Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Entra em vigor lei que agiliza combate a incêndios e desastres climáticos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Entra em vigor lei que agiliza combate a incêndios e desastres climáticos
Nacional

Entra em vigor lei que agiliza combate a incêndios e desastres climáticos

1 mês atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
img20200914125530330 768x485 1

10/06/2025 – 14:06  

Mayke Toscano/Secom-MT

Nova lei diminui a burocracia para o repasse de recursos

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou com vetos uma lei que facilita o combate a queimadas e a reconstrução de infraestrutura destruída por eventos climáticos. A Lei 15.143/25 diminui a burocracia para o repasse de recursos à administração pública e torna definitivo o Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos (Firece). O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (6).

A norma se originou do Projeto de lei 3469/24, do deputado José Guimarães (PT-CE), que agrega o conteúdo de cinco medidas provisórias (MP 1240/24, MP 1239/24, MP 1259/24, MP 1276/24 e MP 1278/24).

Medidas excepcionais
Em caso de estado de calamidade pública ou da situação de emergência declarada pelo Poder Executivo federal, poderá haver medidas excepcionais para empréstimos ou doações feitas à União ou aos estados para combate às queimadas. O governo federal poderá estabelecer regras para os repasses e a fiscalização dos valores.

A norma dispensa, por exemplo, instituições financeiras públicas ou privadas (como bancos) da obrigação de estarem em situação regular no recolhimento de impostos e obrigações trabalhistas e previdenciárias para poder oferecer recursos ao poder público, reembolsáveis ou não. Irregularidades com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) só serão desconsideradas se anteriores a maio de 2024.

Convênios
O texto também permite transferências do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) aos estados e municípios sem a necessidade de acordos prévios (como convênios), desde que seja para atender regiões com emergência ambiental declarada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O convênio é um documento que cria regras para o repasse de valores da União aos entes federados ou ONGs, exigindo plano de trabalho, prazos e outras formalidades.

Para isso, o ente a ser beneficiado pelo procedimento mais rápido deve ter aprovado um plano de prevenção e combate a incêndios. O dinheiro repassado poderá financiar projetos de prevenção, preparação e combate a incêndios florestais, inclusive de apoio à fauna atingida ou potencialmente atingida.

Mudanças no FNMA
A dispensa de convênios também valerá para projetos de proteção e manejo populacional de cães e gatos em municípios que tenham aderido ao Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas), implementado pelo governo federal. A fiscalização caberá aos órgãos de controle locais, além dos órgãos federais.

Para isso, a nova norma altera a lei que criou o FNMA (Lei 7.797/89) para acrescentar, entre suas finalidades prioritárias:

  •  o aproveitamento econômico racional e sustentável da flora e fauna nativas;
  • a recuperação de áreas degradadas por acidentes ou desastres ambientais;
  • a prevenção, a preparação e o combate a incêndios florestais.

Até então, o FNMA priorizava apenas unidades de conservação ambiental, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, educação ambiental, manejo florestal, controle ambiental e desenvolvimento institucional.

Veto
Alckmin vetou trecho que isentaria de tributos federais (IRPJ, CSLL e PIS/Cofins) o Fundo Rio Doce, criado em 2025 para indenizar os danos causados em 2015 pelo rompimento da barragem do Fundão, na cidade de Mariana (MG). O fundo, que é privado e gerido pelo BNDES, é fruto de acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e assinado pelas empresas Samarco, Vale, e BHP Billiton e diversos órgãos públicos, como a Advocacia-Geral da União (AGU).

Segundo Alckmin, a nova isenção diminuiria a arrecadação federal sem apresentar medida de compensação ou estimativa de impacto orçamentário e financeiro, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Novo fundo de reconstrução
A lei ainda torna definitivo o Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos, gerido pela Caixa Econômica Federal e que funcionava com base em medida provisória. O fundo já recebeu R$ 6,5 bilhões para financiar obras (como diques, canais, sistemas de proteção e drenagem) no Rio Grande do Sul, atingido por enchentes em 2024.

Um comitê gestor definirá critérios e planos de aplicação do dinheiro, tanto para os recursos aportados para socorrer o Rio Grande do Sul quanto para outros que vierem a ser colocados no fundo, em razão de outras situações de calamidade no país. A verba poderá ser usada ainda para apoiar empreendimentos de infraestrutura relacionados à mitigação e à adaptação às mudanças climáticas.

O Firece oferece recursos, por exemplo, na forma de financiamentos ou transferências que não precisam ser devolvidas. União, estados e municípios podem contribuir para abastecer o fundo que, por ser privado, tem patrimônio separado do orçamento público.

Tripulação estrangeira
Passa a ser permanente a dispensa de acordo internacional para a contratação de tripulação de outros países para trabalharem em aviões no Brasil, no caso de combate a incêndios ou atuação em situação de emergência.

Para isso, o texto altera o Código Brasileiro de Aeronáutica. A medida provisória que previa a facilidade já perdeu a vigência e foi originalmente editada para ajudar no combate aos incêndios no Pantanal, quando o governo federal constatou a insuficiência de aeronaves especializadas de grande porte no país.

Brigadistas
Além disso, a lei retoma a diminuição do intervalo mínimo para recontratação de brigadistas no combate a incêndios: o prazo, que era de 2 anos, é reduzido para 3 meses. A medida já vigorou de julho a novembro de 2024, época em que, durante alta de incêndios florestais, o Ibama e Instituto Chico Mendes estavam impedidos de recontratar cerca de 600 brigadistas por causa da regra anterior.

Da Agência Senado
Edição – RL

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20210218101608689 768x512 1 Cobertura de vacina contra gripe para idosos é tema de audiência na Câmara nesta quarta
Próximo artigo 54523925889 0df5872ff0 c 1 Sine Manaus oferta 384 vagas de emprego nesta quarta-feira, 11/6

Mais notícias desta categoria

img20250326114706894 1 768x473 1

Comissão aprova projeto que estabelece piso de R$ 250 bi para financiamento do Plano Safra

16 horas atrás
img20250325122010972 768x473 1

Comissão aprova garantia de sala reservada em IMLs para atendimento de idoso que sofreu violência

16 horas atrás
img20250708115126110 1 768x473 1

Comissão aprova proposta que restringe suspensão de porte de arma de agentes de segurança pública

16 horas atrás
img20250610185546251 2 768x473 1

Comissão aprova criação de selo para premiar cidades que se destaquem na gestão de resíduos sólidos

17 horas atrás
gettyimages 1255843638 768x512 1

Nova lei cria política de prevenção e cuidados contra o HPV

17 horas atrás
img20240306223942963 1 768x473 1

Comissão aprova prioridade de restituição do Imposto de Renda a responsáveis por pessoas com deficiência

17 horas atrás
img20250611193251221 1 768x473 1

Comissão aprova proposta que prevê acessibilidade em espaços culturais e esportivos

18 horas atrás
img20231122200755026 768x512 1

Comissão aprova aumento de pena para sequestro quando refém for usado como escudo

18 horas atrás
img20250617191656578 768x473 1

Comissão aprova uso de espaços públicos para viabilizar atividade de logística reversa

19 horas atrás
img20240710184523041 768x512 1

Comissão aprova criação de programa de apoio para quem tem esclerose múltipla

19 horas atrás
img20241216203141935 768x473 1

Comissão aprova projeto que inclui a acessibilidade como diretriz dos serviços de transporte por aplicativo

19 horas atrás
img20250702171730297 768x473 1

Comissão aprova diretrizes para o exercício do trabalho do perito papiloscopista

19 horas atrás

Comissão aprova garantia de assistência odontológica durante internação hospitalar

Comissão da Câmara aprova atendimento domiciliar para idosos no SUS

Comissão aprova proibição do horário de verão em todo o território nacional

Comissão aprova projeto assegurando a crianças e adolescentes acesso a programas de saúde mental no SUS

Comissão aprova isenção de taxa de passaporte para pessoas com deficiência

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?