Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Secretaria de Educação da Prefeitura de Manaus realiza evento ‘Encontro das Nações’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Secretaria de Educação da Prefeitura de Manaus realiza evento ‘Encontro das Nações’
Manaus

Secretaria de Educação da Prefeitura de Manaus realiza evento ‘Encontro das Nações’

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

 A diversidade cultural de 16 países, que têm como idiomas a língua espanhola e inglesa, foi apresentada, a partir de musicais, danças típicas e um desfile com trajes tradicionais, na noite de quinta-feira, 5/6, durante o evento intitulado: “Encontro das Nações”, realizado pela Secretaria Municipal de educação (Semed), por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

A ação integra a comemoração do Programa Ampliando Horizontes (PAH) que, em 2025, completou 15 anos de existência. O evento ocorreu no auditório da DDPM, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A ação envolveu familiares de alunos, cursistas e professores do PAH.

O diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Anézio Mar, destacou que a REDE municipal de ensino, não está preocupada somente com o currículo de ensino repassado aos mais de 250 mil estudantes do ensino básico, mas atua com outras frentes, como a disseminação da diversidade cultural trabalhada no PAH. 

“Esse programa mostra que a Semed procura fazer essa integração, não só com os nossos componentes curriculares, mas também com tudo aquilo que a diversidade nos oferece, seja por meio da língua indígena, por exemplo, seja por meio de um idioma, porque entendemos a educação como algo diverso, que envolve culturas e integra várias vertentes ao mesmo tempo”, afirmou o diretor.

O projeto do programa Ampliando Horizontes, desenvolvido nos meses de março e junho, estimulou a pesquisa cultural de países falantes da língua inglesa e espanhola com seus alunos. Ao longo do projeto, os estudantes conheceram e pesquisaram sobre a gastronomia, dança, música, personalidades e pontos turísticos do país escolhido pelas turmas.

“A proposta incentiva a aprendizagem ativa e contextualizada das línguas estrangeiras, por meio do estudo de aspectos culturais, de diferentes países falantes dos idiomas ensinados. A abordagem amplia a compreensão para além do vocabulário e da gramática, promovendo o desenvolvimento de competências pragmáticas e uma maior valorização da diversidade cultural”, explicou a coordenadora do PAH, Suellen Barros, sobre o objetivo da atividade, acrescentando que “cada detalhe foi construído com dedicação dos estudantes, professores e coordenação, que participaram ativamente de todas as etapas da organização”, completou.

O projeto, além de promover o aprendizado de línguas de forma significativa, também visa fortalecer o respeito à diversidade e estimular a integração entre os participantes.

Uma das alunas envolvidas no Encontro das Nações foi Kariny Moura, estudante do curso de língua inglesa, no PAH, e filha de servidor da Semed. A turma da estudante representou a África do Sul. A estudante estava entusiasmada para sua apresentação no evento e com tudo que aprendeu nos últimos meses sobre a cultura dos Estados Unidos e Inglaterra. E, segundo ela, foi uma experiência enriquecedora e que vai guardar com carinho.

“Estou muito feliz, hoje, por participar do Encontro das Nações a partir do PAH. Foi uma experiência enriquecedora! Aprendi mais sobre outros países da língua inglesa, além dos Estados Unidos e da Inglaterra. Eu representei a África do Sul, praticando inglês e me divertindo bastante e até cantei! A ação é ótima, porque é uma troca cultural que marca a gente de forma positiva. Com certeza, vou guardar essa experiência com muito carinho”, frisou Kariny.

Ao final, três grupos de alunos de destaque em cada idioma foram premiados com troféus.

Sobre o Programa

O Programa Ampliando Horizontes (PAH), vinculado à Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed), oferece gratuitamente cursos de língua inglesa, espanhola e libras. A iniciativa é destinada a servidores da REDE, seus dependentes e cônjuges.

 — — —

Texto – Emerson Santos/Semed

Fotos – Ulisson Santos/Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCgXRk

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Manaus celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com avanços na agricultura urbana e compromisso com a restauração de ecossistemas
Próximo artigo Fim de semana tem nova versão de ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus alerta para possibilidade de chuvas intensas nesta quarta-feira, 8/10

9 horas atrás

Prefeitura reforça importância da prevenção do câncer de mama

14 horas atrás

Recuperação do sistema de drenagem no bairro Lírio do Vale

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária

15 horas atrás

PMM capacita para notificação de doenças do trabalho

15 horas atrás

Prefeitura reforça infraestrutura no bairro Zumbi dos Palmares 2

15 horas atrás

Sorteio nos centros de compras populares no dia 31/10

16 horas atrás

PMM retira 29 motocicletas irregulares nas ruas durante operação

17 horas atrás

36% dos beneficiários do Bolsa Família fizeram acompanhamento

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras de recuperação asfáltica na avenida Torquato Tapajós – Prefeitura Municipal de Manaus

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus atua em recuperação asfáltica da avenida Dublim e melhora mobilidade no bairro Planalto

17 horas atrás

Prefeitura retira de circulação micro-ônibus executivo irregular

18 horas atrás
Prefeitura de Manaus atua de forma emergencial
Uso obrigatório das credenciais em vagas especiais
Obras de infraestrutura na rua Gersoney dos Santos
David reforça saúde com 12 mil cirurgias e 6 mil exames
Becos do bairro Cachoeirinha recebem ações de infraestrutura
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?