autonomia dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, impondo regras mais rigorosas e prejudiciais para aposentadorias e benefícios previdenciários.

“Essa uniformização desconsidera as especificidades de cada ente federativo e impõe aos servidores uma reforma previdenciária que já trouxe imensos prejuízos no nível federal”, aponta a deputada.

Análise da proposta
A PEC 66/23, de autoria do Senado, está sendo analisada na Câmara dos Deputados por uma comissão especial. O colegiado foi instalado no início de maio.

A admissibilidade da PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ) em outubro do ano passado. Na CCJ, foram excluídos do texto os trechos considerados inconstitucionais pelos deputados.

Depois da análise pela comissão especial, a proposta terá que ser aprovada pelo Plenário da Câmara, em dois turnos de votação. Se for modificada na Câmara, volta para nova análise do Senado.

Da Redação – MB

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão promove debate sobre alteração na legislação do Imposto de Renda
Próximo artigo Alvará de Construção Mais Fácil para conselheiros federais

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova regras sobre parcerias público-comunitárias para gerir riscos de desastres

15 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê mais vagas de estacionamento para pessoa idosa

18 horas atrás

Comissão aprova marco legal para fortalecer o futebol feminino no Brasil

18 horas atrás

Deputados discutem superendividamento de servidores públicos

18 horas atrás

Benefícios da atividade física para saúde idosos é tema de debate na Câmara na terça

20 horas atrás

Comissão aprova livros acessíveis em bibliotecas públicas, universitárias e escolares

20 horas atrás

Comissão debate instalação de portos secos no Brasil

21 horas atrás

Frente parlamentar Brasil-ASEAN participa de assembleia-geral na Malásia

22 horas atrás

Comissão discute a PEC da Segurança com o ministro da Justiça

22 horas atrás

Comissão aprova meia-entrada para acompanhante de pessoa idosa

22 horas atrás

Comissão discute relação entre ufologia, segurança e transparência

23 horas atrás

Comissão aprova projetos que beneficiam pessoas com transtorno do espectro autista

23 horas atrás
Seminário aponta desafios da exploração de minerais críticos e estratégicos no Brasil
Motta quer gestão moderna e inovadora e anuncia medidas para aumentar a eficiência na Câmara
Comissão aprova projeto que reconhece escolas de saúde pública como estratégicas para o SUS
Comissão aprova projeto que prevê capacitação para auxiliares se tornarem técnicos de enfermagem
No Dia Nacional do Cerrado, debate na Câmara aponta riscos do desmatamento
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?