Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova critérios para sistematização de dados criminais pela segurança pública
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova critérios para sistematização de dados criminais pela segurança pública
Nacional

Comissão aprova critérios para sistematização de dados criminais pela segurança pública

11 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

26/05/2025 – 20:08  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Texto aprovado é o substitutivo do relator, Delegado Paulo Bilynskyj

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece critérios para o preenchimento dos boletins de ocorrência e para a organização de dados pelas secretarias estaduais de segurança.

Pelo texto aprovado, as autoridades de segurança pública estaduais devem organizar seu banco de dados com base na motivação dos crimes (familiar, financeira, passional, entre outras).

Os relatórios finais dos inquéritos policiais concluídos pelas polícias civil ou federal devem conter o tipo de crime, o meio praticado, além da motivação. Esses documentos devem ser enviados, no mínimo, duas vezes ao ano para o órgão nacional de segurança pública.

A proposta também estabelece que conste nos boletins de ocorrência um perfil detalhado sobre a arma usada no crime.

Foi aprovado um substitutivo do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) ao Projeto de Lei 2668/24, da deputada Erika Hilton (Psol-SP). O texto original tornava obrigatório um campo específico nos boletins de ocorrência para o registro da motivação presumida ou declarada do crime de homotransfobia. Segundo a autora, o objetivo era garantir à população LGBTQIA+ acesso à justiça e permitir a elaboração de políticas públicas de prevenção e enfrentamento às violações de direitos.

No entanto, o relator defendeu que a inclusão de um campo específico “não garantiria a resolução de casos de violência contra a comunidade”, mas “afetaria negativamente o psicológico dos investigadores, por se sujeitarem à suposta ‘motivação presumida ou declarada’”.

“Os dados não apontariam a quantidade de crimes cometidos por tal motivação (homofobia, transfobia etc.), mas sim quantos BOs foram registrados contendo esse motivo como presumido. Sem efetiva investigação, só tende a direcionar políticas públicas com base em presunção”, reforçou Bilynskyj.

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de direitos humanos, Minorias e igualdade racial e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projetos do Governo do Amazonas ganham destaque no 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
Próximo artigo Comissão aprova auxílio mensal ao responsável por pessoa com deficiência de família de baixa renda

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova política de combate à violência contra mulheres em regiões rurais

6 horas atrás

Comissão aprova admissibilidade de propostas que acabam com a escala 6×1

6 horas atrás

Motta quer avançar votação da PEC da escala 6×1 com equilíbrio

6 horas atrás

Comissão aprova proibição de radares de trânsito escondidos, inclusive os portáteis

6 horas atrás

Plenário analisa política de cultura para as escolas; acompanhe

6 horas atrás

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

3 semanas atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

3 semanas atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

4 semanas atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

4 semanas atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

4 semanas atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

4 semanas atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

4 semanas atrás
Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia
CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira
Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência
Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida
CPMI vota convocação de Campos Neto e ouve depoimentos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?