Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Especialistas veem desafios para o tratamento da obesidade no Brasil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Especialistas veem desafios para o tratamento da obesidade no Brasil
Nacional

Especialistas veem desafios para o tratamento da obesidade no Brasil

3 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

13/06/2025 – 07:34  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Assunto foi debatido na Comissão de saúde

Quase 70% da população brasileira tem sobrepeso e um em cada três é obeso. Entre crianças de 5 a 10 anos, uma em cada 20 tem obesidade grave (5,22%), uma em 10 tem obesidade (9,38%) e uma entre seis crianças está acima do peso (16,33%). Ao longo de 40 anos, o número de crianças obesas aumentou dez vezes.

O tema foi discutido em audiência pública da Comissão de saúde da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (12) para debater sobre os desafios relacionados ao diagnóstico e ao tratamento da obesidade no Brasil.

Os dados sobre a obesidade infantil foram apresentados pela presidente do Vozes do Advocacy, Vanessa Pirolo. Vozes do Advocacy é uma federação que reúne 27 associações e institutos voltados ao diabetes e obesidade. Vanessa desmistifica o que se fala sobre o assunto, de que basta fechar a boca e fazer atividade física.

“As pessoas precisam ter noção de que a obesidade é multifatorial e que a obesidade precisa ter um tratamento multisciplinar, o que realmente não acontece no Brasil, porque muitas pessoas não conseguem ter acesso no SUS a essa equipe multidisciplinar”, disse.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) abriu uma consulta pública (consulta pública 46/20025) para receber, até 30 de junho, a opinião da população a respeito da inclusão do medicamento semaglutida nos serviços de saúde para pacientes com obesidade que tenham histórico de doença cardiovascular e mais de 45 anos. A substância é o princípio ativo de medicamentos como o Ozempic e Wegovy, conhecidos como canetas emagrecedoras.

Segundo a coordenadora-geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à saúde do Ministério da saúde, Aline Lima Xavier, a inclusão dos medicamentos vem sendo discutida também pela secretaria. Ela destacou que o SUS, nos últimos dez anos, realizou mais de 86 mil cirurgias bariátricas e 11 mil reparadoras.

“O financiamento das cirurgias eletivas é uma pauta da Secretaria de Atenção Especializada. “É uma doença multifatorial e tem a ver com o modo de viver das pessoas. E aí a gente precisa também dar um passo atrás e pensar como promover saúde nessa perspectiva”, levantou.

Cirurgia
A presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Maria Edna de Melo, lembra que o tratamento de obesidade no SUS é norteado por duas portarias de 2013 (Portarias 424 e 425) que tratam da doença desde a atenção primária à cirurgia. Centros para realização de cirurgia foram criados e há acompanhamento por dois anos dos pacientes operados.

“Esse tempo de dois anos não bate. Se elas vão viver mais, o que vai acontecer depois desses dois anos? Então a portaria acabou não sendo implementada em sua totalidade, porque, na minha percepção, ela foi feita para aumentar o número de cirurgias e não pra fazer o cuidado global do paciente com obesidade usuário do SUS”, reclamou.

Já o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Juliano Blanco Canavarro, afirmou que, entre 2020 e 2024, cerca de 30 mil cirurgias foram realizadas pelo SUS, o que correspondente a 1% dos pacientes elegíveis no período. Ele considera que a não realização das cirurgias protela o tratamento. “Se você atrasa o tratamento, você vai pegar esse doente mais grave, esse doente mais complicado e de mais difícil resolução.”

Estilo de vida
A nutricionista do Hospital Oswaldo Cruz Tarcila Ferraz de Campos chamou atenção para a importância da atividade física e da alimentação saudável. Cerca de 20% das calorias consumidas no Brasil vêm de alimentos ultraprocessados, e o consumo de alimentos básicos vem diminuindo.

A obesidade é um dos principais problemas de saúde do mundo, atinge mais de 1 bilhão de pessoas, e PODE causar outros problemas, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

O debate sobre obesidade, na Comissão de saúde da Câmara, foi conduzido pela deputada Meire Serafim (UNIÃO-AC).

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em Novo Aripuanã, governador Wilson Lima destina mais de R$ 13 milhões em investimentos para infraestrutura e vistoria obras do aeroporto
Próximo artigo Congresso é iluminado de rosa pelo Mês Mundial de Conscientização sobre a linfangioleiomiomatose

Mais notícias desta categoria

Comissão discute relação entre ufologia, segurança e transparência

12 minutos atrás

Comissão aprova projetos que beneficiam pessoas com transtorno do espectro autista

18 minutos atrás

Comissão aprova projeto que proíbe o uso do termo “elefantíase” em documentos públicos

19 minutos atrás

Câmara debate adesão de municípios de MG e ES a programa de indenização por desastre ambiental

21 minutos atrás

Câmara autoriza a realização de concurso público para analista legislativo e técnico legislativo

2 horas atrás

Comissão aprova regras para comércio de narguilé no Brasil

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que impede uso do princípio da insignificância em crimes contra mulher

3 horas atrás

Seminário aponta desafios da exploração de minerais críticos e estratégicos no Brasil

3 horas atrás

Motta quer gestão moderna e inovadora e anuncia medidas para aumentar a eficiência na Câmara

17 horas atrás

Comissão aprova projeto que reconhece escolas de saúde pública como estratégicas para o SUS

18 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê capacitação para auxiliares se tornarem técnicos de enfermagem

18 horas atrás

No Dia Nacional do Cerrado, debate na Câmara aponta riscos do desmatamento

19 horas atrás
Comissão aprova inclusão da violência religiosa entre os tipos de violência psicológica contra a mulher
Comissão aprova projeto que autoriza médico a notificar casos de câncer
Comissão aprova projeto que prevê, em programa habitacional, apoio a ações sobre cuidados com animais
Comissão de Segurança discute combate à pedofilia digital no Brasil
Comissão aprova reforço no sigilo de dados de mulheres vítimas de violência doméstica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?