Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Banco Mundial elogia projetos ambientais da prefeitura e inicia diálogo com Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Banco Mundial elogia projetos ambientais da prefeitura e inicia diálogo com Manaus
Manaus

Banco Mundial elogia projetos ambientais da prefeitura e inicia diálogo com Manaus

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A manhã desta segunda-feira, 2/6, marcou um passo importante rumo à consolidação de parcerias internacionais entre a Prefeitura de Manaus e o Banco Mundial (BID), em prol da sustentabilidade em Manaus. Representantes da instituição internacional realizaram uma visita técnica à Lagoa da Compensa, ao igarapé do Franco e à sede da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp). O encontro PODE ser o ponto de partida para uma sólida parceria na área ambiental entre o município e o banco internacional.

Recebidos pelo secretário da Semulsp, Sabá Reis, os representantes Werner Kornexl, especialista sênior em Meio Ambiente, e Rafael Ornelas, economista, não esconderam a admiração pelo trabalho realizado na capital amazonense. A visita também contou com a presença do titular da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, do presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó, e do controlador-geral do município, Alessandro Moreira.

“Estou cheio de admiração por tudo que vi aqui. Transformar um problema ambiental em algo maravilhoso como isso aqui é impressionante. Eu não vi igual. Estamos muito animados para fazer mais, para iniciar um diálogo e ampliar esse apoio”, afirmou emocionado Werner Kornexl, diante da revitalização da Lagoa da Compensa e da transformação promovida pela Semulsp.

Sabá Reis destacou que o trabalho desenvolvido vai muito além da limpeza urbana. “A Lagoa da Compensa não foi apenas revitalizada. Ela será um espaço de lazer, cultura, esporte e contemplação. Mostramos também os esforços de dragagem e desassoreamento no igarapé do Franco, além dos nossos projetos de reciclagem e educação ambiental. Tudo isso é feito com reaproveitamento de materiais e participação popular”.

Para Rafael Ornelas, a visita é o início de um NOVO ciclo. “O Estado do Amazonas já é parceiro do Banco Mundial e agora iniciamos com a Prefeitura de Manaus esse NOVO projeto. A ideia é construir juntos as áreas prioritárias e ampliar essa relação. É um pontapé inicial promissor”.

O controlador Alessandro Moreira lembrou que o diálogo com o Banco Mundial foi iniciado ainda em janeiro, por orientação do prefeito David Almeida. “Hoje, celebramos mais um avanço. O que foi visto na Lagoa da Compensa é um trabalho inédito, com impacto ambiental, social e financeiro. Isso envolve diversas secretarias e o uso responsável de recursos, como a madeira apreendida pela polícia Federal, reaproveitada em mobiliário urbano”.

Já o presidente do CMGE, Arnaldo Grijó, ressaltou o caráter humano e ambiental do trabalho da Semulsp. “A secretaria ganhou um NOVO rosto. Essa visita representa a chance de novas parcerias internacionais e reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável”.

O secretário Clécio Freire, por sua vez, destacou o aspecto financeiro da cooperação. “Estamos avançando também em negociações para repactuação de dívidas, com prazos mais longos. Isso nos dará fôlego fiscal para investir ainda mais na cidade. A presença do Banco Mundial aqui é um sinal claro de confiança na gestão do prefeito David Almeida”.

Com esse encontro técnico marcado por reconhecimento e admiração, Manaus se aproxima de uma nova fase em sua política ambiental, abrindo caminhos para parcerias que podem alavancar projetos transformadores e sustentáveis na capital da Amazônia.

— — —
Texto – Dora Tupinambá / Semulsp
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCgt4f

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Segunda turma de alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas se apresenta para início do Curso de Formação
Próximo artigo Com apoio da população e ação rápida da polícia, prefeito David Almeida anuncia recuperação parcial de bens de UBS assaltada

Mais notícias desta categoria

Sine Manaus atinge primeiro lugar nacional em eficiência da Rede Sine com 67,32% nos encaminhamentos

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na rua Waldomiro Lustoza para melhorar tráfego

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia rede de proteção com ecoponto Educandos e ecobarreira para preservar igarapés

11 horas atrás

Abastecimento de água chega pela primeira vez à comunidade Cristo Rei e beneficia 600 famílias em Manaus

12 horas atrás

Prefeito de Manaus vistoria obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida e confirma previsão de entrega em 2026

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza formação dos programas de correção de fluxo para mais de 130 educadores em parceria com o Instituto Ayrton Senna

12 horas atrás

Implurb testa aplicativo ArcGIS Field Maps para ampliar fiscalização e mapeamento em Manaus

13 horas atrás

Pesquisa mensal de preços da cesta básica em Manaus aponta diferença de R$ 88,45 entre supermercados

13 horas atrás

Manaus entrega prêmios da campanha Final de Ano Premiado a dez consumidores nas galerias populares

14 horas atrás

Abertura de empresas em Manaus acelera com Slim e registra mais de 4.300 viabilidades no primeiro bimestre

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia sinalização viária em diversas vias da cidade para organizar o trânsito e reduzir acidentes

14 horas atrás

Manaus reúne comitê para discutir dados de 2025 e reduzir mortalidade materno-infantil na rede de saúde

15 horas atrás
Prefeitura de Manaus promove oficina sobre inclusão na biblioteca escolar com foco em Libras e Braille
Com nova sede do Implurb, Prefeitura de Manaus amplia capacidade de atendimento e moderniza estrutura de planejamento urbano na capital
Com nova sede do Implurb, Prefeitura de Manaus amplia capacidade de atendimento e moderniza estrutura de planejamento urbano na capital
Prefeitura de Manaus alerta para chuvas moderadas nesta terça-feira, 10/3
Prefeitura de Manaus alerta sobre imunização de recém-nascidos e bebês contra o VSR
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?