Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Para Motta, é possível um marco regulatório sobre inteligência artificial comum para o BRICS
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Para Motta, é possível um marco regulatório sobre inteligência artificial comum para o BRICS
Nacional

Para Motta, é possível um marco regulatório sobre inteligência artificial comum para o BRICS

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

05/06/2025 – 12:03  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Sobre as mudanças climáticas, Motta cobrou maior contribuição dos países ricos

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que é possível construir um marco regulatório comum entre os países do BRICS sobre o tema da inteligência artificial (IA). Segundo ele, os países do bloco têm um alinhamento político semelhante, e compartilhar as experiências entre eles sobre o tema da IA PODE ajudar a evitar erros e garantir uma legislação mais equilibrada. O assunto já é objeto de discussão na Câmara.

Uma comissão especial foi criada por Motta para debater o Projeto de Lei 2338/23, do Senado, que regulamenta o uso da IA no Brasil. A proposta classifica os sistemas de inteligência artificial quanto aos níveis de risco para a vida humana e de ameaça aos direitos fundamentais. Também divide as aplicações em duas categorias: inteligência artificial e inteligência artificial generativa.

Realidade mundial
Motta destacou que o tema já é realidade em todo o mundo, e o Brasil não PODE ficar para trás nesse debate. “É importante porque o mundo todo tem se organizado por meio dessa nova tecnologia. A IA tem avançado e mudado até a nossa própria forma de enxergar o mundo. Temos de trabalhar para que não tenhamos uma legislação restritiva, tampouco não ter nenhum tipo de regulação”, defendeu o presidente.

“Discutir isso de forma parceira com os países do BRICS é poder entender quais experiências estão adotando para que o Brasil possa fazer a sua construção interna”, disse Motta.

Mudanças climáticas
O presidente também cobrou dos países desenvolvidos que contribuam com fundos de defesa do meio ambiente em países emergentes. Para Motta, não há outra alternativa a não ser financiamento de políticas públicas por parte dos países ricos que ajudem a mitigar os impactos da ação humana sobre o meio ambiente.

Segundo ele, muitas vezes o Brasil é injustiçado no cenário internacional. “O tema das mudanças do clima nos preocupa, mas o Brasil tem sido injustiçado, temos o agronegócio que alimenta a população mundial, temos um Código Florestal duro e, muitas vezes, somos cobrados por falta de conhecimento dos demais países”, afirmou.

Motta afirmou que hoje o país é um player global nas áreas de agricultura e pecuária e que busca, cada vez mais, assumir compromissos com o meio ambiente e com as mudanças climáticas.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prêmio Estadual de Educação Fiscal vai premiar professores e coordenadores de escolas no Amazonas
Próximo artigo Prefeitura promove o ‘Sou Manaus Passo a Paço’ em congresso nacional de saúde

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em pessoas idosas

3 horas atrás

Comissão aprova programa nacional para qualificar e apoiar microempreendedores individuais

3 horas atrás

Comissão debate atividades da Confederação Brasileira do Desporto Universitário

4 horas atrás

Motta: Marco Legal de Combate ao Crime Organizado preserva proposta do governo e endurece penas

4 horas atrás

Hugo Motta anuncia relator do projeto que cria Marco Legal do Combate ao Crime Organizado

3 dias atrás

Comissões debatem novas relações de trabalho e o papel do Judiciário

3 dias atrás

CCJ aprova prioridade em matrícula para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica

3 dias atrás

Comissão aprova regulamentação da profissão de mergulhador profissional

3 dias atrás

CCJ aprova criminalização de uso de drones por facções

3 dias atrás

Comissão aprova obrigação de obras licenciadas adotarem medidas de prevenção de desastres

3 dias atrás

Comissão aprova ampliação de prazos e novas regras para proteção de cultivares

3 dias atrás

Financiamento e determinação Climática: REDE CENARIUM Promete se Aprofundar nos Bastidores Políticos da COP30 em Belém

3 dias atrás
Comissão aprova projeto que obriga hospitais a orientar pais de recém-nascidos sobre primeiros socorros
Comissão aprova projeto para incentivar inclusão de mulheres na ciência
CCJ aprova programa de combate ao câncer de pele entre pescadores e trabalhadores rurais
Decisões da COP30 repercutem positivamente entre deputados
Relator diz que PEC da Segurança Pública abre debate sobre o papel da União e dos estados; assista
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?