Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Representantes de Unidades de Conservação Estaduais compartilham boas práticas que aliam preservação ambiental e desenvolvimento sustentável
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Representantes de Unidades de Conservação Estaduais compartilham boas práticas que aliam preservação ambiental e desenvolvimento sustentável
Governo do Amazonas

Representantes de Unidades de Conservação Estaduais compartilham boas práticas que aliam preservação ambiental e desenvolvimento sustentável

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Debate sobre tema ocorre durante a programação da primeira edição da Eco Amazônia, que inclui mais de 17 painéis referentes à bioeconomia, mercado de carbono, COP 30 e Unidades de Conservação

Fotos: Alex Pazuello/ SECOM

A realização da primeira edição da Eco Amazônia, evento promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), fomenta a promoção do diálogo e do conhecimento sobre sustentabilidade, das cadeias produtivas e das Unidades de Conservação (UCs). A programação ocorre até este sábado (07/06), no Manaus Plaza Shopping, na avenida Djalma Batista, 2100, Chapada, zona centro-sul, e reúne painéis, palestras, oficinas, feira de bioeconomia, exposições e atrações culturais.

Na abertura, realizada na quinta-feira (05/06), no Dia Mundial do Meio Ambiente, os representantes de UCs compartilharam experiências e boas práticas na gestão de áreas protegidas e no fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis em comunidades tradicionais.

Atualmente, o Governo do Amazonas, por meio da SEMA, faz a gestão de 42 Unidades de Conservação (UCs), que juntas somam 18,9 milhões de hectares de áreas legalmente protegidas, o equivalente a 12,13% do território estadual. Dentro dessas áreas protegidas vivem mais de 26 mil famílias em 1.030 comunidades, que recebem suporte por meio de políticas públicas, gestão e projetos que fortalecem a autonomia com alternativas sustentáveis de geração de renda.

Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, o turismo de base comunitária se consolidou como principal atividade econômica sustentável nas 19 comunidades, onde vivem 2 mil pessoas. Além de valorizar a cultura local e proteger o meio ambiente, o turismo impulsiona outros setores produtivos nas comunidades, com apoio do Estado.

“Hoje na RDS Rio Negro, a principal atividade econômica é o turismo. E, através dele, vêm outras cadeias, como o artesanato, as oficinas de sabonete e doce, entre outros atrativos. A SEMA, junto com outras instituições, gerencia a unidade com planos de gestão que organizam e ordenam essas atividades”, explica Francisco Oliveira, gerente da RDS Rio Negro.

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

Na RDS Piagaçu-Purus, as cadeias produtivas do pirarucu manejado e o extrativismo de castanha e açaí são hoje as principais fontes de renda das 67 comunidades, onde moram mais de 5 mil pessoas que fortalecem o desenvolvimento sustentável da região.

“A gente vem desempenhando, através do governo e da Secretaria do Meio Ambiente, um trabalho essencial para a melhoria de vida das comunidades. Hoje, o forte da RDS é o pirarucu, a castanha e o açaí. Esses produtos são importantes porque geram renda e transformam a qualidade de vida dos comunitários. Isso nos motiva a melhorar a sustentabilidade trabalhando com os três pilares, que é o econômico, o social e o ambiental”, afirmou Raimundo Castro, gerente da RDS.

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

Sobre as RDS’s

Uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) é uma área natural que abriga populações tradicionais que vivem em sistemas de exploração sustentável dos recursos naturais. Ao proteger o uso do ambiente desenvolvido ao longo de gerações e adaptado às condições ecológicas locais, esta categoria de unidade de conservação de uso sustentável contribui para a proteção da natureza e para a manutenção da diversidade biológica.

São objetivos da RDS assegurar as condições para a reprodução e a melhoria dos modos de vida das populações tradicionais que nela habitam, inclusive na exploração de recursos naturais. Além disso, visa valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente desenvolvidas por estas populações.

Eco Amazônia

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

De 5 a 7 de junho, o Governo do Amazonas, por meio da SEMA, realiza a Eco Amazônia, no Manaus Plaza Shopping. O evento conta com painéis, palestras, oficinas, feira de bioeconomia, exposições e atrações culturais, reunindo representantes de comunidades, instituições e juventudes para debater soluções ambientais.

A programação inclui mais de 17 painéis com temas como justiça climática, bioeconomia, mercado de carbono, COP 30 e Unidades de Conservação. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com emissão de certificados.

O post Representantes de Unidades de Conservação Estaduais compartilham boas práticas que aliam preservação ambiental e desenvolvimento sustentável apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto destina 50% das multas por infrações à Lei Anticorrupção para o combate à corrupção
Próximo artigo Prefeitura de Manaus abre inscrições para 2º ciclo do programa ‘Salto Aceleradora’ para empreendedores – Prefeitura Municipal de Manaus

Mais notícias desta categoria

Polícia Civil divulga imagem de Flávio Amaral Félix procurado por estupro de adolescente em Itapiranga

13 horas atrás

Governo Presente amplia acesso à saúde em Manaus com mais de 17,6 mil atendimentos em 2025

13 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios e registra 5.408 casos notificados no Amazonas em 2025

13 horas atrás

Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach no Teatro Amazonas tem sessões às 19h até 23/12

13 horas atrás

Produtores rurais destacam o fortalecimento do setor primário com apoio do Governo do Amazonas

13 horas atrás

Polícia Militar confirma apreensão de entorpecentes de 1,164 tonelada em micro-ônibus na Rodovia AM-010 em Rio Preto da Eva

15 horas atrás

Governo do Amazonas divulga 65 vagas de emprego com atendimento no Sine Amazonas nesta terça-feira

15 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega mais de 40 toneladas pelo Programa de Aquisição de Alimentos a instituições sociais em Manaus

15 horas atrás

Governo do Amazonas entrega 42 toneladas de alimentos e reforça segurança alimentar no Natal em Manaus

15 horas atrás

FCecon orienta pacientes com câncer sobre alimentação nas festas de fim de ano

16 horas atrás

Detran-AM realiza operação de fiscalização em Manaus e Rio Preto da Eva e registra 411 infrações

16 horas atrás

Projeto Colore Mossoró II conclui atividades em Mossoró com formação artística e revitalização comunitária

17 horas atrás
Fundação Alfredo da Matta realiza 532 cirurgias dermatológicas em 28 dias do Opera+ Amazonas
Polícia Civil do Amazonas solicita 12,3 mil medidas protetivas em 2025 e amplia atendimento às vítimas
Governo Presente: Mutirão de serviços registrou mais de 115,7 atendimentos em 2025
Espetáculo Edward Mãos de Tesoura retorna a Manaus com sessão gratuita no Largo de São Sebastião em 23/12
SES-AM registra 1.181 mil atendimentos e orienta sobre Saúde AM Digital durante Governo Presente em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?